FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Dafra Kansas - duvidas gerais - moto e novato

Página 1 de 28 1, 2, 3 ... 14 ... 28  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dafra Kansas - duvidas gerais - moto e novato

Mensagem  wagner mota em Ter Nov 04, 2008 2:04 pm

Galera...
Apesar de estar participando do forum a algum tempo ainda tenho muitas duvidas e sei que outras irão surgir com o passar dos dias.
Vou pegar minha primeira moto e optei pela Kansas. Pretendo usá-la para vir trabalhar alguns dias da semana, em especial no dia do meu rodizio. Tenho habilitação de carro a muitos anos. De moto fiz o exame semana passada, passei, estou apenas no aguardo da inclusão.
Como não tenho experiência alguma sei que vou poder com a ajuda do pessoal do forum, portanto pedirei muitas opiniões aqui e espero que elas também sirvam para outras pessoas.
Minha moto fica pronta essa semana. O vendedor disse que na quinta .....porém só vou buscá-la no sabado.
Pilotei moto apenas as 15 aulas e detalhe, tudo no retão sem trânsito.
Vocês acham que terei condições de levá-la pra casa de boa só com essas 15 aulas? Percurso de + ou - uns 5 km com subida, descida, faróis e trânsito.....ou será melhor levar alguém pra levar a moto pra mim? Pretendo treinar bastante perto de casa....será que sozinho consigo chegar lá?
agradeço a ajuda galera
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc

Re: Dafra Kansas - duvidas gerais - moto e novato

Mensagem  Paulinho Alma em Ter Nov 04, 2008 6:15 pm

Wagner, é importante vc tomar conhecimento que motocicletas custom são diferentes de nakeds e esportes; estas são para "correria", aquelas pra curtir com conforto. As custom não priorizam a alta velocidade, e sim o conforto. Por isso mesmo têm desempenho inferior ao das outras referidas; é mais ou menos como vc comparar um Cadillac com um Porshe. Na cidade as custom tbm não têm a agilidade que as outras têm; o negócio delas é... ESTRADA! E na estrada, não tem pra ninguém em termos de conforto. No caso da Kansas - que não é uma touring - o garupa sofre um pouco mais, por isso se for utilizá-la para andar muito com a "mocinha", instale logo um sissy bar. A Kansas tem um estilo mais rodster (que pode ficar mais cruiser com esses equipamentos - sissy bar, pedais extendidos, etc...).
Quanto a sair com a motocicleta nas condições que vc mencionou, melhor não! Se acostume com calma. A Kansas tem uma tocada forte ( para a cilindrada, claro). Nas arrancadas, se vc não tiver calma, será jogado para trás; nas freadas, para a frente; nas curvas, poderá se assustar com toda aquela frente "sobrando"... Vá com calma e não se envergonhe de pilotar do jeito certo: tome o espaço de um carro no transito, não utilize os corredores, não aceite provocações, etc... Seja um motociclista, não um motoqueiro! Abração.
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333

Mensagem  marcelo_rsb em Ter Nov 04, 2008 9:38 pm

Se você sentiu que estava com um domínio razoável da moto na auto escola e puder fazer esse percurso em um momento de pouco trânsito, acho que dá muito bem pra já muntar e sair andando... Ande ocupando o espaço de um carro(nada de corredores, nada de querer sair acelerando muito...), mantenha distâncias de segurança em caso de deixar a moto morrer, relaxa, isso acontece com todos!, se assustar e ficar muito nervoso com algo, encosta relaxa e depois se sentindo confiante e sem pernas bambas(hehe) siga o percurso.

Eu pelo menos fiz as 15aulas na auto escola(só rodando em uma pista determinada) e então aprendi de verdade a andar com a do meu pai que é bem maior(cilindrada média), mas nessas primeiras voltas fazia as curvas com toda a calma do mundo, quase não acelerava, começava a frenar bem antes.... e não corri risco nenhum, acostumei rapidinho com o motor e peso bem maior que o da auto escola e com os freios à disco dianteiro e traseiro bem mais espertos....

Agora se não tiver confiante e o trânsito for muito absurdo ai é melhor pedir pra algum amigo mais experiente buscar a moto para você.
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Moto : Kansas 250cc

Mensagem  wagner mota em Qua Nov 05, 2008 8:55 am

Então Paulinho, sentirei diferença entre as motos uma vez que fiz as aulas numa honda 150cc?..caraca será que é muita...
Boa essa de ser motociclista e não motoqueiro...é por aí que penso....sinceramente nem sabia dessas diferenças entre as motos custom das demais...rss...mas pra mim está de boa!
Ah deixa eu perguntar, lembro que nas aulas o instrutor disse que eu nunca iria usar o freio dianteiro...é correto mesmo usar apenas o traseiro?
Putz Marcelo com certeza as pernas irão ficar bamba..rss...tem movimento nesse percurso porém no sabado creio será mais tranquilo, por isso estou avaliando a possibilidade de eu mesmo ir com ela pra casa...com certeza sem corredor...rss.
Pensei numa coisa tipo como lá perto da concessionária é tudo reto dar umas voltas no quarteirão antes de pergar o caminho da roça...pelo menos "pra pegar o jeito" da danada.
Valeu pessoal pela ajuda
A moto que peguei: abóbora selvagem...rss

wagner mota
Guru
Guru

Mensagem  marcelo_rsb em Qua Nov 05, 2008 12:53 pm

Então Wagner, realmente cada moto tem uma ciclística diferente mesmo... até da minha speed 150 para uma titan 125 o posicionamento já muda bem, mas não creio que deva temer! Só não tente fazer uma curva mais rápido até ter um pouco de perícia e conhecer melhor a moto.

Quanto à pergunta do freio, é pura besteira e o maior erro que vi acontecer na auto escola!(é algo fundamental e eles ensinam errado sem a menor dó!), se você realmente quiser frenar uma moto de forma eficiente o correto é fazer a frenagem 70% na dianteira e 30% na traseira, se você só usar o freio traseiro vai demorar quase o dobro para parar a moto!, vá dando umas voltinhas de boa sentindo como a moto freia... e naturalmente irá se acostumar, só não é muito recomendado o freio dianteiro em dias de chuvas, ele ainda assim deve ser usado porém com menos intensidade.

Seria uma boa, você já falar com um amigo que vc irá buscar a moto e caso já pilotando ache que não vai ser uma boa, encosta a moto e pede pra ele vir...

*quando sair da concessionária, nas primeiras freadas é bem possível que o freio dianteiro esteja completamente ineficiente pois demora um pouco para a pastilha gastar a parte mais superficial e que normalmente está suja ou com humidade devido à lavarem e lubrificarem a moto.
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  jeff em Qua Nov 05, 2008 2:57 pm

Olá, wagner

Bem-vindo ao mundo das motos. Quando comprei a minha, nunca tinha nem pilotado, aprendi em cima dela. Mandei entregar a moto em casa (na época, acho que nem cobraram) e comecei a praticar no meu bairro, que era um deserto.

Caso você se sinta suficientemente confiante para retirar a moto, não caia na armadilha de achar que todo mundo está olhando para você, senão você trava e se atrapalha.

Um cuidado que você deverá tomar nos quilômetros iniciais é com os pneus. Eles são um pouco escorregadios até perder aquele acabamento lustroso de fábrica, só ganham boa aderência depois de alguns km rodados. Até lá, vá na boa.

E bom divertimento! Leia as dicas de segurança e pesquise o assunto neste fórum e em outros, como o do motonline, você encontrará muitas dicas para os novatos!

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  will_santana em Qua Nov 05, 2008 3:40 pm

a galera jah deu as dicas
fica mais duas de um kanseiro novato:
1 - sua moto vai sair MUITO amarrada da loja. vai parecer q tah puxando um transatlantico s comparada com a cg da moto-escola
2 - a posiçao de pilotagem eh BEM diferente. uma comparaçao seria q a kansas vc senta e pilota com a bunda e as cg vc senta e pilota com o saco. eh BEM mais confortavel, mas a disposição na moto eh estranha pra quem andou soh de street

vai com calma, espaço d carro como jah falaram, s acustume com a embreagem e freios e nao tente passar nem velhinha de andador ateh s habituar com isso
cuidado tb com o peso aparentemente maior da moto. s fizer cagada e tombar muito ela, eh chao na certa
outro detalhe eh q a kansas eh baixinha. entao cuidado com buracos, calcadas e quebra-molas muito altos.

d resto, parabens pela escolha e seja bem-vindo à família

[]s
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  Paulinho Alma em Qua Nov 05, 2008 8:03 pm

Stallone, a Kansas é uma custom; portanto, é mesmo mais lenta e prioriza o conforto. Não oferece a agilidade que as Street oferecem e, por isso, não é adequada para as ruas e sim para a estrada.
Não conheço as motos street atuais o suficiente, mas a sensação que tive no início é que a kansas tinha uma arrancada muito forte - mais do que as outras do mesmo porte. A velocidade final é que é mesmo menor, não só na Kansas mas em todas as custom, ou seja, geralmente uma motocicleta custom vai andar menos do que uma naked de mesma cilindrada. Abraços.
Paulinho Alma
Forista
Forista

Mensagem  marcelo_rsb em Qua Nov 05, 2008 10:34 pm

Paulinho Alma escreveu:Stallone, a Kansas é uma custom; portanto, é mesmo mais lenta e prioriza o conforto. Não oferece a agilidade que as Street oferecem e, por isso, não é adequada para as ruas e sim para a estrada.
Não conheço as motos street atuais o suficiente, mas a sensação que tive no início é que a kansas tinha uma arrancada muito forte - mais do que as outras do mesmo porte. A velocidade final é que é mesmo menor, não só na Kansas mas em todas as custom, ou seja, geralmente uma motocicleta custom vai andar menos do que uma naked de mesma cilindrada. Abraços.

Eu faria a correção de que a Kansas não é feita para estrada, ela é uma 150cc feita para andar na cidade porém sem sair costurando d+, ao invés disso você tem uma posição e um estilo de pilotar teoricamente(vai do gosto do freguês!) mais confortável e de bem mais "estiloso".

A Kansas é uma 150cc e como qualquer outra é feita para andar muito gastar pouco rodando prioritariamente dentro da cidade, pista dupla deve rodar legal!, agora pegar uma pista simples(em viagem mesmo...) vira tensão e adrenalina! pale
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Paulinho Alma em Qua Nov 05, 2008 11:43 pm

Marcelo, vc tem razão; o que acontece é que a Kansas, embora tenha pouca potência devido a cilindrada, é uma motocicleta realmente custom - e não só mera imitação. Ela tem o comportamento e o design bem fiel ao estilo, e se vc pesquisar, verá que há motocicletas custom mais potentes no mercado que têm desempenho muito pouco superior ao da Kansas (uma das coisas que me desanimou de comprá-las no momento). É bom lembrar que, salvo raras exceções, essas motocicletas não são mesmo corredeiras; elas têm bom torque mas não têm final como uma outra similar de outra categoria (street, naked, sport...). Eu viajo toda semana cerca de 300 km em pista dupla; respeitando a proposta da moto, não há problemas. Em pista simples, realmente fica um pouco mais complicado - mas acredito que até com uma 250 cc teríamos algum problema, pois como já andei protestando no tópico "TECNOLOGIA DAS MOTOCICLETAS", na era em que vivemos (Era da Alta Velocidade) até aos automóveis de pouca potência andam bem mais que as motocicletas com menos de 400 cc (+ou-). Na cidade, a Kansas é um pouco cansativa (olha o trocadilho aí!), o que, mais uma vêz, deixa claro sua personalidade custom. O bom mesmo é utilizá-la em viagens curtas e, se possível, em pista dupla ou pouco movimentadas.
Paulinho Alma
Forista
Forista

Mensagem  wagner mota em Qui Nov 06, 2008 6:53 am

Galera
Agradeço a todos pela ajuda e pelos toques em relação a moto. Muito bom fazer parte dessa familia....sou também da familia CORSA CLUBE e quando tiver encontro aqui farei o possível pra participar.
Quando terminei minhas aulas estava "crente" que ia comprar a mesma moto na qual aprendi a pilotar (Honda). Acreditem, saí para ir na concessionária Honda e na mesma rua quase ao lado tinha uma concessionária Dafra, fiz todo o orçamento com a Honda e acabei indo na loja Dafra e quando sentei na Kansas, pelo fato dela ser mais baixinha, senti mais firmeza em cima dela e esse foi o ponto crucial que fez com que eu fizesse a opção por essa moto. Sinceramente nem penso em viajar com ela uma vez que tenho carro e vou usá-la mesmo na cidade. Pelo que percebo em relação a moto o esquema e estuilo dela é ir devagar, sem pressa, de repente sem usar o corredor...senti pelas respostas que esse é o estilo custom. E deu certo comigo porque sou maior de boa no trânsito maluco de Sampa. Se for analisar, sem querer, fiz o melhor negócio..rss.
Ah galera, uma duvida sobre o mata cachorro...se colocar na moto aí é que não dá mesmo pra andar no corredor.....é muita diferença? O mata cachorro parece mais é um "arranha carros"...rss.
abraços
wagner mota
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Qui Nov 06, 2008 7:52 am

wagner,

Acho que é só impressão. O mata-cachorro não é mais largo (acho que nem chega a ser maior) do que o guidão ou o espaço ocupado pelos seus joelhos na moto.

Normalmente, no corredor, é espelho/guidão contra espelho do carro.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Fuzzy Logic em Qui Nov 06, 2008 12:17 pm

O mata-cachorro da Roncar fica na mesma largura da moto em relação as pedaleiras.
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  will_santana em Qui Nov 06, 2008 12:34 pm

bom saber, fuzzy
tava com medo d colocar e ele ficar muito trombolhudo

alias, vc eh d informatica? logica nebuloza eh tensa
hehehhe

[]s
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  Fuzzy Logic em Qui Nov 06, 2008 12:49 pm

Fala Will!

O mata-cachorro da Caramori, conforme dá pra ver nas fotos do Pietsch no "Álbum de Fotos", ele é menor que a largura das pedaleiras e menor que o da Roncar, além de mais discreto ele custa só R$80,00 (pelo que já vi na net).
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  wagner mota em Qui Nov 06, 2008 6:26 pm

Galera
Relendo aqui, para não ficar nenhum mal entendido quando disse: "nem pensar em viajar de moto pois tenho carro" que fique claro que não foi no sentido de menosprezar quem viaja de moto e muito menos quem não tem carro. A Frase se diz ao fato de eu não ter experiência em moto por isso nem penso em pegar estrada com ela (por enquanto)..rss.
Aliás pessoa, em relação a estrada ouvi dizer que os ônibus e caminhões, dependendo da velocidade, o vento pode até jogar o motoqueiro pra fora da estrada...isso é verdade ou lenda?
abraços
wagner mota
Guru
Guru

Mensagem  Paulinho Alma em Qui Nov 06, 2008 6:32 pm

Quando vc começa a pilotar, tem realmente essa sensação, mas depois vai notando que é algo normal. Claro que deve ser possível e é um dos momentos em que se deve ter muita cautela, mas há muita lenda (ou inexperiência) com relação a isso. Acho mais desconfortável - e perigoso - os ventos laterais.
Paulinho Alma
Forista
Forista

Mensagem  marcelo_rsb em Qui Nov 06, 2008 6:43 pm

wagner mota escreveu:Galera
Relendo aqui, para não ficar nenhum mal entendido quando disse: "nem pensar em viajar de moto pois tenho carro" que fique claro que não foi no sentido de menosprezar quem viaja de moto e muito menos quem não tem carro. A Frase se diz ao fato de eu não ter experiência em moto por isso nem penso em pegar estrada com ela (por enquanto)..rss.
Aliás pessoa, em relação a estrada ouvi dizer que os ônibus e caminhões, dependendo da velocidade, o vento pode até jogar o motoqueiro pra fora da estrada...isso é verdade ou lenda?
abraços

Com a minha experiência de pegar(treinar) rodovia de bicicleta, pedalando à 30Km/h pesando minha bicicleta 11Kg e eu 55Kg e passando caminhões e ônibus à 100-120Km/h do meu lado à menos de 2metros, afirmo que realmente há um deslocamento forte de ar porém nada que te jogue longe ou até mesmo na bicicleta que seja suficiente para te derrugar, no caso de haver uma grande velocidade relativa entre os dois veículos(por exemplo moto à 110Km/h e ônibus à 100Km/h em sentido contrário, ou seja uma velocidade relativa de 210Km/h) a pancada que o ar dá é significativa mas nada extremo como alguns afirmam.

*em bicicletas de roda fechada ai sim existe esse risco de ser puxado para de baixo do caminhão ou fora da pista!
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  wagner mota em Sex Nov 07, 2008 8:44 am

hummm...entendi..entendi....mas que deve ser mto louco descer a serra de moto, ahhh...isso deve ser!!!

seguinte, minha Kansas segundo o vendedor estaria pronta ontem. Ele me ligou hoje dizendo que a moto já está toda revisada e tals mas falta os documentos do detran e se ele receber o malote hoje vai me ligar pra eu ir buscar....se não for hoje só semana que vem uma vez que amanhã não recebe malote.
eu chuto que ele NÃO vai me ligar!...RSS
wagner mota
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Sex Nov 07, 2008 8:48 am

É inesquecível... e olha que eu esqueço fácil das coisas...

Tenha fé, mas por via das dúvidas, faça uma mandinga para receber a moto hoje: fique pendurado no telefone até chegar o malote.

E vá com calma.

Felicidades,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  marcelo_rsb em Sex Nov 07, 2008 10:18 pm

Os primeiros passeios e primeiras viagens, a gente nunca esquece!
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  wagner mota em Sab Nov 08, 2008 2:54 pm

Então galera, realmente a documentação não ficou pronta e vou pegar a moto talvez na segunda.
Mas esse nem foi o problema pois A GRANDE ZIKA foi:
Como a Kansas não vem com protetor de escapamento comprei um universal, paguei R$ 32,00 (depois vou postar fotos) e fui levar na concessionária pra já deixarem pronto pra mim. Quanto estava indo acabei batendo o carro (que droga).
Acionei o seguro e como não tenho direito a reserva fiquei a pé.
Agora que terei que aprender na raça mesmo!
Pessoal, acho que estará mesmo pronto na segunda...o que devo verificar na entrega da moto?
abraços
wagner mota
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Sab Nov 08, 2008 2:59 pm

Poxa, que chato...

Existe um post nas Dicas Úteis da Speed com um resumão de tudo que você precisa verificar antes de retirar a moto da concessionária.

Boa sorte!

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  wagner mota em Sab Nov 08, 2008 4:06 pm

São coisas que acontecem, graças a Deus as vidas foram preservadas..fica o prejuizo material mas isso a gente corre atrás!
Valeu Jeff...como tenho quase certeza que pego ela segunda vou dar uma olhada no outro forum.
wagner mota
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Dom Nov 09, 2008 9:27 am

Aviso para quem está chegando agora:

Quando o fórum foi criado, ele era geral para todas as motos. Somente há algum tempo ele foi "departamentalizado" por modelos.

Em conseqüência, há muito mais material trocado entre os proprietários de Speeds do que outros modelos, devido à maior quantidade comercializada e porque as Kansas estavam com demora para entrega quando o fórum foi criado. Como a mecânica (e os problemas e soluções) é comum entre os modelos, essas informações podem ser aproveitadas por todos.

Há muita coisa útil para kanseiros, super100zeiros (e até para laserzeiros) no fórum da Speed, vale a pena conhecer.

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 28 1, 2, 3 ... 14 ... 28  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: