FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  Motoqueiro Fantasma em Seg Nov 10, 2008 11:52 pm

bom pessoal tenho reparado que a coroa da speed 150 é muito pequena 38 dentes ... ou seja ela tem mais final e menos força na arrancada ...... causando assim um esforço e desgaste maior no sistema de embreagem . Minha pergunta eh o seguinte tem alguem que já trocou essa relação por uma de outra moto ... pra ser mais claro : O KIT COROA E PINHÃO DA CG OU DA YBR SERVEM NA SPEED ??? VALEU, SE ALGUEM SOUBER ME AVISE .... ABRAÇOS .... Very Happy

Motoqueiro Fantasma
Novato
Novato

Número de Mensagens: 25

Re: RELAÇÃO ( COROA X PINHÃO )

Mensagem  LION em Seg Nov 10, 2008 10:53 pm

Irmãozinho,já existe um tópico sobre esse assunto.Dobrou.http://dafra.forumais.com/pecas-e-acessorios-f9/coroa-de-38-dentes-t96.htm?highlight=coroa

LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 603
Moto: Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  giordan em Sab Dez 27, 2008 5:20 pm

Motoqueiro Fantasma escreveu:bom pessoal tenho reparado que a coroa da speed 150 é muito pequena 38 dentes ... ou seja ela tem mais final e menos força na arrancada ...... causando assim um esforço e desgaste maior no sistema de embreagem . Minha pergunta eh o seguinte tem alguem que já trocou essa relação por uma de outra moto ... pra ser mais claro : O KIT COROA E PINHÃO DA CG OU DA YBR SERVEM NA SPEED ??? VALEU, SE ALGUEM SOUBER ME AVISE .... ABRAÇOS .... Very Happy

Olha 1 amigo meu colocou o pinhão da Bros e ficou shou atingindo 80 khs de 2ª marcha, é q a Espeed o pinhão tem 14 dentes e o da Bros tem 17, quando pasar a minha garantia vou colocar na minha.

giordan
Novato
Novato

Número de Mensagens: 1

Mensagem  xello 81 em Sab Dez 27, 2008 7:19 pm

a minha tbm atinge 80km na segunda mas eu só coloquei o pinhao de 16z dentes... o seguredo está na regulagem da embreagem.... eu deixei a regulagem pra que o disco ficasse bem colado .... como se fosse um disco de cerâmica de um carro turbo... Wink

study

Moto Taxi COHAB:heart: study

xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 874

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Relação Speed 150

Mensagem  Nosferato em Sex Mar 06, 2009 9:34 pm

Alguem saberia me informar se na Speed nao serve a relação de outra moto ???

Pois a relação na dafra ta mto cara... sendo que as originais da Honda estao cerca de 50 reais a menos que as da dafra, com qualidade muito melhor...

Alguem ai saberia me informar ??

Nosferato
Novato
Novato

Número de Mensagens: 20

Mensagem  RiLLeX em Sab Mar 07, 2009 2:28 pm

Amigo coloca a relação da titan ano 99, cabe certinho.
Ate+++

RiLLeX
Novato
Novato

Número de Mensagens: 46

http://www.greatur.net

Mensagem  Vinícius-MG em Ter Abr 14, 2009 11:17 am

oq é relação? Very Happy

Vinícius-MG
Novato
Novato

Número de Mensagens: 19
Moto: Speed 150cc

Mensagem  Vinícius-MG em Ter Abr 14, 2009 11:19 am

xello este pinhao nao seria a coroa onde a marcha vai q eu mensiono em meu problema no otro topico?

nao resolveria meu problema? http://dafra.forumais.com/defeitos-f6/dificuldade-na-engrenagem-da-marchas-t61-90.htm

Vinícius-MG
Novato
Novato

Mensagem  Fuzzy Logic em Ter Abr 14, 2009 11:32 am

Vinícius-MG escreveu:oq é relação? Very Happy
Kit Relação é o conjunto formado por Pinhão, Coroa e Corrente, a corrente tu sabe o que é, a Coroa fica presa ao cubo da roda e o pinhão posso dizer que fica no motor.

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens: 1816

Mensagem  Fuzzy Logic em Ter Abr 14, 2009 11:35 am

Vinícius-MG escreveu:xello este pinhao nao seria a coroa onde a marcha vai q eu mensiono em meu problema no otro topico?

nao resolveria meu problema? http://dafra.forumais.com/defeitos-f6/dificuldade-na-engrenagem-da-marchas-t61-90.htm
"pinhao nao seria a coroa", não porque Pinhão é uma coisa e Coroa é outra, talvez estejas confundindo com bicicleta, pois nas bicicletas a Coroa é na frente e o Pinhão é atrás, junto a roda... Nas motos é invertido, o Pinhão vem na frente e a Coroa vem atrás, presa ao cubo da roda.

Abraços!

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  BOOMERANG em Ter Abr 14, 2009 10:34 pm

A minha ta rodando com a coroa original e o pinhão 17 !!!! estou satisfeito com o resultado...eu iria colocar até aquele misturmax, mas desisti, do jeito que ficou tá bom d++++++++++++++

BOOMERANG
Forista
Forista

Número de Mensagens: 102

http://www.start-tuning.fotoflog.com.br

Mensagem  xello 81 em Qua Abr 15, 2009 12:06 am

fuzzy, o vivi é leigo nessas coisas.... obrigado pelas explicações.. Wink

Moto Taxi COHAB:heart: study

xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 874

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Mensagem  Vinicius Araujo em Qua Abr 15, 2009 1:03 am

Afinal, qual o melhor conjunto de transmissão (Pinhão/Coroa) pra ter velocidade final melhor sem perder na arrancada? Pois um pinhão com mais dentes vai proporcionar maior velocidade final, mas e a perda na arrancada, seria melhor compensada com uma coroa diferente, também... Ter velocidade final sem perder muito nas arrancadas, pra poder ter giro menor em maior velocidade e aproveitar melhor as marchas.

Quais medidas acham melhor?

Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens: 430
Moto: Smart 125

Mensagem  Fuzzy Logic em Qua Abr 15, 2009 2:26 am

Vinicius Araujo escreveu:Afinal, qual o melhor conjunto de transmissão (Pinhão/Coroa) pra ter velocidade final melhor sem perder na arrancada? Pois um pinhão com mais dentes vai proporcionar maior velocidade final, mas e a perda na arrancada, seria melhor compensada com uma coroa diferente, também... Ter velocidade final sem perder muito nas arrancadas, pra poder ter giro menor em maior velocidade e aproveitar melhor as marchas.

Dificil responder, até porque não há muito relatos sobre isso e os que existem só relatam modificação no Pinhão, quem mais mexi nisso aqui dentro é o Xello, inclusive ele fez uma tabela e postou em algum tópico aqui do fórum com relações para todas as motos... Acredito que só aumentando o Pinhão você ganhará em Torque e não em final, para não perder final teria que mexer em Pinhão e Coroa, mas dizer qual a melhor combinação complica até porque tem que encontrar uma Coroa que caiba na roda de forma correta, firmemente sem muitas modificações que venham a enfraquecer o material da Coroa, não são muitas opçoes.

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  Vinicius Araujo em Qua Abr 15, 2009 8:50 pm

Fuzzy Logic escreveu:
Vinicius Araujo escreveu:Afinal, qual o melhor conjunto de transmissão (Pinhão/Coroa) pra ter velocidade final melhor sem perder na arrancada? Pois um pinhão com mais dentes vai proporcionar maior velocidade final, mas e a perda na arrancada, seria melhor compensada com uma coroa diferente, também... Ter velocidade final sem perder muito nas arrancadas, pra poder ter giro menor em maior velocidade e aproveitar melhor as marchas.

Dificil responder, até porque não há muito relatos sobre isso e os que existem só relatam modificação no Pinhão, quem mais mexi nisso aqui dentro é o Xello, inclusive ele fez uma tabela e postou em algum tópico aqui do fórum com relações para todas as motos... Acredito que só aumentando o Pinhão você ganhará em Torque e não em final, para não perder final teria que mexer em Pinhão e Coroa, mas dizer qual a melhor combinação complica até porque tem que encontrar uma Coroa que caiba na roda de forma correta, firmemente sem muitas modificações que venham a enfraquecer o material da Coroa, não são muitas opçoes.

Entendi, bom, de qualquer forma a lógica é a de que para se aumentar a velocidade final só aumentando o número de dentes do pinhão (dianteira) ou diminuindo os da coroa (traseira), creio que o pinhão é melhor, na minha concepção o arrasto vai ser facilitado por estar mais próximo à fonte da tração (vira).

Vinicius Araujo
Forista
Forista

Mensagem  nego em Qua Abr 15, 2009 9:23 pm

E ai pessoal, tudo bem?, quando um motor é projetado o engenheiro leva em conta torque do motor potencia, distancia entre eixos,peso do conjunto e uso e modelo da moto, tomando como exemplo a mais conhecida e que que ficou mais tempo no mercado sem ser alterada, a CG 125( bolinha), o kit de relação era composto de pinhão 15 e coroa 38 dentes, pra ter uma idéia eu coloquei um pinhão 16 dentes, ficou show, andava legal tinha final, beleza.; só que fui fazer uma viagem e na subida da serra todos andavam em 4ª e eu em 3ª, onde eles reduziam pra 3ª eu punha a 2ª, resumo atrasava todo mundo, moral da istória se queremos mais trocamos de moto, pois não somos engenheiros apenas motociclistas, as vezes uma simples alteraração faz um grande estrago.

nego
Admin
Admin

Número de Mensagens: 978
Moto: Super100

Mensagem  will_santana em Qua Abr 15, 2009 10:08 pm

xtranho... com 1 pinhao maior vc deveria ter perdido final e ganhado em torque (nas motos coroa e pinhao sao invertidos em relacao as bicicletas
mas em geral, qnt maior a diferenca entre o numero de dentes deles, maior a velocidade final mas o torque fica prejudicado e vice-versa

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens: 2059
Moto: Kansas 150cc

Mensagem  Vinicius Araujo em Qua Abr 15, 2009 10:47 pm

will_santana escreveu:xtranho... com 1 pinhao maior vc deveria ter perdido final e ganhado em torque (nas motos coroa e pinhao sao invertidos em relacao as bicicletas
mas em geral, qnt maior a diferenca entre o numero de dentes deles, maior a velocidade final mas o torque fica prejudicado e vice-versa

[]s

Na verdade é o contrário, com um pinhão maior ganha velocidade final, com um menor ganha maior torque, já na coroa o contrário, com um menor maior velocidade final, com um maior mais torque. Mas a mudança é pouca, prefiro manter a relação de transmissão original.

Vinicius Araujo
Forista
Forista

Mensagem  Fuzzy Logic em Qua Abr 15, 2009 11:52 pm

nego escreveu:E ai pessoal, tudo bem?, quando um motor é projetado o engenheiro leva em conta torque do motor potencia, distancia entre eixos,peso do conjunto e uso e modelo da moto, tomando como exemplo a mais conhecida e que que ficou mais tempo no mercado sem ser alterada, a CG 125( bolinha), o kit de relação era composto de pinhão 15 e coroa 38 dentes, pra ter uma idéia eu coloquei um pinhão 16 dentes, ficou show, andava legal tinha final, beleza.; só que fui fazer uma viagem e na subida da serra todos andavam em 4ª e eu em 3ª, onde eles reduziam pra 3ª eu punha a 2ª, resumo atrasava todo mundo, moral da istória se queremos mais trocamos de moto, pois não somos engenheiros apenas motociclistas, as vezes uma simples alteraração faz um grande estrago.
Eu acredito que tudo depende do uso que você dará a moto, se você não for fazer viagens com a moto e tal, só rodar na cidade, acredito que trocar para ter mais final não vá dar muito estrago.

Mas eu mesmo somente trocaria a relação se fosse para aumentar o torque máximo, não trocaria para aumentar a velocidade pois a meu ver uma velocidade final de 120Km/h em uma moto é mais que suficiente na cidade e dá pra levar na boa em uma estrada.

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  Vinícius-MG em Sab Abr 25, 2009 12:47 pm

ALGUEM JA TROCOU A RELAÇAO PELA A DA CG150?

QUAL A DIFERENÇA ELA VAI TER MAIS FORÇA FINAL OU INICIAL?

A RELÇÃO DA CG150 É DE MELHOR QUALIDADE E NAO É CARA!....

alguem ai q ja pos?

Vinícius-MG
Novato
Novato

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: