FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

DICA PARA DIFICULDADE NA PARTIDA ELETRICA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DICA PARA DIFICULDADE NA PARTIDA ELETRICA

Mensagem  Beto Pesca em Qua Jan 21, 2009 12:57 pm

Olá amigos!
Estive agora a pouco conversando com um amigo mecanico da Dafra, de uns dias pra cá estou com problema para dar partida na eletrica, principalmente pela manhã ou quando a moto fica parada por longo tempo, é como se a bateria estivesse baixa, pois bem, eu penso ser a bateria que morreu, porem minha moto esta só com 6000km, muito cedo pra acabar a bateria, vejamos segundo o mecanico me disse o seguinte:
1- verificar a aceleração que tem que esta em pelo meno 1,5, pois abaixo disso ela so consome a bateria e naum da carga.
2-verificar o aterramento, pois o mesmo pode estar isolado devido a oxicidação etc. (obs. o terra fio preto, pode estar ligado no suporte da bateria, ou naquela peça preta parecida com um decipador por por trás do carburador) é uma peça quadriculada, que no caso tem que ser retirada e limpa tambem.
3- verificar aqueles conectores que ficam do lado esquerdo, os mesmo ficam escondidos dentro de uma capinha de borracha deconecta-los e limpar todos.
4- Lá na bateria, tem um conector verde (grosso) ele faz parte do alimentador da bateria, deconecte e limpe o mesmo.

outra dica pra saber se a bateria está boa é faser o seguinte teste;
corte a corrente no botão vermelho e aperte a partida segurando por 15 segundos, em seguida volte o botão vermelho e de a partida normalmente, se pegar a bateria está boa. Very Happy

Ainda vou fazer estes testes hoje quando chegar em casa, se resolver o problema digo aos amogos.

Abraço a todos.
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193

Re: DICA PARA DIFICULDADE NA PARTIDA ELETRICA

Mensagem  scssba em Qua Jan 21, 2009 1:27 pm

Beto Pesca escreveu:Olá amigos!
Estive agora a pouco conversando com um amigo mecanico da Dafra, de uns dias pra cá estou com problema para dar partida na eletrica, principalmente pela manhã ou quando a moto fica parada por longo tempo, é como se a bateria estivesse baixa, pois bem, eu penso ser a bateria que morreu, porem minha moto esta só com 6000km, muito cedo pra acabar a bateria, vejamos segundo o mecanico me disse o seguinte:
1- verificar a aceleração que tem que esta em pelo meno 1,5, pois abaixo disso ela so consome a bateria e naum da carga.
2-verificar o aterramento, pois o mesmo pode estar isolado devido a oxicidação etc. (obs. o terra fio preto, pode estar ligado no suporte da bateria, ou naquela peça preta parecida com um decipador por por trás do carburador) é uma peça quadriculada, que no caso tem que ser retirada e limpa tambem.
3- verificar aqueles conectores que ficam do lado esquerdo, os mesmo ficam escondidos dentro de uma capinha de borracha deconecta-los e limpar todos.
4- Lá na bateria, tem um conector verde (grosso) ele faz parte do alimentador da bateria, deconecte e limpe o mesmo.

corte a corrente no botão vermelho e aperte a partida segurando por 15 segundos, em seguida volte o botão vermelho e de a partida normalmente, se pegar a bateria está boa. Very Happy

Ainda vou fazer estes testes hoje quando chegar em casa, se resolver o problema digo aos amogos.

Abraço a todos.

Valeu Beto,

acho que nós deveriamos criar um ítem chamado cheklist, com essas dicas e mais algumas que deveriamos verificar mensalmente.... Neutral
scssba
Forista
Forista

Número de Mensagens : 156
Moto : Speed 150cc

Mensagem  tecnicomauricio em Qua Jan 21, 2009 2:00 pm

amigos.. daqui uns tempos seremos mecanicos masters da dafra e daremos cursos e palestras pra esses mexanicos de hj em dia!! hehehe...muito 10 esse negocio de fórum...nunca pensei que gostaria tanto! parabéns galera!
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355

Mensagem  Beto Pesca em Qua Jan 21, 2009 3:02 pm

Amigos eu farei toda a limpeza com WD40 ou similar, e o mecanico me aconselhou tambem, depois de faser toda a limpeza, isolar essas partes (terra, e conectores), com cola de silicone, aquelas proprias para isolar e vedar ok!
pode encontrar em armazens de contrução ou em auto-peças mesmo. Very Happy

Pois é amigos vamos em frente, é vivendo e aprendendo! Cool

Abraço.
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  marcelo_rsb em Qua Jan 21, 2009 7:54 pm

Beto Pesca escreveu:Olá amigos!

Abraço a todos.

Opa Beto, não faça essa dos 15segundos segurando partida não!
A bateria não é PROJETADA para segurar um motor de arranque por tanto tempo, os fios que ligam o motor tambem não E o motor de partida tb não!
Ou seja, você diminui a vida util de todos nesse teste...
Realmente o "teste" indica se a bateria tá boa ou não, mas durante ele você força ela pra caramba, isso é coisa de mecânico Zé Mané!
O indicado é NUNCA segurar o motor de partida ligado por mais de 3-5s, é um motor projetado para funcionamentos bem dispersos e de curta duração...
Colocar o motor em lenta à 1500RPM também é exagero, uns 1100 RPM já estão de bom tamanho!, menos que isso se a moto ficar muitos tempos de farol ligado e em marcha lenta realmente acaba forçando a bateria...
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Moto : Kansas 250cc

Mensagem  Beto Pesca em Qui Jan 22, 2009 6:19 am

Blz, marcelão! valeu por essa dica, eu naum fiz esse teste ainda, mas vou indagar o mecanico sobre isso. Smile
Quanto aos outros itens citados por ele, eu fiz todos, meno tirar aquela peça quadriculada, pois eu naum tinha a chave apropriada. Olha depois da manutenção que fiz ontem a noite, aparentimente, tudo indica que funcionou, a motoca pegou de primeira na partida hoje, o que naum estava ocorrendo a alguns dias, inclusive ontem quando larguei do trabalho ela tambem naum quiz pegar na partida, vamos aguardar alguns dias pra ver se realmente a bateria está segurando a carga, mas repito tudo indica que funcionou. Obs. eu deixei a aceleração em aproximadamente 1.3, antes estava um pouco menos de 1.0. Very Happy

Abraço.
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  Beto Pesca em Sex Jan 23, 2009 2:13 pm

Ae galera!
Pois é infelismente o problema da partida voltou, é estranho pois acontesse o seguinte, depois de ficar um tempo parada quando ligo a chave, percebe-se logo que as luzes estão bem fracas, como se a bateria estivesse sem carga, ai quendo consigo botar pra pegar(no pedal), a bateria pega carga na hora e as luzes voltam a ficar fortes instantaniamente e quando deligo, posso liga-la normalmente na partida eletrica. Rolling Eyes

Amanha vou levar no mecanico pra ele dar uma geral na eletrica e posto o resultado.

Abraço.
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  RiLLeX em Sex Jan 23, 2009 4:31 pm

Beto Pesca escreveu:Ae galera!
Pois é infelismente o problema da partida voltou, é estranho pois acontesse o seguinte, depois de ficar um tempo parada quando ligo a chave, percebe-se logo que as luzes estão bem fracas, como se a bateria estivesse sem carga, ai quendo consigo botar pra pegar(no pedal), a bateria pega carga na hora e as luzes voltam a ficar fortes instantaniamente e quando deligo, posso liga-la normalmente na partida eletrica. Rolling Eyes

Amanha vou levar no mecanico pra ele dar uma geral na eletrica e posto o resultado.

Abraço.

Beto,
naum sei se e o seu caso, mas aconteceu comigo o seguinte, a luz traseira do freio estava ligada direto, como se eu estivese segurando o freio, ai ficou descarregando mas rápido a minha bateria, naum sei como foi isso, deve ter sido uma lavagem ou numa revisaum que fiseram mexeram em um regulador que tem embaixo da moto.
Regulei ai mas nunca aconteceu isso comigo.

Novato
Novato

Número de Mensagens : 46

http://www.greatur.net

Mensagem  Beto Pesca em Sab Jan 24, 2009 8:05 am

Pois é Rilex , eu disconfio que seja o retificador ou auternador, estas peças são responsaveis por carregar a bateria, estarei levando no mecanico hoje, ele me disse que fará todos os testes na parte eletrica. Rolling Eyes posto a resposta logo mais blz! Smile
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  Beto Pesca em Seg Jan 26, 2009 8:30 am

Awe galera!
bom fiz sabado a manutenção com o mecanico na parte eletrica, ele desmontou alguns conectores, limpou e apertou uns contatos nos plugs que estavam com folga, fez todos os testes nos componetes, retificador etc. e todos estavam gerando energia perfeitamente, ele colocou tudo no lugar e a moto até agora tá filezinha, pegando de primeira na eletrica e pedal tmb, vou ficar testando durante os proximos dias, mas a bateria naum descarregou mais.

Ele aproveitou e deu uma boa regulada no carburador (AR e Mistura) deixando a aceleração em 1.1 em baixa. ficou massa pois tava morrendo muito quando eu reduzia. ah uma dica interessante, ele desligou aquele cabo do acelerador que fica do lado direito do carburador (ele fica ligado a uma peça de plastico preta em forma de meia-lua, bom ele me explicou que aquele cabo ligado joga gazolina em exesso fazendo aumentar o consumo e enxarcar a moto.

To andando e percebi que a moto está sim andando melhor agora, quanto ao consumo de gasolina vamos ver nos proximos dias né. Smile
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  amsbetinho em Seg Jan 26, 2009 9:23 am

Beto Pesca escreveu:(...)ah uma dica interessante, ele desligou aquele cabo do acelerador que fica do lado direito do carburador (ele fica ligado a uma peça de plastico preta em forma de meia-lua, bom ele me explicou que aquele cabo ligado joga gazolina em exesso fazendo aumentar o consumo e enxarcar a moto.

Se essa peça não tem utilidade e ainda "joga gasolina em excesso", pra quê então ela existe? E por que ninguém teve a brilhante idéia de inutilizá-la e avisar à fábrica da Dafra para retirá-las nas próximas remessas de motos? Estou achando isso estranho...
Jeff, Marcelinho, colobora aí!
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496

Mensagem  Beto Pesca em Seg Jan 26, 2009 11:17 am

amsbetinho escreveu:
Beto Pesca escreveu:(...)ah uma dica interessante, ele desligou aquele cabo do acelerador que fica do lado direito do carburador (ele fica ligado a uma peça de plastico preta em forma de meia-lua, bom ele me explicou que aquele cabo ligado joga gazolina em exesso fazendo aumentar o consumo e enxarcar a moto.

Se essa peça não tem utilidade e ainda "joga gasolina em excesso", pra quê então ela existe? E por que ninguém teve a brilhante idéia de inutilizá-la e avisar à fábrica da Dafra para retirá-las nas próximas remessas de motos? Estou achando isso estranho...

Pois é,eu tmb achei estranho, mas já andei reparando em algumas cg's antigas que tem um carburador bem parecido com os nossos e tmb estavam com esse chicote desabilitado, vou perguntar a mais mecanicos sobre isso...
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  HenriqueWirz em Qui Jan 29, 2009 4:40 pm

Beto Pesca escreveu:
amsbetinho escreveu:

Pois é,eu tmb achei estranho, mas já andei reparando em algumas cg's antigas que tem um carburador bem parecido com os nossos e tmb estavam com esse chicote desabilitado, vou perguntar a mais mecanicos sobre isso...

Pessoal,

Desculpem me intromenter neste assunto mas a pouco tempo fiz uma semi-revisão na minha moto (eu mesmo) após uma lavagem e descobri a utilidade desta peça, bom, sou leigo mas curioso e acredito (quase certeza) que esta peça serve apenas para dar um retorno mais rapido a agulha do carburador.. ex.: eu fiz a limpeza desmontando o carburador e na hora de regular, percebi que sem este chicote a moto demorava a desacelerar.. creio que seja somente para isso mesmo.. me corrijam se estiver errado...

abraços a todos..

# Dafra #

Speed150 / Preta / Nenhuma modificação << Até o momento! :¬]
HenriqueWirz
Novato
Novato

Número de Mensagens : 24

http://www.henriquewirzberger.kit.net/

Mensagem  nego em Qui Jan 29, 2009 7:11 pm

olá Pessoal, queria somente esclarecer a utilidade do sistema ecco, este dispositivo acoplado ao carburador, há dentro do carburador um diafragma com uma aste, esta é acianada por uma alavanca, que por sua vez está ligada ao cabo do acelerador, na pratica este dispositivo auxilia nas reacelerações, dando mais gás,portanto ele é imprecindivel no funcionamento deste tipo de carburador ( os outros carburadores das cgs, que não tem este sistema, são dotados de uma configuração diferente, difusores,agulha, giglêur e venturi), portanto quando se retira o cabo de acionamento, esta prejudicando a mistura e consequentemente o motor, srs, para se regular este cabo, é o seguinte, ao acionar o acelerador notem se é o pistonete ou o acionador do ecco que se move primeiro, se for o ecco, procedam da seguinte maneira, no cabo próximo ao dispositivo tem uma regulagem, solte a porca de ajuste, e faça com que ao acionar o acelerador a atuação seja primeiro no pistonete e depois no ecco, assim quando estiver em aceleração normal a moto vai responder sem engasgadas e quando em reacelerações vai responder com mais saúde. espero que tenham entendido, se não façam perguntas pois estamos ai para esclarecer, ok um abraço.

nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

Mensagem  marcelo_rsb em Qui Jan 29, 2009 9:26 pm

É isso que o nego disse mesmo!
Fiz um teste desativando e quando acelerava a moto mais vigorosamente ela dava umas engasgadas e ai sim firmava a aceleração... agora realmente se a regulagem tiver errado ele vai ajudar à encharcar a moto...
*Sábio Nego já havia me dado essa dica de regulagem à muito tempo!
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Beto Pesca em Sex Jan 30, 2009 6:18 am

[quote="nego"]olá Pessoal, queria somente esclarecer a utilidade do sistema ecco, este dispositivo acoplado ao carburador, há dentro do carburador um diafragma com uma aste, esta é acianada por uma alavanca, que por sua vez está ligada ao cabo do acelerador, na pratica este dispositivo auxilia nas reacelerações, dando mais gás,portanto ele é imprecindivel no funcionamento deste tipo de carburador ( os outros carburadores das cgs, que não tem este sistema, são dotados de uma configuração diferente, difusores,agulha, giglêur e venturi), portanto quando se retira o cabo de acionamento, esta prejudicando a mistura e consequentemente o motor, srs, para se regular este cabo, é o seguinte, ao acionar o acelerador notem se é o pistonete ou o acionador do ecco que se move primeiro, se for o ecco, procedam da seguinte maneira, no cabo próximo ao dispositivo tem uma regulagem, solte a porca de ajuste, e faça com que ao acionar o acelerador a atuação seja primeiro no pistonete e depois no ecco, assim quando estiver em aceleração normal a moto vai responder sem engasgadas e quando em reacelerações vai responder com mais saúde. espero que tenham entendido, se não façam perguntas pois estamos ai para esclarecer, ok um abraço.

Oi nego! por favor me explica ai, como eu identifico o que é o ecco e o pistonete? Rolling Eyes brigadooo...
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  nego em Sex Jan 30, 2009 9:22 am

Olá Beto.sistema ecco é este dispositivo que as speeds tem, acoplados ao carburador, na foto acima ele esta identificado por estra semi roldana ligada ao cabo auxiliar do carburador.
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

Mensagem  HenriqueWirz em Sex Jan 30, 2009 10:32 am

nego escreveu:Olá Beto.sistema ecco é este dispositivo que as speeds tem, acoplados ao carburador, na foto acima ele esta identificado por estra semi roldana ligada ao cabo auxiliar do carburador.

Pessoal, me perdoem por perguntar isso aqui, mas não encontrei outro tópico falando sobre isso.. Minha moto sempre fica com problemas na chuva.. tipo.. é impossivel andar nela quando está chuvendo, a moto fica engasgando sem parar.. parece que enchi o tanque com agua... foi o que imaginei.. quem souber o tópico correto do assunto, gentileza me disponibilizar o link se possivel.. agradeço imensamente.. pois estamos chegando na epoca de chuva... Smile

# Dafra #

HenriqueWirz
Novato
Novato

Mensagem  Beto Pesca em Sex Jan 30, 2009 11:45 am

HenriqueWirz escreveu:
nego escreveu:Olá Beto.sistema ecco é este dispositivo que as speeds tem, acoplados ao carburador, na foto acima ele esta identificado por estra semi roldana ligada ao cabo auxiliar do carburador.

Pessoal, me perdoem por perguntar isso aqui, mas não encontrei outro tópico falando sobre isso.. Minha moto sempre fica com problemas na chuva.. tipo.. é impossivel andar nela quando está chuvendo, a moto fica engasgando sem parar.. parece que enchi o tanque com agua... foi o que imaginei.. quem souber o tópico correto do assunto, gentileza me disponibilizar o link se possivel.. agradeço imensamente.. pois estamos chegando na epoca de chuva... Smile

Oi Henrique, tem um topico aqui sim, um da chuva e outro que trata da tampa do tanque que entra agua, tem algumas modificações que vc mesmo pode faser pra acabar com o problema, a minha tinha esse problema tmb e consegui resolver, nunca mais tive problema com chuva ou lava-jato.

Se tu preferir da uma passada lá em casa que te mostro as modificações na minha , ai fica melhor pra vc fazer,só pra lembrar, sou eu beto de danielle (maranguape 1), da um toque que agente marca blz! 8735-2390.

Abraço.
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  HenriqueWirz em Sex Jan 30, 2009 4:08 pm

Beto Pesca escreveu:
HenriqueWirz escreveu:

Oi Henrique, tem um topico aqui sim, um da chuva e outro que trata da tampa do tanque que entra agua, tem algumas modificações que vc mesmo pode faser pra acabar com o problema, a minha tinha esse problema tmb e consegui resolver, nunca mais tive problema com chuva ou lava-jato.

Se tu preferir da uma passada lá em casa que te mostro as modificações na minha , ai fica melhor pra vc fazer,só pra lembrar, sou eu beto de danielle (maranguape 1), da um toque que agente marca blz! 8735-2390.

Abraço.

Meu velho..

Agora que voce falou.. to lembrando que micheline tinha dito alguma coisa sobre voce ter pego uma dafra.. rsss.. me perdoe.. acho que ja passei por vc na rua e nem falei.. n tem como reconhecer de capacete... bom, vou estar na casa de micheline esse final de semana, dai passo pra ver como vc resolveu... apesar de achar que meu problema está no cabo da vela.. to achando que tá entrando agua..... Blz.. a gente se fala..

Awe..

# Dafra #

HenriqueWirz
Novato
Novato

Mensagem  Beto Pesca em Sab Jan 31, 2009 6:30 am

Meu velho..

Agora que voce falou.. to lembrando que micheline tinha dito alguma coisa sobre voce ter pego uma dafra.. rsss.. me perdoe.. acho que ja passei por vc na rua e nem falei.. n tem como reconhecer de capacete... bom, vou estar na casa de micheline esse final de semana, dai passo pra ver como vc resolveu... apesar de achar que meu problema está no cabo da vela.. to achando que tá entrando agua..... Blz.. a gente se fala..

Awe..[/quote]

Pois é henrique, o problema com a tampa é que ela realmente alcança a boca do tanque, porem naum veda direito, dai quan tu começa a andar a agua escorre pra dentro do tanque, mais te digo que essa é uma das modificações pra resolver o problema, tem tmb a do suspiro do carburador , botão corta-corrente e o da vela e cachimbo, realmente o cachimbo é de pessima qualidade e naum protege nada a vela.

Pra fazer essas modificações, tmb consultei um amigo meu que é mecanico da dafra na av. norte, ele aprovou todas! Very Happy
Beto Pesca
Forista
Forista

Mensagem  Speed em Sab Jan 31, 2009 8:19 pm

BLZ, MARCELO
CARA, É NECESSÁRIO APERTAR A EMBRENHAGEM QUANDO A MARCHA ESTIVER NEUTRA PARA FAZER A MOTO FUNCIONAR?
É NORMAL O MOTOR DE PARTIDA FAZER MUITO BARULHO AO ACIONAR O START?
Utimamente, na maioria das vezes, ao acionar o start, a moto faz aquele som como se fosse um carro com bateria arriando, entende.
Agente aciona o estart ela vai pegando e ai faz aquele som de bateria arriada e para tudo, até as luzes do painel se apagam enquanto eu seguro o start. Se tento mais umas duas vezes e a moto num pega, ai ja era, parece que a barteria perde a força sei lá. Mas o farol, pra minha pertubação, continua forte, normalzim normalzim. Se realmente fosse bateria, num seria o caso de o farol ficar um pouco fraco naum?
To com medo de ser problema no motor de partida.
Mas ai colega, hoje eu abri aquela tampinha do lado esquerdo, que tem o simbolo e tres parafusos.
Tirei as engrenagens e acionei o estart, cara funcionou que uma blz, e bixo, ele gira numa velocidade tu num tem ideia. Enfim coloquei-a no lugar mas pra minha surpresa, de 10 partida que acionei, 7 delas deram aquele problema como se fosse ou bateria fraca -q acho naum ser o casdo- ou essas engrenagens -ja que testei somente o motor de partida e constatei que ele funciona perfeitíssimo.
Na boa, morro de vechame ao ter que usar a partida eletrica pq sei q ela tem 75% de chance de naum pegar.
Pô meu perae!!!! A moto tem 4 meses e ja num pega no estart, foi justament por ser completa q comprei uma Dafra, ai o start vem e me da esse preju!!! Po, sacanagem..........
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229

Mensagem  marcelo_rsb em Dom Fev 01, 2009 10:54 am

Se tá na garantia e a concessionária é minimamente eficiente, não tem porque esquentar a cabeça, garantia neles!
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: