FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Regulagem de Válvulas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regulagem de Válvulas

Mensagem  Paulinho Alma em Ter Jan 27, 2009 9:46 pm

Dafreiros, gostaria de uma informação técnica: Depois do motor amaciado - no nosso caso, 1.000 km - as válvulas precisam ser reguladas, correto? Se não forem reguladas, e se rodarmos até os 2.000 km, poderemos causar dano ao motor? Abraços.

Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens: 333
Idade: 52
Localização: Casa Branca-SP
Data de inscrição: 06/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  jeff em Qua Jan 28, 2009 7:41 am

Paulinho,

Uma vez reguladas corretamente, as válvulas tendem a aumentar sua folga, o que causa um ruído de funcionamento característico. Isso não traz consequências graves a curto prazo.

O problema maior é a "válvula presa", ou seja, trabalhando sem folga, porque causa esforços adicionais ao motor ao não permitir a dilatação adequada do conjunto do motor (as peças de alumínio -- como a carcaça e o cilindro -- e as de aço, como as do sistema de acionamento de válvulas, se dilatam diferentemente, daí a necessidade de folga: com o motor quente, ela praticamente desaparece).

Com o tempo e o desgaste dos componentes, será necessário regular novamente as válvulas para ajustar a folga e diminuir o ruído de batida de válvulas. Porque a longo prazo, válvulas batendo excessivamente aceleram seu desgaste.

Mas sempre será preferível um pouco de ruído a ruído nennhum com a válvula presa.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10930
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  Paulinho Alma em Qua Jan 28, 2009 1:51 pm

Jeff, quer dizer que quando o motor vai sendo amaciado as válvulas se soltam?

Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens: 333
Idade: 52
Localização: Casa Branca-SP
Data de inscrição: 06/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  jeff em Qua Jan 28, 2009 2:12 pm

Bom, depende do que você quer dizer com soltar.

Conforme o metal da válvula vai batendo contra o da sede e o balancim, eles vão se acomodando, deformando e desgastando-se mutuamente. Isso acaba alterando a regulagem da folga, aumentando-a. Esse processo é mais intenso durante o amaciamento.

Não confundir com soltar no sentido de afrouxar a contraporca e a porca de ajuste. Era essa a dúvida?

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10930
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  Paulinho Alma em Qua Jan 28, 2009 4:53 pm

Sim, Jeff. Obrigado.

Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens: 333
Idade: 52
Localização: Casa Branca-SP
Data de inscrição: 06/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Barulho Da valvula

Mensagem  firefox em Ter Fev 24, 2009 7:23 am

Esses dias percebi um barulho d valvula batendo, o famoso "tec,tec" levei num mecanico, ele ligou minha pretinha e disse: "- Olha cumpadi, c fosse uma honda eu diria q ta batendo sim, mas essas dafras tem esse barulho mesmo", A pergunta é: tem realmente esse barulho? é minha primeira moto e foi um amigo q mi falou disso, pelo barulho.
Ai sim passei a escutar mais o motor e realmente faz o tec, tec.

firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens: 1365
Idade: 33
Localização: São Paulo SP
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 31/07/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

será se é válvula, o barulho no motor?

Mensagem  Neto Nascimento em Seg Ago 17, 2009 7:13 pm

Amigo quando comprei a minha, e comecei a rodar com ela, me falaram que a moto estava batendo valvula. e olha só que tinha 36 km rodado. Liguei então para a oficina da concessionaria onde comprei a moto, aí o mecanico me disse que era normal esse barulho. como se fosse duas varetas batendo uma na outra. Fui até os caras que tinham me falado, e eles se conscientizaram porque o motor é de balacim como se fala por aqui. Ou seja não tem corrente de comando.
Graças a Deus a oficina da autorizada Dafra aqui na minha regiao é excelente bem como na parte de atendimento como tambem dos mecanicos que são ótimos. A minha até agora não me deu dor de cabeça e olha atinge 135 km por hora, e faz na cidade 40 km por litro. E ainda nao fiz a primeira revisão, só tem 480 rodados. A dafra é 10!!!!

Neto Nascimento
Novato
Novato

Número de Mensagens: 18
Idade: 42
Localização: Santa Rita de Cássia - Bahia
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 14/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  jeff em Sex Ago 21, 2009 3:20 pm

Barulho de válvula batendo é um dos menores problemas com que se preocupar. Esse tipo de motor faz mais barulho que uma Titan, YBR ou Yes.

Tem que comparar o nível de ruído com as Fan, que têm mecânica parecida.

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10930
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  pablodemelo em Qua Dez 29, 2010 6:47 am

Em um outro tópico o "Família" me deu a dica de regulagem dos tuchos. Nessa discussão aqui foi falado do barulho da Fan e tal. Acho a minha moto muito silenciosa, até mais do que a Fan. Mas acontece que realmente eu nunca regulei essas válvulas e já andeu 31.000. Na verdade eu estou com medo de mexer no motor da bichinha....rsrsrsrs... Dá pra se ter uma ideia da necessidade de regulagem sem ter que abrir e meter o calibre?

_________________
"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto"

pablodemelo
Forista
Forista

Número de Mensagens: 118
Idade: 36
Localização: Rio de Janeiro
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 21/09/2010

http://www.pablomelo.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  jeff em Qua Dez 29, 2010 8:27 am

Tem um ditado que diz:

Se está funcionando, não conserte. Vi hoje no Meio Bit, artigo do Cardoso.

Você regula as válvulas se elas estiverem batendo por excesso de folga, isso é ruído audível, ou se estiverem presas, aí o desempenho do motor é prejudicado.

Mas se sua moto está um avião e silenciosa, não há necessidade de mexer em time que está ganhando. Aí você só faz a manutenção preventiva, tipo trocar a vela quando a quilometragem for elevada, antes que ela pife no meio da estrada a 100 km de lugar nenhum.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10930
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  xello 81 em Sex Dez 31, 2010 1:12 pm

é.... tb deixar o motor desregulado pode perder o rendimento dela... ate quebrar de vez...

_________________
xello speed 150 (Junetty 81) honda fan 150esi (Jullyeti 81) - Presidente Prudente Rugby Clube


Moto Taxi COHAB:heart: study

xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 874
Idade: 28
Localização: presidente prudente-sp
Moto: Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição: 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  jeff em Sex Dez 31, 2010 2:02 pm

Fala, Xello sumido! Feliz Ano Novo!!!

Se está desregulado, está batendo válvula ou perdendo rendimento. Aí tem que regular mesmo.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10930
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  Convidad em Sex Dez 31, 2010 4:02 pm

Paulinho, você não informou qual modelo de Dafra possui, mas para a Apache o "amaciamento" é feito considerando;
Até os 1.000 km., não ultrapassar 5.000 rpm.
Até os 2.000 km., não ultrapassar 6.000 rpm., visando com este procedimento um ajuste mais adequado - em conjunto com a primeira troca de óleo - das peças do motor.
Dentro do próprio Programa de Revisões, serão checadas as folgas aos 1.000 (primeira revisão), aos 3.000 km e a partir daí, sempre a cada 3.000 km. e feita a regulagem se houver necessidade.
Abraço

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  renegado em Dom Jan 02, 2011 4:06 pm

quando a minha fez 2000 tb tive a impressão de estar batendo válvula levei num mecânico e ele regulou por 15 dinheiros! fiquei puto pq depois descobri q era o barulho normal dela!

só uma coisa q eu queria perguntar! quero dar uma geral na minha. sou técnico em mecânica industrial e sei a base da mecânica automotiva trabalhei um tempo com isso! queria pegar minha moto e eu msmo fazer a revisão seria uma coisa muito dificil p mim? terei uma folguinha por uns 15 dias e quero tentar fazer isso! tenho o manual de serviços dela e catalogo de peças oq me diz os mais experientes com manutenção de motos?

renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 559
Idade: 28
Localização: Serra ES
Moto: Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição: 26/03/2010

http://www.webradiomotorrock.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  Dan Floripa em Dom Jan 02, 2011 10:17 pm

renegado escreveu:quando a minha fez 2000 tb tive a impressão de estar batendo válvula levei num mecânico e ele regulou por 15 dinheiros! fiquei puto pq depois descobri q era o barulho normal dela!

só uma coisa q eu queria perguntar! quero dar uma geral na minha. sou técnico em mecânica industrial e sei a base da mecânica automotiva trabalhei um tempo com isso! queria pegar minha moto e eu msmo fazer a revisão seria uma coisa muito dificil p mim? terei uma folguinha por uns 15 dias e quero tentar fazer isso! tenho o manual de serviços dela e catalogo de peças oq me diz os mais experientes com manutenção de motos?

Olá Renegado!

Uma revisão é bem fácil de fazer, principalmente se você já tem noção, vamos lá da frente para traz:

Frente:

Freio dianteiro: pastilhas ver o desgaste limite de uso das pastilhas 02mm, se o fluido de freio já tiver mais de um ano substitui-lo (DOT4);
suspensão, trocar o óleo das bengalas são 150ml em cada (na Speed mas consta no manual quantos ml de óleo ATF);
Verificar rolamentos da roda dianteira quanto a folga;
Engraxar caixa de direção;
Engraxar cabo da embreagem;
Verificar conexões e o funcionamento do farol, piscas, luz de feio;

Motor:

Verificar quanto a vazamentos e trocar o óleo (não esquecer de limpar o filtro de tela que fica no parafuso 24mm na lateral esquerda do motor;
Verificar a vela quanto a desgaste, a abertura do eletrodo (é de 0,70/80mm), o ideal é trocar a vela a cada; 10.000km (lembrando que se a vela tiver com uma cor esbranquiçada é sinal de mistura pobre, se tiver preta, mistura muito rica, a cor de uma mistura correta é uma cor marrom);
Verificar a regulagem de válvulas (a folga é de 0,08mm adm. e escp.);
Limpar e regular o carburador e averiguar quanto a vazamentos;
Limpar a torneira do tanque de combustível;
Limpar ou substituir o elemento filtrante;

Traseira:

Verificar se tem folga no quadro elástico (balança) e engraxar;
Verificar amortecedores e as buchas dos amortecedores;
Verificar freio traseiro quanto a desgaste, limpar e regular;
Verificar a corrente quanto a desgaste, limpar e regular;

Não esquecendo de verificar o desgaste dos pneus e calibra-los.

Acho que é só isso, o tempo gasto nessa tarefa é de + ou - 5 horas para fazer com calma e bem feito, aqui mesmo no fórum tem um tutorial de como limpar e como regular as válvulas, pode te ajudar.

Abraço!

Dan.


Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens: 4064
Idade: 34
Localização: Florianópolis
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 27/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  renegado em Seg Jan 03, 2011 7:33 pm

vlw cara brigadão!

renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 559
Idade: 28
Localização: Serra ES
Moto: Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição: 26/03/2010

http://www.webradiomotorrock.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regulagem de Válvulas

Mensagem  Dan Floripa em Seg Jan 03, 2011 8:22 pm

Se precisar é só chamar!

Dan.

Ps. esqueci de colocar que tem que limpar o filtro dos gases que saem do cárter para a caixa do filtro de ar.

Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens: 4064
Idade: 34
Localização: Florianópolis
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 27/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum