FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Água acumulando dentro do quadro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Água acumulando dentro do quadro

Mensagem  Genildo Amorim em Sex Jul 17, 2009 3:08 pm

Alow meu povo!

Quero registrar uma ocorrência que me deixou um pouco preocupado: Ontem consegui um tempinho à tarde e mandei minha motoca p/ o lava-jato!! chegando em caso aproveitei para dar uma lubrificada na corrente, notei a corrente folgada, pensei: Vou dar um aperto e p/ minha surpresa quando folguei as duas porcas onde regulamos a corrente a quantidade de água que desceu por ali foi absurda, no lado esquerdo bem mais. Já coprei uma lata de graxa azul e amanhã vou mandar aplicar dentro da estrutura, outra possibilidade seria fazer um furo em cada uma das chapinhas p/ que a água possa escorrer...

abçs!

Genildo
Genildo Amorim
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Moto : Speed 150cc

Re: Água acumulando dentro do quadro

Mensagem  nego em Sex Jul 17, 2009 3:28 pm

E ai Genildo boa tarde, este acúmulo de água na balança é normal em qualquer moto que usa este sistema(perfil retangular), o que deu de errado foi você lava-la em lava jato em ipótese alguma e nem por decreto deve-se lavar moto com jatos de agua por máquinas, pois o jato por ser muito forte prejudica a pintura retira a camada protetora de lubrificante e faz com que entre em todas as frestinhas, prejudicando a tubulação por acúmulo de umidade, ver tópico específico que fala sobre " como lavar sua moto", ok um abraço.
José Luiz.
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

Mensagem  Genildo Amorim em Sex Jul 17, 2009 3:41 pm

nego escreveu:E ai Genildo boa tarde, este acúmulo de água na balança é normal em qualquer moto que usa este sistema(perfil retangular), o que deu de errado foi você lava-la em lava jato em ipótese alguma e nem por decreto deve-se lavar moto com jatos de agua por máquinas, pois o jato por ser muito forte prejudica a pintura retira a camada protetora de lubrificante e faz com que entre em todas as frestinhas, prejudicando a tubulação por acúmulo de umidade, ver tópico específico que fala sobre " como lavar sua moto", ok um abraço.
José Luiz.
Olá nego, td bem?

Concordo com você em parte, pois é muito difícil manter uma moto sem NUNCA recorrer a um lava-jato, dependendo do tipo e quantidade da sujeira fica difícil, é o chamado risco calculado, principalmente nos tempos de hoje onde cada dia temos menos tempo para lavar nossas queridas como gostaríamos, de qualquer forma, fica o aviso para os que, como eu, necessitam recorrer ao lava-jato. Já tive algumas outras motos e nunca vi acumular tanta água, lembro que a XR-200 já vem com essas peças furadas p/ água escorrer naturalmente.

abç,

Genildo.
Genildo Amorim
Novato
Novato

Mensagem  xello 81 em Sex Jul 17, 2009 10:44 pm

o bom mesmo é pegar uam escova de dente velha e ficar horas e horas... lavando a moto ... peça por peça.... ahi sim vc deixa a moto muito mais limpa q no lava-jato.... Wink

Moto Taxi COHAB❤ study
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Mensagem  Fuzzy Logic em Sex Jul 17, 2009 10:57 pm

xello troquei o motor escreveu:o bom mesmo é pegar uam escova de dente velha e ficar horas e horas... lavando a moto ... peça por peça.... ahi sim vc deixa a moto muito mais limpa q no lava-jato.... Wink
Tenha saco heim! Razz
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823

Mensagem  xello 81 em Sex Jul 17, 2009 10:59 pm

isso se chama e paciência e amor a moto... quem cuida tem... Wink

Moto Taxi COHAB❤ study
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Mensagem  HugoSA em Sex Jul 17, 2009 11:16 pm

xello troquei o motor escreveu:isso se chama e paciência e amor a moto... quem cuida tem... Wink

HAuahahuau Xello, então em breve eu fico sem minha moto porque nunca lavei ela rs****
HugoSA
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188

Mensagem  Fuzzy Logic em Sex Jul 17, 2009 11:34 pm

xello troquei o motor escreveu:isso se chama e paciência e amor a moto... quem cuida tem... Wink
Aí tu ta que nem os caras que lavam motor de carro, no manual diz que não é pra jogar agua na budega (e não eh mesmo, motor eh pra ser sujo, isso até a 4 Rodas já explicou) e os caras não satisfeitos ainda jogam querosene que eh pra deixar bem limpinho (de quebra, ferrando as mangueiras e correias).

Tu tem T.O.C. né? Razz
Fuzzy Logic
Guru
Guru

lavagem de veiculo

Mensagem  Bruno dafra em Sab Jul 18, 2009 7:36 am

meu amigo me fala que revista iria colocar uma bobagem dessa,a lavagem de peças podem ser feita perfeitamente agora a utilização do querozene que nao pode ser com frequancia,acho que vc deveria rever seus conceitos.Alias em toda manual do proprietario vem falando da concervação do veiculo, e lavar faz parte. pig

Bruno dafra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4

Mensagem  firefox em Sab Jul 18, 2009 9:17 am

Sera q eu perdi alguma parte desse topico????? Sad
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365

Mensagem  firefox em Sab Jul 18, 2009 9:24 am

A minha moto tem exatos 1 ano e 10 dias e NUNCA viu um lavajato, sempre espero um sabadão de sol geralmente de mes em mes e lavo ela toda! Tiro carenagem, querosene só na tampa do motor e raridade nos paralamas.
No restante dos dias um paninho nos bacalhais, protetor de corrente, amortecedores, pra tirar a sugeira do dia a dia e logico : Pretinho nos pneus (Alguns não recomendam essa pratica,mas fica bonito pacas rs)

Ja vi esse link em algum lugar desse forum, mas é sempre bom da uma lida
http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-motosuja.html
firefox
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Sab Jul 18, 2009 9:38 am

Eu chamo de falta de ter o que fazer... Cool

Não tenho paciência nem amor a motos ou carros. Mas procuro conciliar manutenção e praticidade. Não se deve usar máquina de lavar a jato de alta pressão. Mas a máquina possui uma regulagem que permite um leque que ajuda muito na hora de lavar as partes mais sujas.

Acho que a solução ideal seja não recorrer ao lava-rápido, mas fazer você mesmo a lavagem, usando a máquina de alta pressão com critério e cuidado de proprietário de moto e lavando o resto com esponja. Escovinha, tò fora.

Achei uma boa dica essa do Genildo de furar as tampas. O furo não precisa arrombar a peça, deve ser apenas o suficiente para evitar o acúmulo de água. Mas tem de ser feito com os devidos cuidados.

Um abraço,

Jeff

Última edição por jeff em Sab Jul 18, 2009 9:43 am, editado 2 vez(es)

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  jeff em Sab Jul 18, 2009 9:42 am

Firefox escreveu:A minha moto tem exatos 1 ano e 10 dias e NUNCA viu um lavajato, sempre espero um sabadão de sol geralmente de mes em mes e lavo ela toda! Tiro carenagem, querosene só na tampa do motor e raridade nos paralamas.
No restante dos dias um paninho nos bacalhais, protetor de corrente, amortecedores, pra tirar a sugeira do dia a dia e logico : Pretinho nos pneus (Alguns não recomendam essa pratica,mas fica bonito pacas rs)

Ja vi esse link em algum lugar desse forum, mas é sempre bom da uma lida
http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-motosuja.html
O pretinho no pneu não é problema, desde que aplicado somente nas laterais e não na área de contato do pneu com o solo. Tem de levar em conta que a moto se inclina nas curvas. Se estiver com pretinho e encontrar pista molhada, é tombo certo.

Um abraço,
Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  jeff em Sab Jul 18, 2009 9:46 am

Como diria Maxwell Smart:

"O velho truque de clicar no botão New Topic em vez de Post Reply..."

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Marcelo Soares Calçada em Sab Jul 18, 2009 1:22 pm

E eu é que sofro para ficar fundindo os tópicos...

Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Moto : Laser 150cc

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Mensagem  firefox em Sab Jul 18, 2009 1:55 pm

kkkk Ossos do oficio..
firefox
Guru
Guru

Mensagem  Marcelo Soares Calçada em Sab Jul 18, 2009 2:25 pm

É verdade... fazer o que! KKKKK

Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Moto : Laser 150cc

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Mensagem  Fuzzy Logic em Sab Jul 18, 2009 2:46 pm

Bruno dafra escreveu:meu amigo me fala que revista iria colocar uma bobagem dessa,a lavagem de peças podem ser feita perfeitamente agora a utilização do querozene que nao pode ser com frequancia,acho que vc deveria rever seus conceitos.Alias em toda manual do proprietario vem falando da concervação do veiculo, e lavar faz parte. pig
GM - Manual do Proprietário do Classic, página 7-16 e 7-17, procura onde diz que é pra lavar o motor e me avisa!

E depois procura se informar, no Google mesmo, sobre quais são as ações do querosene sobre borrachas e magueiras.

Meu carro nunca lavou motor (tá comigo desde 0Km), muito menos jogar mamona ou quirosene no motor, e em 4 anos já rodou 100.832Km sem problemas de motor.
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  Genildo Amorim em Seg Jul 20, 2009 7:47 am

jeff escreveu:
Eu chamo de falta de ter o que fazer... Cool

Não tenho paciência nem amor a motos ou carros. Mas procuro conciliar manutenção e praticidade. Não se deve usar máquina de lavar a jato de alta pressão. Mas a máquina possui uma regulagem que permite um leque que ajuda muito na hora de lavar as partes mais sujas.

Acho que a solução ideal seja não recorrer ao lava-rápido, mas fazer você mesmo a lavagem, usando a máquina de alta pressão com critério e cuidado de proprietário de moto e lavando o resto com esponja. Escovinha, tò fora.

Achei uma boa dica essa do Genildo de furar as tampas. O furo não precisa arrombar a peça, deve ser apenas o suficiente para evitar o acúmulo de água. Mas tem de ser feito com os devidos cuidados.

Um abraço,

Jeff

Sem contar que mesmo quem não usa o lava-jato e lava a moto com escova de dentes não está livre do problema, basta passar em uma rua alagada pela chuva, por exemplo, que a água vai entrar na balança, eu já fiz os furos, usei uma broca de 3,0mm, fiz o furo na chapinha de forma que ficou bem rente com o perfil mais baixo da balança. Aproveitei para encher o vão com graxa.

Abraço!

Genildo
Genildo Amorim
Novato
Novato

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares