FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Como saber a quantos RPM estou?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como saber a quantos RPM estou?

Mensagem  ticano.arthury em Qua Set 16, 2009 6:38 pm

Eu li em algumas partes deste fórum o povo falando sobre RPM alto, RPM baixo, mas fiquei bem encucado com uam coisa, como saber a quantos RPMs estou afinal?
E outra dúvida, acho a embreagem muito "alta", como faço para regular isso, tem alguma dica?

Thanks povo Kanseiro, estou curtindo muito a motoca nova. What a Face

ticano.arthury
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15
Moto : Kansas 150cc

Re: Como saber a quantos RPM estou?

Mensagem  jeff em Qua Set 16, 2009 8:43 pm

Ticano,

Com a Kansas é mais complicado...

Você vai ter de treinar o ouvido para avaliar com alguma aproximação com base no ronco do motor.

Pegue como referência o seguinte: na rotação máxima, o motor vibra demais, você sente que ele não vai aguentar muito se continuar nessa condição. Essa é a faixa vermelha do contagiros que infelizmente a Kansas não tem.

O regime de trabalho normal do motor deve ficar na faixa de 70 a 80% desse limite de rotações. Na Kansas, se sua moto chega a 120 km/h no velocímetro com o cabo enrolado, vai corresponder a 90 - 100 km/h em 5a marcha. Esse é o regime normal para pegar uma estrada. Mas não esqueça de considerar o famoso erro do velocímetro. Se ele indicar 140, considere 110 - 120, porque na prática você estará a 90 - 100....

Nas outras marchas, vai depender do seu tato. Experimente andar junto com um colega que tenha conta-giros, de preferência uma speed, que tem motor parecido, para desenvolver esse feeling.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  will_santana em Qua Set 16, 2009 9:48 pm

s vc REALMENTE precisa d um contagiros pra pilotar qq veiculo, vai com calma pq vc ainda tah meio cru
ele eh bom em certas situacoes, mas nao eh indispensavel
e pode t distrair e causar queda na moto s vc ficar "namorando" com ele o tempo todo

mas eh o q o jeff falou. giro d motor eh feeling
leva tempo pra pegar. mas depois vc guia qq veiculo, carro ou moto sem stress qnt a isso

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  ticano.arthury em Qui Set 17, 2009 9:18 am

Cru é apelido, minhas aulas práticas nem começaram ainda, mas já estou dando umas voltas perto da minha casa onde as ruas são bem tranqüilas a noite todo dia, e até estou me acostumando um pouco com a embreagem ser alta.

ticano.arthury
Novato
Novato

Mensagem  will_santana em Qui Set 17, 2009 10:20 am

ticano.arthury escreveu:Cru é apelido, minhas aulas práticas nem começaram ainda, mas já estou dando umas voltas perto da minha casa onde as ruas são bem tranqüilas a noite todo dia, e até estou me acostumando um pouco com a embreagem ser alta.

a embreagem original eh alta msm
mas isso eh regulavel ali na manete

e vai com BASTANTE calma. sem nem as primeiras aulas, a chance d tombo por falta total e completa d intimidade com a maquina eh grande
eu msm deixei a moto da autoescola cair 1x. ainda bem q nao era a minha

pelo visto vc nao tem nem carteira d carro. entao pega leve. transito eh, acima d td, responsabilidade. e d moto, em dobro.
carro vc bate, paga o preju, e s der MUITO azar, mata alguem e/ou s fere ou morre junto
moto, qq erro babaca eh chao e pino na perda e braco ralado. conheco gente q tomou ponto no queixo pq caiu com a moto qnd ia descer dela.
moto nao eh 1 bicho d sete cabecas, mas como um animal arisco, requer respeito pra q ela t respeite tb
ande SEMPRE d capacete, tenis ou sapato fechado, calca e s puder, 1 boa jaqueta. pode parecer exagero, mas no primeiro tombo (q vai acontecer cedo ou tarde) vc vai entender o qnt essas coisas sao importantes.

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  jeff em Qui Set 17, 2009 10:44 am

E leia o tópico SEGURANÇA nas dicas dos Temas Gerais.

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  ticano.arthury em Qui Set 17, 2009 11:34 am

Não se preocupem pessoas, li todos os tópicos antes mesmo de optar por comprar a poderosa, e tenho o maior cuidado, só estou dando umas voltinhas para me acostumar mesmo.

ticano.arthury
Novato
Novato

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:36 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: