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Solução do problema da troca de marchas

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Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Sex Nov 27, 2009 6:54 am

Comprei e fiz minha primeira viagem (350 km) com minha Kansas 150, o que permitiu tirar algumas conclusões.

Apesar de ter saído com o óleo rigorosamente na marca de nível máximo, com a moto quente senti dificuldade anormal para engatar as marchas e encontrar o neutro. Isso é anormal em uma moto nova (3600 km), mas é um problema já discutido aqui no fórum.

O que era administrável no local de partida ficou muito ruim quase chegando ao destino, onde constatei que o nível de óleo estava na metade da vareta, talvez um pouco mais se eu tivesse deixado a moto em repouso por mais algum tempo antes de medir.

Depois de colocar um pouco de óleo acima do nível máximo recomendado, o problema de engate de marchas e localização do neutro foi diminuindo progressivamente, e o ruído do comando da moto melhorou bastante. Ao chegar, já tinha feito as pazes com o câmbio e encontrava o neutro com facilidade.

A conclusão é a seguinte, válida para Kansas e Speed:

Esses motores têm que trabalhar com um nível de óleo um pouco mais alto do que o recomendado. O da Kansas, ainda um pouco mais alto que o da Speed. Na indicação de nível máximo da vareta medidora recomendada pelo fabricante os motores já estão com o mínimo de óleo para trabalhar, e passam a rodar no sacrifício quando o nível chega no meio da vareta. Isso causa o aquecimento excessivo que dificulta engatar as marchas.

Com o óleo adicional que coloquei e normalizou a situação, não aparece nenhuma bolha de ar no visor do nível de óleo.

Creio que esse é um bom parâmetro para manter nossas Speeds e Kansas em perfeitas condições (não posso falar nada em relação às Super100 e Laser):

Devemos deixa a moto a noite toda no cavalete central e olhar o visor pela manhã, antes de movimentar a moto: se aparece bolha de ar no visor de nível de óleo, é necessário completar o óleo.

Alerto a todos para evitar que alguém encare um problema mais grave, como travamento de motor, por causa de uma bobagem dessas. Literalmente, uma bobagem, 5 a 10 reais a mais de óleo.

Um abraço,

Jeff

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Sex Nov 27, 2009 5:18 pm

Sr. Admin,

Por favor explique como este tópico postado nas Kansas veio parar aqui nas Laser.

Agradeço uma explicação convincente.

Jeff

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Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  wandao.a em Sex Nov 27, 2009 5:21 pm

Valeu Jeff, estou tendo este problema depois da troca de 4500, vou ter colocar + um pouco. Quando a moto está ligada, é uma luta para achar o neutro. Quando vc desliga a moto ele entra fácil. Neutral
O meu único problema agora, é que a minha é 2008, e não veio com o cavalete central. Sad

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Sex Nov 27, 2009 5:35 pm

Falou, Wandao!

Tá vendo? Vocês Kanseiros acabaram sendo uma "má" influência para mim...

Tudo de bom,

Jeff

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Dennis em Sex Nov 27, 2009 6:09 pm

jeff escreveu:Sr. Admin,

Por favor explique como este tópico postado nas Kansas veio parar aqui nas Laser.

Agradeço uma explicação convincente.

Jeff

Sabe que eu me perguntei:

"Por que o jeff colocou o topico sobre kansas e speed no local sobre a laser?"

Mas deixei pra la na hora.

Acho que ainda aguardamos a responta. affraid
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Fuzzy Logic em Sex Nov 27, 2009 6:19 pm

Jeff, tu já foi refazer seu exame de vista?... Sabe que com a idade a frequencia nos exames deve ser maior!... tongue
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  will_santana em Sex Nov 27, 2009 6:40 pm

Fuzzy Logic escreveu:Jeff, tu já foi refazer seu exame de vista?... Sabe que com a idade a frequencia nos exames deve ser maior!... tongue

eu nao sei...
mas reza a lenda q tem uns caras q depois d 1 certa idade vao sempre no oCUlista e querem sempre varias opinioes
o prob eh q o olho q "examinam" eh cego...

mas soh 1 suposicao....
hehehhee

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para facilitar a troca de marcha

Mensagem  alvaro em Dom Set 12, 2010 7:32 pm

um amigo estava com o mesmo problema ...... traca de marcha quando a moto esquenta fica dura , mais dificil engatar .... SOLUção 250ml de oleo a mais

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Dom Set 12, 2010 7:50 pm

Pois é, e quase um ano depois, ainda não tive explicação de como esse tópico que eu postei nas kansas ou nas speed (com certeza) veio parar aqui nas Laser. Nem tampouco o tópico foi mudado para o lugar certo....

Nesse meio tempo, uma pá de gente detonou o motor por falta de aviso.

Muita gente perdeu e alguns poucos tiveram proveito com isso.

É pena.

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  nego em Dom Set 12, 2010 8:44 pm

Pronto Jeff, o post foi para o tópico que deveria ( eu acho), espero que fique a contento e futuros usuários possam se beneficiar, ok. um abraço.
José Luiz.
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Dom Set 12, 2010 8:46 pm

Obrigado, Nego.

Não estou bravo contigo não...

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Uma Luz sobre o óleo

Mensagem  Cassius em Ter Out 19, 2010 8:36 am

Cara, eu em outro post comentei, comprei minha Kansas dia 22/09/10 e peguei dia 16/10/10. Minha primeira moto. Meu primeiro veículo. Sou leigo. Até demais scratch, pelo que percebi, ja tem uns 8 anos que não subia em uma moto e não lembrava de muita coisa sobre mecânica, quase nad na vedade, mas até que estou indo bem, tirando esse problema da marcha e umas luzes e uns ruidos e tal... hahaha jocolor mas assim,
Quando você diz para completar o óleo, é o óleo do motor? Ou tem algum fluido para a embreagem/marcha e eu to de bobeira? Suspect
Indicam alguma marca específica? é aconselhável trocar o óleo todo ou só completar misturando com o que veio da fábrica, visto que a moto tá com 60km agora e já ta com essa treta... Evil or Very Mad

Agradeço desde já!
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Ter Out 19, 2010 11:23 am

Olá, Ghost

É realmente o óleo do motor, que lubrifica as partes móveis do motor (pistão, biela, árvore de manivelas, árvore de comando, balancins e válvulas) e também a embreagem (que nas nossas motos e na maioria delas é em banho de óleo) e a transmissão (as engrenagens do câmbio). Especificamente nas dafra, também o balanceiro.

O nível de óleo baixo vai causar problemas em todos esses componentes, sem contar o aquecimento excessivo do motor, resultando em menor vida útil.

Você pode simplesmente completar. Para que fique bem claro e você não coloque um excesso de óleo no motor, siga exatamente o processo de medição de nível de óleo recomendado no manual do proprietário.

Se o nível estiver apenas tocando a ponta da vareta, pode colocar até 400 ml de óleo. Se estiver na metade da faixa quadriculada da vareta, uns 200 ml são suficientes.

Normalmente, adicionar 250 ml já permitirão um funcionamento normal de seu motor e câmbio, é até bom não passar disso para não ter problemas na revisão.

E se prepare para brigar, porque quando fiz a revisão dos 6 mil km na concessionária, o mecânico mediu errado (com a moto parada) na minha frente e disse que o motor estava com excesso de óleo, querendo invalidar a garantia.

Tive que executar e ensinar para ele o procedimento correto de acordo mostrando para ele o manual do proprietário, nunca mais levei minha moto em concessionária e ela nunca deu problemas de motor. Já está com 15500 km, 12 mil só com "excesso" de óleo.

Um abraço,

Jeff

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Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  wandao.a em Ter Out 19, 2010 11:33 am

jeff escreveu:... o mecânico mediu errado (com a moto parada) na minha frente e disse que o motor estava com excesso de óleo, querendo invalidar a garantia.
Jeff

O mecânico querendo discutir com o guru. Very Happy

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Ter Out 19, 2010 11:51 am

Guru Kananga Iandanga.... lol!

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Cassius em Ter Out 19, 2010 11:56 am

Caraca, é facil assim arrumar emprego de mecânico?
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Ter Out 19, 2010 12:01 pm

É que todo mecânico aprende a mexer em moto pela cartilha da Honda/Yamaha. E quando pega um motor diferente, não sabe lidar com as diferenças.

É só olhar para nosso motor com balanceiro que fica visível que ali dentro cabe mais óleo, então não pode ser apenas 1 litro.

Mas, como dizem os mexânicos, "eu sempre fiz assim..."

Um abraço,

Jeff

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Cassius em Ter Out 19, 2010 12:29 pm

Bom, como falei antes, eu sou bem leigo...
Existe algum lugar no Rio de Janeiro com um curso de mecanica basica de motos? Question
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Ter Out 19, 2010 12:52 pm

Se o Will ou o Fuzzy não se manifestarem, cutuca eles com uma MP. Very Happy

Um abraço,

Jeff

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Dan Floripa em Ter Out 19, 2010 2:21 pm

Ghost The Rider!!! escreveu:Bom, como falei antes, eu sou bem leigo...
Existe algum lugar no Rio de Janeiro com um curso de mecanica basica de motos? Question

Dá uma olhada no site do SENAI da sua Cidade veja a unidade mais próxima, tem cursos de qualificação profissional, mecânica de motocicletas, aqui em Floripa o curso está em torno de R$700,00/750,00.

Dan.

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Cassius em Ter Out 19, 2010 3:17 pm

é, eu ja olhei, mas o problema é que aqui só tem a opção de segunda a sexta manha/tarde... e ou eu faço o curso ou trabalho para pagá-lo... então...
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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Dan Floripa em Ter Out 19, 2010 3:25 pm

Ghost The Rider!!! escreveu:é, eu ja olhei, mas o problema é que aqui só tem a opção de segunda a sexta manha/tarde... e ou eu faço o curso ou trabalho para pagá-lo... então...


Certo Ghost, mas na internet tem muito material sobre mecânica para download (esse site tem muito material bom: www.manuais de motos.com.br) tem vídeos no yotube que ajudam a conhecer o motor, como funciona etc... o problema é ter que ficar garimpando o que presta.

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Ter Out 19, 2010 3:38 pm

vi uma propaganda de um curso de mecânica em dvd.

não sei se é bom, mas para quem está querendo aprender apenas o básico deve ser mais que suficiente.

são 7 dvds e 3 apostilas, mas é salgado, 280 reais... mas conhecimento nunca é demais.

segue o link:

http://www.escolauniao.com/produtoinfo.php?id=22

um abraço,

jeff
PS: caso compre, diga pra gente como eles ensinam a medir o nível de óleo das motos ....




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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Cássio Fernandes em Dom Dez 05, 2010 9:17 am

Aviso sobre o óleo do pessoal que compra moto dafra aqui em goiânia (principalmente na loja da av. anhanguera - Campinas).
O mecanico de lá deve ter colocado miseráveis 500 ml de óleo na minha motoca, fui na oficina aqui perto de casa e resolvi trocar o oleo, já que não sabia se era mineral ou sintetico (segurança apenas), o cara tirou 300 ml de dentro do meu motor, não acho que um motor novo, sem vazamentos possa ter queimado 700 ml de oleo, coloquei 1 litro e 250 ml e ficou perfeita a motoca (até o aquecimento sumiu de vez), cuidado porquê eles entregam uma folha (você assina outra via que fica com eles), dizendo que quanto ao óleo a responsabilidade é do proprietario, ou seja, se fundir o motor por falta de óleo, problema é de quem comprou.

Na revisão dos 1 mil km vou querer o 1/2 litro de oleo que eles deixaram de colocar, ai vai rolar procon, justiça, o que for, mas eu quero Twisted Evil

Sacanagem demais desse mecânico...

Abraços

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Re: Solução do problema da troca de marchas

Mensagem  Ill be back em Dom Dez 05, 2010 9:40 am

cassiolps escreveu:Aviso sobre o óleo do pessoal que compra moto dafra aqui em goiânia (principalmente na loja da av. anhanguera - Campinas).
O mecanico de lá deve ter colocado miseráveis 500 ml de óleo na minha motoca, fui na oficina aqui perto de casa e resolvi trocar o oleo, já que não sabia se era mineral ou sintetico (segurança apenas), o cara tirou 300 ml de dentro do meu motor, não acho que um motor novo, sem vazamentos possa ter queimado 700 ml de oleo, coloquei 1 litro e 250 ml e ficou perfeita a motoca (até o aquecimento sumiu de vez), cuidado porquê eles entregam uma folha (você assina outra via que fica com eles), dizendo que quanto ao óleo a responsabilidade é do proprietario, ou seja, se fundir o motor por falta de óleo, problema é de quem comprou.

Na revisão dos 1 mil km vou querer o 1/2 litro de oleo que eles deixaram de colocar, ai vai rolar procon, justiça, o que for, mas eu quero Twisted Evil

Sacanagem demais desse mecânico...

Abraços


Estes 500ml (de óleo) ou menos ia destruir o seu motor.

Ainda bem que você verificou a tempo. Tome cuidado com o nível do óleo e ponha sempre 10% a 20% a mais para se prevenir de uma possível baixa do nível.

Quando “arriar” o óleo da próxima vez verifique a quantidade que saiu do motor, é fácil de verificar, ponha em uma embalagem de óleo usada e veja se ouve consumo, se o óleo baixa.

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Re: Solução do problema da troca de marchas

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