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Limpeza de carburador

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Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Sex Jun 25, 2010 11:33 am

Olá pessoal!, vou mostrar como é simples limpar um carburador, façam esse serviço em local aberto, ventilado e longe de fagulhas, gasolina é toxica e inflamável. As imagens ficaram um pouco tremidas ou desfocadas por causa do estabilizador de imgem da máquina está com mal de Parkinson, espero que gostem:



Feche a torneira do combustível e solte a mangueira do combustível



solte o cabo do afogador.


solte os parafusos que fixam o carburador no coletor.



solte a abraçadeira que fixa o carburador a caixa do filtro de ar.



Drene a gasolina da cuba do carburador, feche-o apos a drenagem.



Solte o parafuso que fixa o carburdor ao coletor.



Solte o cabo do sistema ecco



Solte e remova o pistonete



Aqui vemos o pistonete removido, repare nessa ranhura, é aqui que o parafuso da marcha lenta atua.



Aqui vemos os componentes do conjunto do pistonete: anel de vedação da tampa do pistonete, mola de retorno, pistonete e agulha. A trava da agulha deve estar na 3° ranhura.



Aqui vemos o carburador já removido, vamos desmontalo para análise e limpeza.



Iniciamos a desmontagem pela cuba.



Cuba removida, faça a análise quanto a desgaste/corrosão e limpeza.



Remova a tampa da bomba de aceleração, remova a mola e o diafragma.



aqui vemos o diafragma sendo removido, analise quanto a desgaste e faça a limpesa.



Cuba com diafragma removido.



Remova o parafuso de passagem de combustível e inspecione e limpe



Aqui vemos a tampa sem o parafuso de passagem, cuidado para não perder a esfera que tem aqui dentro, é ela que controla a passagem de combustível.



Agora vamos para o corpo do carburador, iniciamos com a remoção dos giclês com uma chave de fenda.



Aqui já com os giclês removidos. Para limpar os gicles use ar comprimido (nunca use arames para limpar os gicles, pois pode arranha-lo por dentro e consequentemente perdendo sua medida).



Aqui os 2 giclês O maior é o giclê da alta e seu difusor, o menor é o giclê de baixa.



Esse aqui é o parafuso da mistura: parafuso, mola arruela e anel de vedação (não é nessessário mexer nele em uma limpeza). Caso o remova, instale-o no lugar e parafuse até o final sem apertar, apenas encoste-o no final e abra 2 voltas.



Aqui a remoção do conjunto bóia e válvula.



Aqui o conjunto removido.



Aqui o corpo do carburador sem seus componentes.

Para montar o carburador, basta seguir a ordem inversa.





Na montagem teste o retorno da válvula da bóia e sua estanquiedade (basta colocar o carburador em posição normal de trabalho (em pé), com o dedo levante a bóia, e sopre pela mangueira de combustível, não poderá passar ar.



Analize o O-ring de vedação carburador/coletor para evitar entrada de ar falsa, troque se nessessário.
Após a montagem e instalação do carburador, abra a torneira da gasolina,e veja se á vazamentos.

Para regular mistura ar/combustível: 1° ligue o motor, deixe aquecer +ou- 5 minutos, baixe a lenta +ou-
1100/1200RPM e vá fechando o parafuso da mistura até o motor morrer, depois abra de 1 volta e meia a 2 voltas o parafuso da mistura, feito isso, ligue o motor e regule a lenta 1400/1500RPM.
No caso de você ligar a moto após a limpeza do carburador,e o motor ficar acelerado, desligue, remova o pistonete, e instale-o com a ranhura da base do pistonete virada para o parafuso de regulagem da marcha lenta(voltada para o lado direito).

Abraço!

Dan.



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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Convidad em Sex Jun 25, 2010 8:11 pm

Amigo. Parabéns.

Ficou muito bom o seu tutorial de limpeza do carburador PZ 27 (se não me engano).

Este carburador é muito “parecido" com o carburador das antigas CG modelo de 1994 ate o modelo 1999. A diferença é que o da CG é o modelo PD e não PZ.

O amigo só esqueceu de dois detalhes:

Regular a altura da agulha no pistonete (são basicamente 5 a 6 “ranhuras”) muda radicalmente a quantidade de combustível consumida pela moto, e sua regulagem e consumo.

Regular a altura da bóia/agulha de vedação (existe uma altura padrão, fora da altura do “nível na “cuba” a moto fica com reação mais lenta ou mais rápida, alem de “afogar” com muita freqüência.

Mota: A Honda abandonou o sistema “ECCO” desenvolvida por ela mesma e parece que não usa este sistema desde o modelo 1999.O sistema “ECCO” é uma bomba auxiliar que “injeta” gasolina a mais em toda aceleração( ex. se você acelerar a moto parada 5 vezes ela vai injetar 5 vazes gasolina pura no coletor.

Muito bom o seu tutorial.merece um (+)


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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Sex Jun 25, 2010 8:59 pm

affonso escreveu:Amigo. Parabéns.

Ficou muito bom o seu tutorial de limpeza do carburador PZ 27 (se não me engano).

Este carburador é muito “parecido" com o carburador das antigas CG modelo de 1994 ate o modelo 1999. A diferença é que o da CG é o modelo PD e não PZ.

O amigo só esqueceu de dois detalhes:

Regular a altura da agulha no pistonete (são basicamente 5 a 6 “ranhuras”) muda radicalmente a quantidade de combustível consumida pela moto, e sua regulagem e consumo.

Regular a altura da bóia/agulha de vedação (existe uma altura padrão, fora da altura do “nível na “cuba” a moto fica com reação mais lenta ou mais rápida, alem de “afogar” com muita freqüência.

Mota: A Honda abandonou o sistema “ECCO” desenvolvida por ela mesma e parece que não usa este sistema desde o modelo 1999.O sistema “ECCO” é uma bomba auxiliar que “injeta” gasolina a mais em toda aceleração( ex. se você acelerar a moto parada 5 vezes ela vai injetar 5 vazes gasolina pura no coletor.

Muito bom o seu tutorial.merece um (+)


Valeu Affonso!!
Foi falha minha esquecer de botar sobre a bóia, botei apenas sobre a estanquiedade, porém sobre a agulha (do pistonete) postei que atrava deve ficar na 3° ranhura (posição original de fábrica). Estou esperando chegar o reparo de um carburador a vácuo, para postar também.

Abraço!

Dan!

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Convidad em Sab Jun 26, 2010 2:09 pm

Amigo.

O carburador a vácuo é diferente, e o reparo também.

No carburador a vácuo quem “levanta” o pistonete é uma membrana de borracha que funciona com o vácuo do próprio carburador, dando assim uma resposta mais precisa do que o carburador mecânico onde quem move o pistonete é o cabo de aço, e só depois é que o carburador “reage” ao movimento do pistonete/agulha.

Os carburadores a vácuo são muito superiores aos carburadores mecânicos. Existe modelos que podem equipar (opcional) as Speed 150cc e dão um desempenho, economia e precisão muito maior.São os modelos que equipam as Honda com carburador a vácuo, a CG 150 esporte, por exemplo.

Ainda não “vi” nenhuma Speed com carburador a vácuo, mais acredito que colocando um carburador a vácuo o desempenho, e a potencia da moto deve melhorar bastante.

Nota. Já “vi” algumas CG 150 com carburador de twister (250) a vácuo e o motor ficou um “mostro” de bom, só tem de “encontrar” uma nova medida dos giclês.


Boa sorte.

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Sab Jun 26, 2010 3:51 pm

affonso escreveu:Amigo.

O carburador a vácuo é diferente, e o reparo também.

No carburador a vácuo quem “levanta” o pistonete é uma membrana de borracha que funciona com o vácuo do próprio carburador, dando assim uma resposta mais precisa do que o carburador mecânico onde quem move o pistonete é o cabo de aço, e só depois é que o carburador “reage” ao movimento do pistonete/agulha.

Os carburadores a vácuo são muito superiores aos carburadores mecânicos. Existe modelos que podem equipar (opcional) as Speed 150cc e dão um desempenho, economia e precisão muito maior.São os modelos que equipam as Honda com carburador a vácuo, a CG 150 esporte, por exemplo.

Ainda não “vi” nenhuma Speed com carburador a vácuo, mais acredito que colocando um carburador a vácuo o desempenho, e a potencia da moto deve melhorar bastante.

Nota. Já “vi” algumas CG 150 com carburador de twister (250) a vácuo e o motor ficou um “mostro” de bom, só tem de “encontrar” uma nova medida dos giclês.


Boa sorte.

Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Convidad em Dom Jun 27, 2010 10:08 am

Nossa meu amigo, você esta com uma preciosidade na não, o carburador da CG esporte é o que há de melhor para deixar a moto boa, rápida, econômica, com regulagem estável e andando muito.

Só tem um probleminha, Existe o carburador ORIGINAL (de boa qualidade) e o de origem Asiática (digo “origem asiática” porque tem pessoas que não gosta de ouvir que a moto e suas peças é chinesa). Tenho um grande amigo que esta “preparando” uma XL-R 200cc para trilhas. O carburador das primeiras XLR era mecânico e colocou o carburador a vácuo “genérico” chinês, vagabundo, a moto ficou MUITO pior, alem de não pegar uma boa regulagem nunca. Ele comprou um carburador ORIGINAL (de Twister, usado, mais de boa procedência) colocou um reparo novo e a moto esta muito boa (moto de competição).

Nota 01. Segue abaixo um texto que pequei na internet.....mais precisamente no fórum... WWW.pequenasnotaveis.com.br ..... O texto acima NÃO é meu, retirei e os créditos são todos do fórum WWW.pequenasnotaveis.com.br (http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=2410.0)

Nota 02. Não vou nem falar da procedência, pois sei que o amigo comprou um de boa procedência, original novo (uma fortuna $$), original usado de boa procedência ou um “paralelo”, “genérico” (espero que não seja esta ultima opção).

Estamos todos curiosos para ver o bom resultado final. Post o mais rápido possível, se possível, com fotos e preços.

........................................................................................................................................................................................
No carburador comum não há borboleta e a subida do pistonete e conseqüente abertura da passagem do ar é feita diretamente pelo cabo ligado no pistonete...

No carburador a vácuo o pistonete é ligado a um diafragma somente. Na boca do carburador tem uma passagem de ar que com o fluxo presuriza o diafragma e este levanta o pistonete. O controle da abertura é por borboleta...

Nessa figura:

+ 10: borboleta
+ 03: pistonete
+ 02: diafragma




Nessa figura:

+ 04: diafragma
+ embaixo dele um pistonete flat slide



........................................................................................................................................................................................

Very Happy Smile Very Happy

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Whootdf em Ter Jun 29, 2010 6:04 pm

Dan,
Quando chega esse reparo?
Quero ver como fica!

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Sex Jul 09, 2010 11:16 am

Whootdf escreveu:Dan,
Quando chega esse reparo?
Quero ver como fica!

Já era para estar em minhas mãos, mas ainda estou no aguardo...

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Convidad em Seg Jul 12, 2010 12:04 pm

Estamos todos aguardando !!!


Affonso

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Magdiel em Seg Jul 12, 2010 11:19 pm

Olá Dan...
... queria um ajuda sobre como regular a mistura de ar/combustível!!!
Havia pedido ao mecânico pra deixar a motoka mais econômica, porem ela não estava passando de 100 Km, então voltei na oficina e pedi pro mesmo regular novamente. Ele mexeu no pistonete e disse que deixou como tava antes, quando a moto está quente fica blz, mas depois que esfria ela tá demorando pra pega... queria saber se mexendo na mistura de ar isso pode melhorar e como devo fazer!!!

abçs

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Ter Jul 13, 2010 9:12 am

Magdiel escreveu:Olá Dan...
... queria um ajuda sobre como regular a mistura de ar/combustível!!!
Havia pedido ao mecânico pra deixar a motoka mais econômica, porem ela não estava passando de 100 Km, então voltei na oficina e pedi pro mesmo regular novamente. Ele mexeu no pistonete e disse que deixou como tava antes, quando a moto está quente fica blz, mas depois que esfria ela tá demorando pra pega... queria saber se mexendo na mistura de ar isso pode melhorar e como devo fazer!!!

abçs

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Olá MAgdiel!

Você liga a moto com o afogador acionado? No inverno é normal usar afogador para partida a frio, tente usar o afogador que deve facilitar a partida a frio.


1° Olhe a vela, ela sempre dá a resposta de como a mistura está, se o eletrodo estiver esbranquiçado é sinal de mistura pobre, se o eletrodo estiver marrom (cor parecida com a de tijolo) mistura correta e se o eletrodo estiver preto mistura está muito rica.


Para regular a mistura ar/combustível 1° aqueça o motor (uns 10 min. na lenta já é o suficiente), 2° baixe a lenta até cerca de 1100/1200 (baixe a lenta de modo que o motor funcione sem morrer), 3° com o motor ligado, vá fechando (apertando) o parafuso da mistura até o motor morrer (tem que ser sem força para não danificar a vedação do parafuso da mistura), 4° abra o parafuso da mistura 2 voltas, pronto regulagem feita!
Se caso você regule a mistura e depois de uns dias você olhe a vela e ver que a mistura está pobre (eletrodo esbranquiçado) abra o parafuso da mistura cerca de 1/4 ou 1/2 volta, se a mistura estiver rica (eletrodo preto) feche o parafuso da mistura cerca de 1/4 ou 1/2 volta, faça isso até que chegue a mistura correta.

Abraço!

Dan.

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Convidad em Ter Jul 13, 2010 11:50 am

Dan Floripa escreveu:

Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo

Estamos todos aguardando o teste do seu carburador a vácuo de CG 150 esporte.

Acredito que vai dar um “UP” muito bom.


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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Ter Jul 13, 2010 2:25 pm

affonso escreveu:
Dan Floripa escreveu:

Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo

Estamos todos aguardando o teste do seu carburador a vácuo de CG 150 esporte.

Acredito que vai dar um “UP” muito bom.


Estou esperando o giclê de baixa (muito difícil de achar), mas não vou botar só o carburador, vou colocar mais umas peças no motor/moto resalto bravo WGK, vou botar + 1 disco de freio dianteiro e um traseiro, só esperando entrar o $$ para fazer essas alterações.

Dan.

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Magdiel em Ter Jul 13, 2010 10:15 pm

Olá Dan... fiz conforme você falou, mas acho que fiz errado, pois não entendi se devo fechar todo o parafuso de ar e depois abrir duas volta ou se devo fechar até a moto morrer e apartir desse ponto ai sim abrir duas ou três voltas???

Obs: Liguei a GERUSA pela manhã e deixei-a ligada por 10 minutos e depois baixei a rotação da lenta, deixei bem baixa (tipo... quase morrendo) ai fui fechando o parafuso do ar, mas quando a moto morreu eu continuei fechando a té o fim e depois abri quase três volta, na hora ficou bom... aumentei um pouquinho a rotação da lenta e fui embora, porém na hora de vir embora foi difícil liga-lá com o motor frio (Curitiba 7ºc), mesmo puxando o afogador... e depois que ligou ficou boa de novo, acho que o problema está sendo na explosão inicial... oque você acha???

abçs

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Qua Jul 14, 2010 8:27 am

Magdiel escreveu:Olá Dan... fiz conforme você falou, mas acho que fiz errado, pois não entendi se devo fechar todo o parafuso de ar e depois abrir duas volta ou se devo fechar até a moto morrer e apartir desse ponto ai sim abrir duas ou três voltas???

Obs: Liguei a GERUSA pela manhã e deixei-a ligada por 10 minutos e depois baixei a rotação da lenta, deixei bem baixa (tipo... quase morrendo) ai fui fechando o parafuso do ar, mas quando a moto morreu eu continuei fechando a té o fim e depois abri quase três volta, na hora ficou bom... aumentei um pouquinho a rotação da lenta e fui embora, porém na hora de vir embora foi difícil liga-lá com o motor frio (Curitiba 7ºc), mesmo puxando o afogador... e depois que ligou ficou boa de novo, acho que o problema está sendo na explosão inicial... oque você acha???

abçs

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Olá Magdiel!

Seria até o motor morrer, mas para não ter que fazer tudo de novo abra 1/2 voltar no parafuso da mistura e teste, se ficar bom deixe assim, se não abra + 1/4 ou 1/2 volta até achar o ponto.

Lembre-se de depois de acertar a mistura rodar uns dias com a moto, dar uma olhada na vela para saber como a mistura está. (minha moto está com 3 3/4 voltas pois está sem o redutor de admissão).

Abraço.

Dan.

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Magdiel em Qua Jul 14, 2010 9:54 pm

Pois é Dan, na verdade fiz o processo novamente e hoje ao sair do trabalho a Gerusa pegou normalmente (Puxeio o afogador um pouco...ñ até o final) tá frio pra caralh... aqui em Curitiba!!!

Obs: Depois que a moto morreu eu abri 3,5 voltas e deixei a lenta numa rotação baixa, não gosto da lenta acelerada e mesmo assim ficou boa... valeu mesmo pela dica, vamos ver amanhã cedo... parece que vai tá uns 3° aki em Curita!!!

abçs

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Dan Floripa em Qui Jul 15, 2010 8:33 am

Magdiel escreveu:Pois é Dan, na verdade fiz o processo novamente e hoje ao sair do trabalho a Gerusa pegou normalmente (Puxeio o afogador um pouco...ñ até o final) tá frio pra caralh... aqui em Curitiba!!!

Obs: Depois que a moto morreu eu abri 3,5 voltas e deixei a lenta numa rotação baixa, não gosto da lenta acelerada e mesmo assim ficou boa... valeu mesmo pela dica, vamos ver amanhã cedo... parece que vai tá uns 3° aki em Curita!!!

abçs

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Olá Magdiel!

Sei muito bem como é o frio por aí, tenho parentes que moram em São José dos Pinhais, aqui onde moro em São José tem feito temperaturas entre 05° e 09° pela manhã, e a minha pega de primeira, mas uso o afogador para não ficar forçando o arranque.
Não esqueça de dar uma olhada na vela depois de uns dias para ver se a mistura está boa.

Abraço!

Dan.

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Magdiel em Qui Jul 15, 2010 10:52 pm

Olá Dan... hoje foi um parto pra danada pega, tô achando que o mecânico mexeu em alguma outra coisa no carbura que deixou a partida complicada, ou o pistonete está mau regulado.
Não sei se deveria ter trocado a vela também!!!
E se eu abrir mais o ar, tipo umas 5 voltas, isso vai aumentar o consumo, ñ é???

att

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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  nego em Sex Jul 16, 2010 12:15 am

Olá Magdiel desculpe não ter te dado este toque antes, sabe comé o caso aqui tava meio complicado, más vamos lá depois que você ligar a moto e ela já estiver com o motor quente, estabilize a lenta entre o minimo e o maximo do manual( 1.200+- 1400 rpms) então vá no atuador de mistura( o parafuso embaixo do carburador)vá fexando ou abrindo de maneira que consigas a melhor lenta a mais estavel, se ficou acima da maxima regule o parafuso da lenta e idem se o contrário acontecer, é assim que achamos o melhor ajuste, creio que o Dan também concorde. Qualquer dúvida dê um toque , espero ter ajudado.
José Luiz.

nego
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Re: Limpeza de carburador

Mensagem  Magdiel em Sab Jul 17, 2010 5:06 pm

Olá Nego e Dan... hoje retirei o Pistonete para dar uma olhada, a agulha do mesmo tem 5 ranhuras e estava travada na 4ª ranhunha... achei que estava uma mistura pobre e talves por isso a dificuldade de achar uma lenta estável, agora coloquei na 3ª ranhura e continuarei testando.
Gostaria de saber a opinião de vocês que são mais experientes!!!

att

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