FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Dificuldade de partida e regulagem do carburador pode ser causada por válvula queimada.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dificuldade de partida e regulagem do carburador pode ser causada por válvula queimada.

Mensagem  Adam em Sab Dez 11, 2010 4:43 pm

O meu colega de trabalho vinha reclamando a tempos q a titan dele estava vazando gasolina pelo suspiro, fora a dificuldade de fazer a moto pegar(partida elétrica), se não pegasse até na segunda tentativa, ai só no tranco mesmo! ele levou no mecanico, q limpou o carburador e nada! desmontou isso e aquilo trocou varias peças e nada! enfim ele levou a um mecanico de confiança(não sei porque ele não levou primeiro em um mecanico de confiança, devia ser o preço!rsrs), mas ai se constatou q tinha uma valvula queimada, por isso a dificuldade em pegar e de se regular o carburador! ele disse q mesmo com a valvula queimada ele não percebeu falta de força

mas esta ai a dica!
aproveitem!!!!

Última edição por Adam em Dom Dez 12, 2010 6:49 am, editado 1 vez(es)
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Moto : Kansas 150cc

Re: Dificuldade de partida e regulagem do carburador pode ser causada por válvula queimada.

Mensagem  Familia em Sab Dez 11, 2010 7:17 pm

Pelo que entendi o problema de vazamento era no suspiro do carburador, me corrija se eu pensei errado, mas neste caso um problema nao tem nada a ver com o outro, pois o relato foi que o defeito era a valvula queimada, se bem entendi me corrija se errei novamente, a valvula em questão e no motor, se este reamente era o problema a moto teria perdido força e torque que seria facilmente notado pelo dono da moto.

Se estava fazando pelo suspiro o problema com certeza estava relacionado a boia do carburador, ela poderia estar desregulada ou ate mesmo estragada, e nao estava com o nivel correto ja que nao estava no nivel correto o combustivel sobe e começa a pingar pelo suspiro, se o problema era a boia ele pode ter consertado e alegou outro defeito para cobrar um pouco mais, pois se trata de motor e quando envolve motor os mecanicos costumam cobrar mais caro.

Como eu disse posso ate estar errado em tudo o que eu disse, vou depois conversar com amigos e mecanicos para saber se este tipo de problema e possivel, pois eu nunca ouvi falar nesta relação de peças e defeitos.
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 660
Moto : Super 50cc

Re: Dificuldade de partida e regulagem do carburador pode ser causada por válvula queimada.

Mensagem  Ill be back em Sab Dez 11, 2010 7:39 pm

Concordo com o ponto de vista do amigo ”família”. “Válvula queimada” é um defeito e vazando combustível pelo suspiro é outro defeito totalmente diferente.

Vazando combustível pelo suspiro é quando a boia de nível da gasolina não fecha no nível certo, da excesso de gasolina e derrama gasolina para fora. E só trocar o reparo do carburador e regular novamente, ou apenas limpar (pode ser um pequeno sujo que entope a “agulha”) e regular novamente. O kit de repara dos carburadores de CG são bons e baratos.

Já válvula “queimada” é um defeito mecânico bem mais grave que atinge a válvula de escape.

É bom ver com seu amigo o que realmente esta acontecendo para providenciar uma solução adequada.
Na duvida.....procure um bom mecânico....siga a dica de motociclistas mais antigos.

. ... . .. . .. . . ... . ... ..... . . .. ... . ... .. . .. . . .. . . .. . .. .   .
. .. . ... .. . .. .... .. .. .. .  .. .. . .. .. .  .. . .. .. . .. . .. .. . . ..

. ... ..  . ... .. .. .. .. .. .. .. ... ... .. . .. .. ... .. ... .. .
. .. ... .... . ...   .. . .. .. ... . . ... . .. ..   . . .. . .. .. ... . ... . . .
Very Happy
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 216
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  jeff em Sab Dez 11, 2010 7:52 pm

Pelo que entendi, o vazamento do suspiro/respiro foi só o início da história.

O que o Adam está contando pra gente é que graças a ter levado a moto para reparar o vazamento pelo respiro, um mecânico experiente teve dificuldade para regular o carburador e descobriu que a causa da impossibilidade de regulagem e da dificuldade de partida daquela moto era causada pela válvula queimada, que não apresentava sintomas evidentes.

Ou seja, a dica é:

Dificuldade de partida pode ser causada por válvula queimada, sem que se perceba falta de desempenho significativa do motor.

PS: As causas de queima de válvula são abertura de furos no escapamento e trabalho do motor acima do regime ideal de rotações por tempo prolongado, levando ao superaquecimento.

Um abraço,

Jeff
PS2: Ahhh, agora relendo o nome do tópico percebi o erro. Não é isso não, Adam. Foi só uma coincidência que possibilitou a descoberta de um problema maior. Mas vale a dica, apenas peço que corrija o nome do tópico para evitar que esse engano se perpetue. Sugiro: Dificuldade de partida e regulagem do carburador pode ser causada por válvula queimada.

É uma possibilidade a ser considerada, desde que o mecânico seja de confiança e não esteja querendo "valorizar" o serviço, como o Família falou.

Um abraço,

Eu de novo

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  Familia em Sab Dez 11, 2010 8:08 pm

jeff escreveu:Pelo que entendi, o vaz...

Vou lhes contar uma breve historia que envolve mecanicos "experientes" aqui na rua onde moro tem um rapaz que tem uma yamaha ybr, certo dia deu um pequeno problema nela, a moto pra ligar tinha que acionar o afogador e se fosse dia de cruva ele logo vinha aqui em casa pra pedir uma moto emprestada, ele levou a moto a 3 mecanicos experientes que relacionaram os seguintes problemas dois disseram que era a bateria, ele colocou uma bateria de um amigo e continuou o problema, 1 disse que era problema eletrico, este ainda fez o suposto serviço e continuou na mesma a moto, o bom e que o meu amigo se recusou a pagar pelo servico, mais ai depois este mesmo mecaico disse que o problema era valvula presa, foi constatado que nao tinha nada a ver depois, so que depois os 3 mecanicos disseram que o problema era o carburador, o resultado foi que um deles fez o tal serviço do carburador e a moto continuou na mesma.

Depois de muito procurar solução ele bateu em minha porta, perguntando se eu teria alguma ideia, coloquei a moto dele na minha porta e peguei algumas ferramentas, retirei o carburador do lugar e comecei a desmontar, so que quando comecei a desmontar percebi que o pino do suspiro lateral do carburador dele estava sujo o que dava a entender que o carburador não havia sido limpo no tal serviço feito pelo mecanico, ai foi quando eu resolvi assobrar a mangueira do suspiro da cuba, saiu tipo uma graxa de dentro da mangueirinha, nem fui em frente coloquei o carburador no lugar de novo e dei a partida da moto, pegou na hora, resultado as vezes os mecanicos experientes que conhecemos tem tanta experiencia que nem se dão ao luxo de fazer o certo fazem do jeito que querem e se der certo deu.
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 660
Moto : Super 50cc

Mensagem  jeff em Sab Dez 11, 2010 8:28 pm

Familia,

Soube de uma história parecida sobre uma mirage 250. O dono vinha se batendo há um tempão e a moto volta e meia falhava e apagava no meio do trânsito. Nas autorizadas mexeram em tudo que foi possível na injeção eletrônica, trocaram sensor disso e daquilo, dias esperando peças, e a moto continuava com o problema.

O dono se encheu e a moto foi parar lá na oficina onde levo a minha. O pessoal nem precisou desmontar, constatou de cara que era apenas a mangueira de combustível que estava dobrada em um lugar escondido lá no quadro, não deixava passar gasolina suficiente. Devia ter sido a primeira coisa a ser verificada, mas os "técnicos treinados pela fábrica" iam de cara naquilo que haviam sido treinados a fazer.

Infelizmente, ninguém ensinou a eles um pouco de bom senso. Por ingenuidade, incompetência ou pura sacanagem o pessoal complica a vida dos clientes e acaba com a reputação de uma boa máquina.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Adam em Dom Dez 12, 2010 6:47 am

obrigado pelos pensamentos, vou corrigir sim, mas com relação a bóia, não era não, pois ele tambem trocou\regulou a bóia e nada de parar de vazar, ele fez tudo isso q vc´s disseram para parar de vazar combustivel, mas não parou de vazar, só se resolveu com o conserto\troca da valvula, ai sim parou de vazar, ou seja, de alguma forma(não sei qual) o problema na valvula, estava fazendo vazar gasolina pelo suspiro e não deixava dar regulagem e nem se resolveu trocando\regulando\limpando etc peças como bóia carburador e tudo mais ja dito sobre vazamento.
Com relação a valvula, não sei se estou certo, mas penso q a valvula devia, hora funcionar, hora não funcionar, ou funcionar de forma "errada"(não sei se isso é possivel!não sou mecanico), mas penso isso, pois hora a moto funcionava normalmente e pegava sem problemas, hora não! e tem uma correção! eu disse q ele não sentia falta de força, mas eu me equivoquei, ele sentia falta de força\potencia sim, porem, não era sempre, era só as vezes. Mas irei corrigir de qualquer forma. E a questão do mecanico te-lo enganado, ta descartada!
Desculpa pelos inconvenientes e obrigado pelos conheçimentos!

GRATO!
Adam
Forista
Forista

Mensagem  jeff em Seg Dez 13, 2010 10:38 am

Humm....

Será que não está havendo confusão entre a válvula do motor e a válvula da bóia do carburador?

A bóia do carburador aciona uma válvulazinha que fecha a passagem do combustível, e ela é substituível. Entretanto, ela nunca se queima.

Penso que a válvula do motor estivesse queimada e ao mesmo tempo a válvula da bóia estivesse desgastada. Ambas foram substituídas e, ao longo da explicação, parte da informação se perdeu e uma coisa foi confundida com outra.

Porque a válvula do motor atua em função dos tempos do motor, não tem relação nem comunicação com o carburador que possa causar esse problema.

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Dan Floripa em Seg Dez 13, 2010 10:44 am

Você está falando então da válvula estilete, também chamada agulha da bóia.
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4114
Moto : Speed 150cc

Mensagem  jeff em Seg Dez 13, 2010 11:23 am

Como agulha da bóia já ouvi falar, mas estilete acho que é de uso regional aí do sul. Mas é essa mesma.

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Dan Floripa em Seg Dez 13, 2010 11:33 am

Não Jeff, não é como chamamos aqui no sul, é o nome da peça mesmo!, pode procurar válvula estilete que você verá em um catálogo de peças, agulha da bóia fica mais fácil para o pessoal entender.

Dan.
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4114
Moto : Speed 150cc

Mensagem  Adam em Seg Dez 13, 2010 3:05 pm

jeff escreveu:Humm....

Será que não está havendo confusão entre a válvula do motor e a válvula da bóia do carburador?

A bóia do carburador aciona uma válvulazinha que fecha a passagem do combustível, e ela é substituível. Entretanto, ela nunca se queima.

Penso que a válvula do motor estivesse queimada e ao mesmo tempo a válvula da bóia estivesse desgastada. Ambas foram substituídas e, ao longo da explicação, parte da informação se perdeu e uma coisa foi confundida com outra.

Porque a válvula do motor atua em função dos tempos do motor, não tem relação nem comunicação com o carburador que possa causar esse problema.

Um abraço,

Jeff

pode ser isso, eu confesso q sou muito leigo com mecanica em geral, porem tenho certeza do q escutei do meu colega, mas vai q ele escutou ou entendeu errado do mecanico!rsrsr
Adam
Forista
Forista

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: