FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

CABO DO ACELERADOR QUEBROU!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CABO DO ACELERADOR QUEBROU!

Mensagem  Roch@ em Dom Jul 13, 2008 11:57 am

Caraca eu não acredito!!!!

O Cabo de acelerador da minha moto quebrou!!!!

A minha só tem 4 meses, 3500 KM rodados!

Quando o Veiga comentou sobre os cabos que ele trocava eu achei estranho, mas taí a situação, a minha o cabo rompeu no manete.

Veiga meu velho, isso é normal? não deveria suportar um longo período? O cabo original tende a durar mais que o genérico, se esse que é original rompeu, imagine o paralelo?

Ainda bem que a moto estava na garagem de casa.

MSN = rocha_racer@hotmail.com
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295
Moto : Speed 150cc

veiga

Mensagem  Veiga em Dom Jul 13, 2008 1:26 pm

amigo rocha

a minha ate agora nunc apartiu o cabo do acelerador, mas o da embraiagem, já é o 4º!

A moto está com 20 mil km!

Por isso adicionei ao equipamento da moto um alicate e dois cabos, assim nunca ficmaos apeados. 5 minutos e já está! Agora com o acelerador é mais complicado! Acho que voumandar vir um cabo para ficar de reserva

Um abraço

Veiga
Forista
Forista

Número de Mensagens : 143

veiga

Mensagem  Veiga em Dom Jul 13, 2008 1:29 pm

esqueci-me de dizer..

enquanto isso, a velhinha cg passou a barreira dos 100 mil e...os cabos sao os de origem!

lá está a diferença do valor que pagamos...

não podem querer que frango tenha sabor de lagosta pois nao? Very Happy Very Happy

Veiga
Forista
Forista

Número de Mensagens : 143

Re: CABO DO ACELERADOR QUEBROU!

Mensagem  rss_sis em Qui Jul 24, 2008 10:18 pm

Veiga escreveu:
não podem querer que frango tenha sabor de lagosta pois nao? Very Happy Very Happy

kkkkkkkkkkkk
essa foi boa!

Novato
Novato

Número de Mensagens : 41

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=9116683684492139014

Mensagem  adm-mg-2006 em Sex Set 12, 2008 5:39 pm

Roch, tudo bem?
Aconteceu uma coisa estranhíssima na quinta a noite. Eu acelerava a menina e estava uns 70 km/h de 4ª, qdo fui passar pra 5ª a manete do acelerador não funcionava mais. Parecia que o cabo tinha rompido. Consegui parar no acostamento com segurança e desliguei toda. Esperei uns 15 segundos, virei a chave na posição on e acionei a partida elétrica e o acelerador voltou a funcionar!
Comentei o fato com um colega do trampo e ele disse que isso nunca aconteceu na moto dele (Honda e outras marcas). Ele verificou o cabo onde termina (carburador) e ele me mostrou uma "barriga" no cabo que ele me disse que não pode ocorrer e a capa do cabo saindo do suporte do carburador.
Já ocorreu algo parecido com alguém do fórum?
Um abraço.
adm-mg-2006
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 77

Mensagem  jeff em Sex Set 12, 2008 5:56 pm

Adm,

Com quantos km está sua moto? Só vejo uma maneira disso acontecer, o cabo emperrando na capa por falta de lubrificação.

Aproveite para trocar por um cabo nacional e não deixe de lubrificá-lo a cada mês, no mínimo.

Mesmo que o comprimento seja um pouco diferente, só vai aumentar a "barriga" do cabo. Também não vai durar muito, mas não vai te deixar na mão desse jeito.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  adm-mg-2006 em Sex Set 12, 2008 6:46 pm

Minha menina já rodou 950 km e marquei a 1ª revisão para terça-feira. Vou informar os problemas (ou situações adversas) da motoca para a loja e ver se eles substituem alguma peça.
Mas só não entendi qdo vc disse "trocar o cabo por outro maior só que a barriga vai aumentar".
Outra coisa, sou mesmo marinheiro de primeiríssima viagem pois é tanta coisa que não pode deixar de fazer como: lubrificar isso, ajustar aquilo, etc. Nossa sou um zero a esquerda no quesito cuidados com manutenção. Vixe, vou bater muita cabeça... mas chego lá.
Um abraço.
adm-mg-2006
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 77

Mensagem  jeff em Sex Set 12, 2008 7:06 pm

Se o comprimento do cabo for um pouco maior, o cabo vai se encaixar e funcionar normalmente, apesar de a curvatura (barriga) ficar um pouco maior. Cabos mais curtos não são recomendáveis.

Eu lembro que os cabos (acelerador, embreagem e freio) da minha cg quebravam com frequencia irritante, mas nada na casa dos 1000 km.

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  tos3719 em Sab Set 13, 2008 1:34 pm

como lubrificar os cabos?

Forista
Forista

Número de Mensagens : 236

Mensagem  jeff em Sab Set 13, 2008 1:41 pm

Você pode usar spray lubrificante para cabos ou tipo WD-40 e similares aplicados nas extremidades da alma do cabo, no espaço livre entre ela e a capa.

Tem gente que prefere grafite em pó, mas faz muita sujeira e dá mais trabalho.

O ideal é soltar a ponta do punho (na CG era muito fácil, não acredito que tenha mudado na Speed), colocar o cabo em pé e pulverizar uma quantidade generosa usando o tubinho aplicador. Mas também dá para fazer sem soltar, o óleo é muito fluido e percorre o cabo.

Corrigindo:
Minha lembrança do cabo ser fácil de soltar se refere ao cabo da embreagem e do freio (eu sei, a Speed não usa).

O cabo do acelerador é mais complicado, tente lubrificar sem desmontar, só afrouxando para ter espaço livre entre a alma e o cabo.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Kvrao em Ter Set 22, 2009 10:05 am

a minha ja esta com 19.000 km e ja quebrou 2 vezes, a 1ª eu estava parado no sinal e quando o sinal abriu, só deu tempo eu arrancar e o cabo querbrou, coloquei o cabo da 150 e quebrou uns 2 meses depois o ultimo porenquanto esta demorando, agora ando com uma chave de venda direto, se quebrar aumento a aceleração e vou até a oficina mais proxima.
Kvrao
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 64

Mensagem  firefox em Qui Set 24, 2009 10:19 pm

O meu qubrou com 16.000km, quando acelerei amoto parou, levei pro acostamento, pra minha sorte tinha uma loja de peças de motos, bem perto, só tive q empurrar ate ela....
Só uma duvida: oq deve ser feito na hora q quebra um cabo de acelerador ou embreagem? Pra q vc n fique na mão, e consiga levar a moto ate um lugar pra efetuar a troca???

E ha alguma maneira de elevar o tempo de vida util desses cabos???..
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365

Mensagem  jeff em Qui Set 24, 2009 11:14 pm

Lubrificar o cabo ajuda a aumentar um pouco a duração, mas não faz milagre.

Existe o lubrificante em aerosol e o grafite em pó, um pouco mais difícil de aplicar e que faz mais sujeira, mas em compensação não atrai poeira.

O melhor mesmo é inspecionar os cabos periodicamente e providenciar a troca assim que perceber um dos arames se soltando.

Dica: o cabo da embreagem sempre se rompe dentro do manete, tem que afastar a cobertura de borracha para inspecionar. Os cabos do acelerador são mais difíceis de inspecionar, é uma boa programar a troca a cada 10 ou 15 mil km.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Fuzzy Logic em Sex Set 25, 2009 12:17 am

jeff escreveu:Lubrificar o cabo ajuda a aumentar um pouco a duração, mas não faz milagre.

Existe o lubrificante em aerosol e o grafite em pó, um pouco mais difícil de aplicar e que faz mais sujeira, mas em compensação não atrai poeira.

O melhor mesmo é inspecionar os cabos periodicamente e providenciar a troca assim que perceber um dos arames se soltando.

Dica: o cabo da embreagem sempre se rompe dentro do manete, tem que afastar a cobertura de borracha para inspecionar. Os cabos do acelerador são mais difíceis de inspecionar, é uma boa programar a troca a cada 10 ou 15 mil km.
Se não me engano também tem pó de grafite em aerosol, com aquele "canudinho" prolongador de aplicação e tudo!
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: