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FAROL COM LUZ AZUL

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  will_santana em Seg Nov 03, 2008 9:51 pm

não não

pode jogar no google e vai ver que é isso mesmo
por isso q eu achei esquisita essa corrente tão baixa

são correntes condizentes com alternadores de moto (13A carregam bem uma bateria de 7A e ainda alimenta o sistema todo da moto)

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  Fabio Pescador em Ter Nov 04, 2008 6:15 am

Fuzzy Logic escreveu:Ao invés de colocar duas baterias também pode colocar uma só com carga maior... No carro não fazemos isso?... Por exemplo, meu carro veio com bateria de 54A mas quando troquei coloquei de 70A devido ao som e ar-condicionado, só não coloquei maior porque não cabia no compartimento.

O problema da moto, diferente do carro, é que além de não poder trocar o alternador, as motos são obrigadas a andar sempre com as luzes ligadas. No carro, além de você poder colocar um alternador de maior capacidade, durante o dia, já que não se usa as luzes, as baterias carregam mais rápido.

Só lembrem que no uso de duas baterias, ao colocar em série, estará dobrando a tensão, e vai dar pau na moto, principalmente no CDI.

Eu acredito que numa moto com bateria de 7A você possa colocar até 14A que o alternador vai dar conta do recado.

Com um bom multímetro, achando de onde sai o fio do alternador na moto, e colocando o multímetro em série com este circuito neste ponto, será perfeitamente possível verificar a amperagem gerada... Só tem que ser um multímetro de 15A ou 20A, pois normalmente eles são de 10A, e nos carros o alternador gera entre 13A e 14A... Agora só não lembro se esta medição, no caso dos carros, é feita em marcha-lenta ou não.

Fuzzy, obviamente pode-se colocar uma bateria com uma amperagem maior, só tem 2 detalhes:
1- Saber se a nova bateria caberá no compartimento da moto.
2- Uma bateria para moto de 14A custa caro, e teria que tirar uma bateria nova da moto que acabaria perdendo.
Adotei o sistema de 2 baterias ligadas em PARALELO (neste tipo de ligação a tensão total será igual a tensão de uma bateria e a capacidade de corrente total será a soma das baterias ligadas em paralelo) e não em SÉRIE (neste tipo de ligação a tensão total será igual a soma das tensões das duas baterias e a capacidade de corrente total será igual a corrente de uma bateria ligada em série) pela simples razão de que com a segunda bateria gastei apenas R$ 60,00, e por se tratar de uma bateria bem pequena ela coube em cima da bateria original, ou seja, não tive que fazer nehuma adaptação, apenas ligar 2 fios.
Para quem não sabe qual a bateria que coloquei, segue foto:


Abraço
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Ter Nov 04, 2008 6:00 pm

Fabio Pescador escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:Ao invés de colocar duas baterias também pode colocar uma só com carga maior... No carro não fazemos isso?... Por exemplo, meu carro veio com bateria de 54A mas quando troquei coloquei de 70A devido ao som e ar-condicionado, só não coloquei maior porque não cabia no compartimento.

O problema da moto, diferente do carro, é que além de não poder trocar o alternador, as motos são obrigadas a andar sempre com as luzes ligadas. No carro, além de você poder colocar um alternador de maior capacidade, durante o dia, já que não se usa as luzes, as baterias carregam mais rápido.

Só lembrem que no uso de duas baterias, ao colocar em série, estará dobrando a tensão, e vai dar pau na moto, principalmente no CDI.

Eu acredito que numa moto com bateria de 7A você possa colocar até 14A que o alternador vai dar conta do recado.

Com um bom multímetro, achando de onde sai o fio do alternador na moto, e colocando o multímetro em série com este circuito neste ponto, será perfeitamente possível verificar a amperagem gerada... Só tem que ser um multímetro de 15A ou 20A, pois normalmente eles são de 10A, e nos carros o alternador gera entre 13A e 14A... Agora só não lembro se esta medição, no caso dos carros, é feita em marcha-lenta ou não.

Fuzzy, obviamente pode-se colocar uma bateria com uma amperagem maior, só tem 2 detalhes:
1- Saber se a nova bateria caberá no compartimento da moto.
2- Uma bateria para moto de 14A custa caro, e teria que tirar uma bateria nova da moto que acabaria perdendo.
Adotei o sistema de 2 baterias ligadas em PARALELO (neste tipo de ligação a tensão total será igual a tensão de uma bateria e a capacidade de corrente total será a soma das baterias ligadas em paralelo) e não em SÉRIE (neste tipo de ligação a tensão total será igual a soma das tensões das duas baterias e a capacidade de corrente total será igual a corrente de uma bateria ligada em série) pela simples razão de que com a segunda bateria gastei apenas R$ 60,00, e por se tratar de uma bateria bem pequena ela coube em cima da bateria original, ou seja, não tive que fazer nehuma adaptação, apenas ligar 2 fios.
Para quem não sabe qual a bateria que coloquei, segue foto:


Abraço

Fábio. Por curiosidade.

Essa segunda bateria é de qual amperagem?

Você confirmou a amperagem da bateria original da Laser?

No mercado existe baterias de 2,5 amperes que é da CG antiga (sem partida eletrica) no preço de R$30,00. Essa já não seria suficiente?

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  Marcelo Soares Calçada em Ter Nov 04, 2008 7:45 pm

Pessoal, não é só saber se a bateria cabe ou não no compratimento. Não é recomendável colocar a baterial de atravessada no compartimento. Se isso acontecer, pode ocorrer a perda da refrigeração do motor, uma vez que ela irá impedir a passagem de ar que vem de frente para refescar o motor, causando o superaquecimento.

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http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Qua Nov 05, 2008 4:44 pm

Olá galera.

Hoje fui verificar a bateria de minha Laser e vi que ela é de 4 ah da marca Route modelo YTX5L-BS que é muito fraca para a moto que temos. A Laser tem partida elétrica, 2 farois diant. e dua lanternas tras.

http://www.bateriasroute.com.br/aplicacoes_produto.php?idProduto=2

Por exemplo:

A Suzuki Burgman, com 1 farol diant., 1 lanterna tras. e partida eletrica, usa bateria de 6 ah.
A Yamaha Neo, com 2 farois diant., 1 lanterna tras. e partida elétrica, usa bateria de 7 ah.

A Laser deveria vir equipada com uma bateria de no minimo 7 ah.

Acho que para não termos dor de cabeça, devemos trocar a bateria por uma adequada a moto que é 7 ah, o problema que isso seria por conta do proprietário.

A Dafra deveria rever essa equivalencia, pois uma bateria de 4 ah tem um custo menor, mas será que é aquequada para esse produto??

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  will_santana em Qua Nov 05, 2008 6:23 pm

uma bateria de 7ah para nobreaks (msm d motos) custa entre 50 e 100 reais
entao não creio ser esse o impeditivo do preço pq a de 4ah não dever ser tao mais barato q isso

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sab Nov 08, 2008 4:22 pm

Olá turma.

Bem, para quem está tendo problemas de bateria fraca com eu, resolvir fazer uma adaptação.

A minha Laser está tendo problema de carregar a bateria, pois como é lei trafegar de luz baixa acessa e minhas lâmpadas são de 35w cada, o altenador não consegue carregar minha bateria.

Levei minha Laser para aferir a corrente, e estava tudo normal, até ligar a luz baixa. A alternativa era substituir pelas lâmpadas de 18w, mas como estou usando a luz super branca, não quiz tira-la e decidir criar uma opção para usala de dia sem comprometer a sua reposição de carga da beteria.

Instalei um interruptor que desativa uma das luzes baixa da Laser.

Assim, ao invez de sobrecarregar a bateria com 70w de luz baixa, eu apenos uso 35w de dia.

Depois eu posto as fotos do passo a passo.

Abraços

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  jeff em Dom Nov 09, 2008 9:30 am

Existe a possibilidade de um guarda te multar por farol "queimado" ou por alteração do sistema original da moto.

Verifique esse risco na sua cidade, algumas são mais rigorosas que outras na aplicação da lei.

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sex Nov 14, 2008 6:12 pm

jeff escreveu:Existe a possibilidade de um guarda te multar por farol "queimado" ou por alteração do sistema original da moto.

Verifique esse risco na sua cidade, algumas são mais rigorosas que outras na aplicação da lei.

Olá Jeff.

Acho que não deve ter problema, pois tem várias motos de grande porte que tem farol duplo, que acende apena um dos lados. Apropria Scooter garini MP3 usa esse esquema.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  jeff em Sex Nov 14, 2008 6:24 pm

A possibilidade é pequena, mesmo. Isso aqui é Brasil... por enquanto.

Porque do jeito que estão liquidando mais que Casas Bahia, daqui a pouco nós não vamos pagar nada, é tudo free, tá na hora, agora é free, vamos embora, dar lugar pros "gringo" entrar....lálálá

Esquenta não, é o meu remédio geriátrico fazendo efeito...

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sex Nov 14, 2008 6:42 pm

Olá turma.

Ai está as fotos do interruptor que istalei para o desligamento e acionamente de um dos farois.

Interruptor:


Carenagem do guidão já com o furo feito:


Carenagem do guidão já com o botão colocado:


Vista da parte frontal da carenagem desmontada já com o acesso a parte elétrica:


Carenagem desmontada:


Fiação do interrupto passando por dentro do chicote original:


Farol acesso com o interrupto desligado:


Foto da carenagem do guidão montada:


Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  Fabio Pescador em Sex Nov 21, 2008 10:45 am

Almeida, confesso que já tinha pensado na possibilidade de um interruptor para desligar uma das lâmpadas, pois em motos maiores esse recurso já é disponível de fábrica.
Porém havia pensado em um interruptor com 3 posições de modo que se conseguisse alternar o funcionamento das lãmpadas, hora com a esquerda acesa, hora com a direita, e a noite com as 2 ao mesmo tempo, pois com o passar do tempo tempo a tendência da lâmpada mais usada é ficar mais fraca que a outra.
Por enquanto minhas 2 baterias estão dando conta do recado assim como o alternador da Laser vem carregando-as normalmente, mesmo com as 2 lâmpadas ligadas.

Calçada, quanto à questão da ventilação o espaço é muito grande e a bateria só ocupa uns 5cm a mais na altura o que eu acredito não seja o suficiente para superaquecer o motor.
Fotos da bateria auxiliar na Laser:







Abraços
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sex Nov 21, 2008 4:47 pm

Olá Fábio.

Na verdade eu vou colocar um botão de 3 fases!

Mas depois que tomei essa medida, munca mais tive problema de bateria.

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  marcelo_rsb em Sex Nov 21, 2008 7:48 pm

Como irá funcionar esse botão de 3 fases?
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sab Nov 22, 2008 1:13 pm

Olá Marcelo.

Quero ver se encontro um botão que tenha tres estágios.

O primeiro ele desativa a luz direita.
A segunda desativa a luz esquerda
A terceira não desativa nenhum dos farois.

Assim eu posso escolher qaul farol eu quero deixar apagado.

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  marcelo_rsb em Sab Nov 22, 2008 9:32 pm

Facilmente vc encontrará em uma loja de componentes eletrônicos!
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Dom Nov 23, 2008 9:03 am

marcelo_rsb escreveu:Facilmente vc encontrará em uma loja de componentes eletrônicos!

Sim, vou ver na Santa Efigenia aqui em SP.

Depois eu postos as fotos.

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sex Fev 13, 2009 7:05 pm

mcaccia escreveu:m m, já estou com as lâmpadas, como vou fazer a revisão de 3.000 próxima semana vou trocar lá, já combinei com o mecânico. Pelo que me disseram vai ficar show, vou dar notícias, abraços.

Mcaccia.

Você já instalou as lampadas Motovision??

Poste o resultado e as fotos.

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  mcaccia em Dom Fev 22, 2009 6:41 pm

Fala mm,
coloquei sim, ficou show de bola, a iluminação melhorou muito e o visual é exatamente o que aparece no site da philips.
Depois posto as fotos.
Abraços.
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  m_m_almeida em Sex Fev 27, 2009 9:20 pm

mcaccia escreveu:Fala mm,
coloquei sim, ficou show de bola, a iluminação melhorou muito e o visual é exatamente o que aparece no site da philips.
Depois posto as fotos.
Abraços.

Olá Mcaccia.

Eu comprei as motovisions e já instalei!! Ficou muito bom!!

A minha Laser estava com as lampadas super-brancas, mas essa realmente é bem superior.

Abraços.

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  mcaccia em Seg Mar 02, 2009 6:29 pm

Isto mesmo MM, realmente ela é muito superior a original e com a vantagem de não sobrecarregar o sitema, pois ela também é de 35 w, além de ter um visual muito legal com sua cor laranja no farol e com uma iluminação super branca.
Vale a pena o investimento.
Hoje instalei sinaleiras trazeiras com leds, modelo arrow, ficou muito bacana, com um visual bem mais esportivo.
Abraços.
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  Paulo M. em Ter Abr 28, 2009 10:59 am

E aê pessoal!

Fui premiado com a queima do farol baixo das duas lâmpadas da Laser no mesmo dia, foi uma de manhã e a outra a tarde. Já andei em algumas lojas e tô notando a dificuldade em se achar as lâmpadas de 12V - 18W / 18W da Laser...
O pior é que já tô com a moto desmontada a dois dias em casa, porque achei que era só comprar a lâmpada nova e já era, mas não contava com a raridade desse tipo de lâmpada...
Na concessionária custa R$ 27,00 cada uma.. Shocked Shocked Shocked
Aí pensei em colocar uma tal de Motovision H4 que me ofereceram por R$ 50,00 o par(na Voli, pra quem conhece a loja...).

Minhas dúvidas:

1º - Se alguém aí usa essas lâmpadas, pode postar se está tendo algum stress, já que essas lâmpadas são de 35W?

2º - Basta colocar as lâmpadas e pronto, uma vez que elas são 12V, ou tem que ter outros componentes envolvidos?

Agradeço a colaboração!!!
Abraço!!

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  will_santana em Ter Abr 28, 2009 11:34 am

houve 1 "recall" logo no inicio da vida da laser justamente pra trocar as lampadas de 35 por lampadas de 18w pq a bateria nao dava conta

a conta eh simples 70w / 12v ~= 6A. Na melhor das hipoteses nossa bateria tem 7A
s considerar os 5w da lampada da lanterna traseira e os 2w da luz baixa, pior ainda
isso pq ainda nem falamos do motor (a bateria tah lah pra dar partida nele, neh...)
resultado, a noite a bateria ia pro saco num instante e a moto nao pegava nem com reza brava

NÃO troque. vai arrumar dor d cabeça

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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  Fuzzy Logic em Ter Abr 28, 2009 12:46 pm

Não troca pois quando sua bateria pifar a concessionária não irá se responsabilizar, e você ainda correrá o risco de perder garantia de outras peças elétricas, como por exemplo do CDI.

Não fica preso as lojas Dafra não, corre atrás de lojas de outras marcas, Honda, Yamaha, Suzuki, etc... Pois provavelmente as outras marcas devem ter motos que utilizem este modelo de lâmpada.

Abraços!
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Re: FAROL COM LUZ AZUL

Mensagem  Paulo M. em Ter Abr 28, 2009 1:03 pm

Beleza, já me convenceram...hehe

Vou continuar na busca das 18w.

Valeu!!

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