FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

QUEBREI O BLOCO...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUEBREI O BLOCO...

Mensagem  SergioSSR em Seg Out 24, 2011 7:33 pm

Pessoal,

Consegui me superar hoje, fui trocar o óleo da Kansas e ao apertar o parafuso do "bujão", a rosca simplesmente quebrou. Agora com a rosca quebrada (não é espanada), o parafuso não tem onde ficar preso. E agora, alguém conhece um produto que possa tapar o buraco para eu levar até a Dafra? Não tem como conter o óleo, então será que existe algum veda tudo? Senão como vou levar a moto? Idéias? Já pensou...terei que trocar o bloco, não é um bujão, faz parte do bloco inteiro, vou ter que trocar o bloco?

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 517
Moto : Kansas 150cc

Re: QUEBREI O BLOCO...

Mensagem  Convidad em Seg Out 24, 2011 7:55 pm

Opa,

Sei que é uma sugestão tosca. E também desconheço a distância de sua casa até a CC mais próxima. Mas... já pensou em uma rolha?

O motor (pelo menos o carter) não tem pressão para expulsar uma rolha. O problema pode ser o calor (queimar a rolha). Uma outra opção é fazer uma espécie de rolha com um pedaço de cabo de vassoura (corte ele de forma a ficar pontudo e o introduza no furo que ficou "tipo rosqueando" ele irá suportar bem o calor, também porque estará molhado pelo óleo.

Na CC acredito que irão dizer que tem que trocar a carcaça do motor. Uma solução que não essa seria levar sua moto a um torneiro ou alguém com um pouco de conhecimento nessa área. Acredito que seja viável você mandar fazer uma rosca de diâmetro maior que a original e assim utilizará um parafuso mais grosso (o que resolverá seu problema). Só tem que ser um cara caprichoso para que não deixe seu motor cheio de limalhas "cavacos que irão sair no momento em que ele passar o macho no orifício onde havia a rosca do bujão" e limpe-o de forma correta.

Para reduzir esse risco. Guarde o óleo velho (que ira tirar da moto e recoloque-o com o bujão aberto (após feito o serviço) assim irá lavar o carter e ajudará para que saia algum cavaco que ainda estaja no interior do motor. Repita isso algumas vezes (só que a cada enxague penere o óleo).

Espero tê-lo ajudado.

Abraço,

Convidad
Convidado

Mensagem  nego em Seg Out 24, 2011 8:00 pm

Pô que chato Sérgio, já fiz manutenção em Cg 125 que por impericia do usuário, que ao invés de usar o tampão de aluminio para drenar o óleo, se aventurou a retirar o parafuso e ao recolocar deu aperto exessivo e quebrou o bloco, foi uma quebra em diagonal e a parte quebrada foi soldada, um serviço feito por proficional, o prosesso foi o seguinte; retirei o motor, fiz uma lavagem com querosene na parte interna do motor, sequei bem coloquei uma mangueira de 3/4 na entrada do óleo( onde entra a vareta medidora) e com um funil adaptamos no escape de um fiat a alcool,depois de amolecer a mangueira várias vezes o proficional da solda( solda de aluminio) colocou o parafuso no lugar, fez o encaixe do pedaço quebrado ( ele fez uns chanfros nas bordas a serem soldadas), depois do serviço feito foi colocado um anel vedador novo, serviço perfeito, não houve vazamento e ele ficou com a moto por um bom tempo ( dai pra diante ele esqueceu que havia o tal parafuso, só usando o tampão) este foi o que aconteceu aqui, talvez não se enquadre no seu caso, para uma melhor avaliação você poderia postar umas fotos de como está o estrago, então juntos poderiamos pensar em uma solução, ficamos no aguardo.
José Luiz.

nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

Mensagem  SergioSSR em Seg Out 24, 2011 8:20 pm

Dureza, acho que no meu caso não foi aperto excessivo, pois eu mesmo troco o óleo a 3 anos e nunca deu nada, tento não apertar muito. Dessa vez a rosca se partiu ao meio, então nem sei se dá pra fazer outra rosca no lugar, o bloco quebrou mesmo. Tentem visualizar, com o parafuso no lugar, como se estivesse normal, você pode ver o parafuso inteiro, porque a rosca se foi.....vou tentar postar as fotos!

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Dan Floripa em Seg Out 24, 2011 8:28 pm

Bah, que cosa Sérgio! Achoque o mais barato é fazer o que o Nego sugeriu, levar a um torneiro que também trabalhe com solda MIG e resolver isso, já mandei algum bloco de motor de carro com uma bela janela aberta pela biela que quebrou e saiu voando por aí, e todo ficaram perfeitos.

Abraço!

Dan.

Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4109
Moto : Speed 150cc

Mensagem  SergioSSR em Seg Out 24, 2011 8:43 pm

Valeu Dan, Alguém conhece alguém em São Paulo?

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  SergioSSR em Ter Out 25, 2011 7:53 am

Karakas Véio....

Ontem fui dormir pensando num jeito de resolver, afinal, trabalhar de busão é SODA....Acordei, pensei na sua sugestão...olhei a vassourinha da minha filha....cortei um pedaço, afunilei com estilete e mandei o pau na máquina. Kara, você não acredita, não vazou uma gotinha até aqui no serviço. Na hora do almoço vou até a Dafra ver o que acontece, depois conto pra vocês. Agradeço aos amigos que tentaram e ajudaram!!!!

Sergio

Edifrans escreveu:Opa,

Sei que é uma sugestão tosca. E também desconheço a distância de sua casa até a CC mais próxima. Mas... já pensou em uma rolha?

O motor (pelo menos o carter) não tem pressão para expulsar uma rolha. O problema pode ser o calor (queimar a rolha). Uma outra opção é fazer uma espécie de rolha com um pedaço de cabo de vassoura (corte ele de forma a ficar pontudo e o introduza no furo que ficou "tipo rosqueando" ele irá suportar bem o calor, também porque estará molhado pelo óleo.

Na CC acredito que irão dizer que tem que trocar a carcaça do motor. Uma solução que não essa seria levar sua moto a um torneiro ou alguém com um pouco de conhecimento nessa área. Acredito que seja viável você mandar fazer uma rosca de diâmetro maior que a original e assim utilizará um parafuso mais grosso (o que resolverá seu problema). Só tem que ser um cara caprichoso para que não deixe seu motor cheio de limalhas "cavacos que irão sair no momento em que ele passar o macho no orifício onde havia a rosca do bujão" e limpe-o de forma correta.

Para reduzir esse risco. Guarde o óleo velho (que ira tirar da moto e recoloque-o com o bujão aberto (após feito o serviço) assim irá lavar o carter e ajudará para que saia algum cavaco que ainda estaja no interior do motor. Repita isso algumas vezes (só que a cada enxague penere o óleo).

Espero tê-lo ajudado.

Abraço,

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Convidad em Ter Out 25, 2011 8:04 am

SergioSSR escreveu:Karakas Véio....

Ontem fui dormir pensando num jeito de resolver, afinal, trabalhar de busão é SODA....Acordei, pensei na sua sugestão...olhei a vassourinha da minha filha....cortei um pedaço, afunilei com estilete e mandei o pau na máquina. Kara, você não acredita, não vazou uma gotinha até aqui no serviço. Na hora do almoço vou até a Dafra ver o que acontece, depois conto pra vocês. Agradeço aos amigos que tentaram e ajudaram!!!!

Sergio

Opa,

Você acha que esse avatar é a toa!kkkkk

He he he he... São nas horas mais difíceis que somos levados a soluções mais incomuns... "funcionando é o que interessa"!!!

Se tome cuidado (e não se acomode com essa solução não). Pois com o passar do tempo a madeira (sofrendo calor) tende a ceder e perder a pressão.

Se perceber* que caiu desligue a moto imediatamente.

Disse o "perceber", porque uma vez que caia é bem fácil que te derrube também. Óleo na pista é 99% de chão na certa.

Abraço,

P.S. Agora, compre uma vassourinha nova para sua filha ela merece!!!

Convidad
Convidado

Mensagem  SergioSSR em Ter Out 25, 2011 8:09 am

Vou colocá-la na lista, já quebrei um guarda-chuvas da minha esposa para aproveitar as hastes de ferro num pisca que quebrou!!!

Somos praticamente o MacGyver, leia-se Magaiver!!!

Hoje mesmo vou na Dafra ver o preço da facada....

Edifrans escreveu:
SergioSSR escreveu:Karakas Véio....

Sergio

Opa,

Você acha que esse avatar é a toa!kkkkk

He he he he... São nas horas mais difíceis que somos levados a soluções mais incomuns... "funcionando é o que interessa"!!!

Se tome cuidado (e não se acomode com essa solução não). Pois com o passar do tempo a madeira (sofrendo calor) tende a ceder e perder a pressão.

Se perceber* que caiu desligue a moto imediatamente.

Disse o "perceber", porque uma vez que caia é bem fácil que te derrube também. Óleo na pista é 99% de chão na certa.

Abraço,

P.S. Agora, compre uma vassourinha nova para sua filha ela merece!!!

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  SergioSSR em Qua Out 26, 2011 9:05 am

É Pessoal, desabafo!!!

Realmente as concessionárias são um lixo mesmo, você fala em várias delas e cada uma te fala uma GROSELHA diferente, uma hora você tem que trocar o carcaça direita, outra hora é a esquerda, depois a fábrica em Manaus tem que gravar o número do motor na carcaça e enviar pra São Paulo, uma hora tudo incluso sai por R$ 500,00 e no dia seguinte muda pra R$ 999,90, uma hora o serviço demora 1 dia e no outro não menos que 20 dias...uma piada, pessoas despreparadas, difíceis de lidar, ignorantes, e tudo mais. Vou acabar refazendo a rosca do parafuso do óleo num LULA (Torneiro mecânico) da vida que sai mais barato, dá menos dor de cabeça e é rápido. Essa é a cruz que devemos carregar, comprar motos de empresas que dizem ser inovadoras, na verdade são apenas empresários enchendo o K U de dinheiro e o consumidor que se F....

A motoquinha é 10...o resto é lixo!!!!

Desculpem o desabafo!!!

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Convidad em Qua Out 26, 2011 9:23 am

SergioSSR escreveu:É Pessoal, desabafo!!!

Realmente as concessionárias são um lixo mesmo, você fala em várias delas e cada uma te fala uma GROSELHA diferente, uma hora você tem que trocar o carcaça direita, outra hora é a esquerda, depois a fábrica em Manaus tem que gravar o número do motor na carcaça e enviar pra São Paulo, uma hora tudo incluso sai por R$ 500,00 e no dia seguinte muda pra R$ 999,90, uma hora o serviço demora 1 dia e no outro não menos que 20 dias...uma piada, pessoas despreparadas, difíceis de lidar, ignorantes, e tudo mais. Vou acabar refazendo a rosca do parafuso do óleo num LULA (Torneiro mecânico) da vida que sai mais barato, dá menos dor de cabeça e é rápido. Essa é a cruz que devemos carregar, comprar motos de empresas que dizem ser inovadoras, na verdade são apenas empresários enchendo o K U de dinheiro e o consumidor que se F....

A motoquinha é 10...o resto é lixo!!!!

Desculpem o desabafo!!!

Putz!!!

O pior Sérgio é que eu não esperava que sua experiência em CC (para esse reparo) fosse diferente disso que encontrou...

Se conseguir um tempinho dê uma andada na Gen. Osório e se informe naquelas oficinas por lá que (apesar de muitos darem uma resposta negativa) ainda encontrará quem lhe indique uma pessoa que faça esse serviço de forma "profissional" e com um preço justo.

Infelizmente não conheço ninguém que faça esse serviço. Mas já ouvi muitos comentários de que um problema assim foi facilmente resolvido "sem maiores complicações". (Se bobear "e dependendo da forma que estragou a rosca da carcaça" você nem precisa utilizar solda - só bastará passar um macho com uma rosca de medida maior e depois vocÇe utiliza um parafuso da medida da rosca que foi feita).

Boa Sorte!

Abraço,

Convidad
Convidado

Mensagem  SergioSSR em Qua Out 26, 2011 9:33 am

Olha Edi (Posso te chamar assim?)

Foi tudo proveitoso aqui no Fórum, sua ideia do pedaço de madeira resolveu paliativamente meu problema. Ainda bem que existe o Fórum, se dependêssemos das CC estaríamos na roça. Assim a Dafra só se queima no mercado e parece que não percebem...estava verificando no site deles, você percebeu que só existem algumas CC em SP? Deve ter 1/2 dúzia de gatos pingados, e tem explicação, se depender dos proprietários para ganharem dinheiro, vão morrer de fome!!!
Vou levar num mecânico hoje a tarde e te falo o veredito!!!

Valeu KARA

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  jeff em Qua Out 26, 2011 9:50 am

Que chato, Sergio

Só vi agora o seu post. Os procedimentos indicados pelo Edi (se a fratura for pequena) e pelo Nego irão resolver o seu problema, tem gente que faz isso sim e as concessionárias não oferecerão outra coisa que não a troca da carcaça, o que é bem mais complicado.

Mas não se desespere.

Se a coisa estiver muito feia (grande trinca), provavelmente ainda será possível remover a parte afetada com uma serra-copo e soldar um remendo (patch) usando um disco de alumínio já com a rosca para o bujão.

Uma coisa que o pessoal não usa é uma arruela de alumínio no bujão para garantir a vedação evitando o aperto excessivo da carcaça.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  SergioSSR em Qua Out 26, 2011 10:18 am

Grande mestre!!!!

O que me revolta é a troca de informação de um dia pro outro, a carcaça é assim, o preço é X, blz, se você tiver $$, manda bala!!! O problema é que a cada nova ligação pra Dafra, o cenário muda, então se eu fizesse ontem, pagaria em torno de 450 reais tudo, hoje é 900 reais, e assim vai....Se depender de mim, vão morrer de fome e sem Clientes, a loja já está vazia não é de hoje!!!

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  jeff em Qua Out 26, 2011 10:26 am

Sergião,

Conta sua história para o Fabio.dafra, participante do fórum. Ele é um canal direto com escalões mais altos dentro da dafra.

Quem sabe assim esse pessoal acorda e faz essa rede de concessionárias atender os clientes direito.

Se não conseguem cativar os que já compraram, como vão querer se firmar no mercado?

Um abraço,

jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  SergioSSR em Qua Out 26, 2011 10:43 am

Pois é amigo, você deve recordar o número de CC que tínhamos a 3 anos atras, hoje no site para SP, não passa de 10. Esses números pra SP são ridículos...a Honda por exemplo, devido as proporções é claro, tem 35!!!

SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  artfurt em Qui Nov 03, 2011 5:11 pm

Aproveitando o tópico, alguém podeia me dizer qual o lado que aperta e qual solta essa porca, estando eu do lado esquerdo da moto?

Ontem fui trocar o óleo, e me dei conta que esqueci para qual lado devo girar a chave...rsrsrsr Apertei tanto da ultima vez que ficou emperrado, e fiquei com medo de fazer força excessiva para o lado errado,depois de ler esse tópico fiquei com medo de quebrar tbm...

Um bobagem, mas me fez trocar o óleo abrindo só o bujão que tem o filtro. Acho que vou fazer sempre assim, pois é mais fácil. E escoou 1,290l dos 1,30l que eu havia colocado. Não acho que já necessidado de abrir aquele bujão...mas gostartia de saber pra tirar a dúvida...

Abraço!

artfurt
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 74

Mensagem  jeff em Qui Nov 03, 2011 6:40 pm

Art,

Olhando de frente pra eles, você aperta os parafusos/bujões em sentido horário, e desaperta girando-os no sentido anti-horário.

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  will_santana em Sex Nov 04, 2011 1:28 pm

hhehehe
com raras excessoes por questoes de seguranca ou mecanicas, parafusos, porcas, torneiras e tudo mais que se abre/solta e fecha/aperta, segue a regra q o jeff disse

abre qq torneira q vc tiver em casa e vai ver

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  L340 em Sab Nov 05, 2011 8:41 am

jeff escreveu:...Uma coisa que o pessoal não usa é uma arruela de alumínio no bujão para garantir a vedação evitando o aperto excessivo da carcaça...
Aproveitando que falou dela.
Reparei que ela ficou meio que travada no bujão e está pegando a forma do bloco. Quer dizer que devo trocar essa arruela ou o bujão todo (se a arruela for presa na rosca, igual nas velas)?
Seria mais um item (além do que vou descobrir semana que vem) para a lista de peças genéricas?

Minha Primeira Moto

Minha moto não está suja, é uma película natural de proteção para a pintura que inclusive não gasta água.

L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Mensagem  L340 em Sab Nov 05, 2011 9:13 am

Caramba, esse forum é o Yoda!
Você descobre que outras pessoas tem as mesmas dificuldades que você e se sente melhor.
Eu também tenho dificuldade no sentido desse parafuso, eu sei da regra, mas eu não sei pq não consigo aplicá-la nesse parafuso em especial, pq ele fica embaixo, eu preciso estar olhando de frente.
Então eu tenho um parafuso com porca que guardo junto do funil e da minha badeija improvisada para coletar óleo (um galão de água que cortei), quando vou abrir o bujão eu primeiro giro o parafuso para saber qual o lado certo.

Minha Primeira Moto

Minha moto não está suja, é uma película natural de proteção para a pintura que inclusive não gasta água.

L340
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Sab Nov 05, 2011 12:00 pm

Tecnicamente, essa arruela de alumínio deveria ser substituída por uma nova a cada troca de óleo.

A minha sumiu faz tempo, é o tipo de coisa que você se pergunta:

Onde que eu acho isso?

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Convidad em Dom Nov 06, 2011 3:29 pm

[quote="jeff"
A minha sumiu faz tempo, é o tipo de coisa que você se pergunta:

Onde que eu acho isso?

[/quote]

Opa,

Arruela de alumínio: encontrada em qualquer loja de parafusos ou coisas do gênero. Também pode ser encontrada em auto peças de carros.

Com relação a frequência da troca dessa arruela. Eu troco na minha motoca quando vejo que a mesma esta muito danificada.
Se ela "grudar" do bujão, NÃO SE DESESPERE, ainda assim pode continuar a usá-la. Mas já trate de comprar uma nova para posterior substituição. Trocar o bujão, acho muito improvável (mesmo que a arruela grude nele) porque essa bujão é de um metal bem mais resistente que a arruela e o próprio bloco, logo, irá demorar muito pra estragar. (E antes dele vão se estragar outras partes!!! O bloco é uma delas. affraid affraid affraid affraid affraid affraid )

Abraço,

Convidad
Convidado

Mensagem  L340 em Seg Nov 07, 2011 4:35 am

ahhhh, só vai estragar o bloco?
então sussa! heheheheheh
Daqui a pouco levarei a Kassandra para a consulta dela.
Vamos ver o motivo do ronco insuportável que está saindo do motor.

Minha Primeira Moto

L340
Guru
Guru

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:39 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: