FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  jeff em Qua Mar 07, 2012 7:05 am

Olá, Firefox!

Olha, os sintomas são somente aqueles que eu descrevi para o Samio no começo deste tópico.

Até achei que o problema fosse exatamente o mesmo, fiquei surpreso por não acertar na mosca.

O problema de carbonização da minha só aconteceu nessa viagem para Foz, quando mantivemos um ritmo de cabo enrolado o tempo todo. As outras motos parecem não ter sofrido tanto, se bem que o Edi também achou a dele mais barulhenta na volta. Mas a minha além de extremamente barulhenta, perdia rendimento logo depois de ter as válvulas reajustadas seguidamente.

Na viagem para Floripa, apesar de ela vir muito mais pesada, pude manter o ritmo que considero adequado, e esse problema não se repetiu.

Com a quilometragem que a sua está, se você sente perda de rendimento, eu acho que vale a pena sim.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
avatar
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 56
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Samio em Sab Maio 19, 2012 9:51 am

Olá galera, e estou ressucitando este tópico novamente porque estou com outro problema

aqui...
Pelo visto, a minha speed não gosta de viagens não. No dia 17 fui fazer uma viagem para um

treinamento do trabalho em um municipio a 160 Km daqui. Então preparei a speed, completei o

óleo para 1350 ML, enchi o tanque, calibrei os pneus e peguei estrada. A ida foi bastante

tanquila, mantinha entre 80 e 95 Km/h para não forçar desnecessáriamente o motor (porque

não conseguia alcançar os 138,8 Km/h kkkkkk). A volta foi bastante traquila tmb, a speed se

saiu muito bem, menos em um detalhe, quando cheguei em casa e deixei ela esfriando e a

liguei denovo, comecei a escutar um chiado ciclico que parece que vem do balanceiro. Não

resta dúvidas que é rolamento. Como vou ter que mandar abrir o motor, gostaria de trocar

todos os rolamentos possiveis.
Ví na lista de peças que o rolamento do virabrequim é o mesmo da CG 99, agora os do

balanceiro eu ví no catalogo de peças p motores 162fmj-m as referencias são

respectivamente: 6203 e 6303, estes rolamento são os mesmos das rodas traseira e dianteira

da Twister? E vem uma pergunta, como diabos os rolamentos para roda vai parar dentro de um

motor, ali no minimo devia haver rolamento de agulha, pela forca excentrica originada

alí...
O da embreagem é o 16003

Então no total que eu contei deve ser:

2 p/ balanceiro
1 p/ embreagem
2 p/ virabrequim

Tot: 5 rolamentos, está certo?

Outra coisa, eu queria dar jeito naquele mardito barulho no comando, como o Nego falou nos

posts anteriores, ele pode estar se originando no eixo excêntrico. quando consultei um

mecanico aqui ele disse que podia ser o eixo, mas era mais provável que fosse o eixo do

balancim inferior com folga, que fica bem próximo da engrenagem (valeu nego! se não fosse

por sua dica a gente não teria achado a origem do barulho). Estou pensando em trocar tanto

os balancins inferiores com o eixo quanto a engrenagem excêntrica (eixo do comando). Como

não ví estes ítens aqui nas listas aqui do fórum, gostaria de saber se existe algum destes

ítens que sejam compativeis com os das hondas.
avatar
Samio
Admin
Admin

Número de Mensagens : 824
Idade : 30
Localização : Paragominas - PA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 03/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  jeff em Sab Maio 19, 2012 5:49 pm

Olá, Samio

Minha internet anda indigente, estou tentando acessar esta mensagem há horas.

Seguinte:

Por que esse preconceito com os rolamentos de esferas? Eles não merecem isso não... Razz

Rolamentos de esferas são mais resistentes do que rolamentos de agulhas, e estes somente são usados por outros motivos: uma carga muito intensa em espaço restrito (por exemplo, na biela) ou quando é necessário assegurar uma expansão em eixos que só podem se dilatar para um dos lados, então um dos rolamentos da carcaça do motor é de agulhas, o do outro lado é de esferas.

Quanto a ser o mesmo da roda, tudo bem. Rolamentos são componentes universais, o código indica a proporção entre diâmetro do eixo, diâmetro externo e largura.

O projetista determina o eixo que ele precisa e o espaço que ele tem disponível, vai no catálogo de manuais e escolhe uma opção de rolamento calculada para durar 1 milhão de ciclos (tem umas fórmulas para levar em conta em função da carga e ciclos a que estará sujeito). Mas é que nem escolher parafuso, de repente o mesmo parafuso pode fixar o suporte do para-lama e fechar a carcaça do motor, no problem.

Barulho no comando: o motor da speed/kansas é OHV, válvulas no cabeçote e comando de verdade no cilindro, lá embaixo. Os ressaltos empurram as varetas que acionam os balancins no cabeçote para abrir e fechar as válvulas.

Você encontra desgaste nos balancins, eixos dos balancins e pontas das varetas, todos fazendo barulho lá em cima no cabeçote.

Mas também pode ter desgaste nas pontas das varetas, nos balancins da árvore de comando e na árvore de comando, lá embaixo no cilindro.

Esses balancins da árvore de comando costumam ser chamados de braços oscilantes, para não confundir com os balancins tradicionais lá de cima no cabeçote. Tem gente que também chama eles de balanceiros, mas não tem nada a ver com o eixo balanceiro (que deveria se chamar balanceador ou equilibrador).

Não tem engrenagem no cabeçote desses motores, então o Nego deve ter se referido aos balancins da árvore de comando, os que ficam no cilindro. Mas esse é o tipo de coisa que tem que abrir e olhar para avaliar. Minha sugestão é, se possível, já aproveitar para trocar tudo que estiver merecendo e for possível, porque senão daqui a mais 20 ou 30 mil km tem que abrir de novo por outro motivo.

Pelo que pude ver desses motores, esses componentes são compatíveis com os da cg sim. Com a peça na mão, fica mais fácil verificar e comprovar. Quem pode te falar isso na certeza porque já abriu o motor é o Dan Floripa e também o Família.

Um abraço,

Jeff


_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
avatar
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 56
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Samio em Sab Maio 19, 2012 6:14 pm

Kkk! A minha internet tbm anda meio ocilante...

Valeu Jeff pela dica, vou verificar tudo o que será necessário trocar, tudo o que já estiver gasto...

Quanto a engrenagem que me referí, é aquela no cilindro onde fica o eixo excentrico (de comando)...como comentei de forma mau explicada, é justamente nesta área que se origina o barulho, onde fica a árvore de comando (braços acilantes e eixo de comando). O mecânico disse a mesma coisa, que era necessário abrir para ter certeza o que está gasto.

Vou esperar a opinião dos caras que já abriram o motor...enquanto isto a speed vai tirar umas férias de 2 semanas, diga-se de passagem, até que eu receba o $$$ para bancar o concerto.

Valew
avatar
Samio
Admin
Admin

Número de Mensagens : 824
Idade : 30
Localização : Paragominas - PA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 03/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  jeff em Sab Maio 19, 2012 6:23 pm

Nem me fale em grana...

Fui ver quanto sai a transferência da moto para Santa Catarina, ipva, placa nova, 850 paus...

Desse jeito volto pra Sampa....

Um abraço,

jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
avatar
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 56
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Samio em Sex Maio 25, 2012 1:35 pm

A minha moto não está pronta ainda, o mecânico ainda vai fazer alguns acertos nas marchas, mas depois de abrir o motor, estava tudo novinho em folha: comando, varetas, balancins, resumindo: o comando completo está bom, o cabeçote esta bem limpo ainda, devido a limpeza que já tinha sido feita. Então o mecânico começou a desmontar o bloco do motor, e verificou as engrenagens: estavam todas sem sinal de desgaste, quando retirou o girabrequim descobrimos a origem do barulho: era uma folga na biela, bem no rolamento que encaixa no girabrequim.
O mecânico já sabia que era problema na biela, pois ele já trabalhou na dafra e disse que as útlimas que apareceram por lá com este problema, era justamente na biela o problema. Até então não estava acreditando muito bem na estória dele, pois nas CGs o barulho de biela é mais como um TÔC TÔC TÔC, e não um chiado ou batida de válvula na aceleração como acontecia na minha. Ele me explicou que o que muda o barulho da batida de biela é o balanceiro, que reduz parte da vibração gerada pela biela batendo.

Ele me recomendou comprar uma biela da marca TOKO (R$ 34,00), além dos rolamentos do Girabrequim (pus da Nachi original honda) e dos demais rolamentos da marca FKS...

Em breve dou mais uma atualizada e posto as fotos do motor aberto

Até
avatar
Samio
Admin
Admin

Número de Mensagens : 824
Idade : 30
Localização : Paragominas - PA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 03/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  jeff em Sex Maio 25, 2012 2:57 pm

FKS é SKF, né?

Rolamentos chineses parecem ser o calcanhar de aquiles desses motores....

Mas tirando o rolamento do girabrequim, você comprovou que usando a quantidade de óleo correta tudo estava nos conformes.

Devia ter chamado os engenheiros da dafra para olhar o seu motor.... se é que eles já voltaram do teste de 10 mil km... Razz Razz Razz

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
avatar
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 56
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Dan Floripa em Sex Maio 25, 2012 3:12 pm

jeff escreveu:FKS é SKF, né?

Rolamentos chineses parecem ser o calcanhar de aquiles desses motores....

Mas tirando o rolamento do girabrequim, você comprovou que usando a quantidade de óleo correta tudo estava nos conformes.

Devia ter chamado os engenheiros da dafra para olhar o seu motor.... se é que eles já voltaram do teste de 10 mil km... Razz Razz Razz

Um abraço,

Jeff

Pela demora deve de ser um teste de 10.000.000.km Razz Razz Razz Razz Razz Razz
avatar
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4114
Idade : 37
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Samio em Sab Maio 26, 2012 10:23 am

Galera, a minha filha já voltou para casa.
Agora ela está sem nem um barulho estranho nem ao acelerar e nem em marcha lenta, a não ser o barulho de motor varetado mesmo.

Resumindo o que foi trocado:

2 rolamento do (vira)girabrequim (estavam chiando), tocados pelo original honda fabricado pela nachi para cg 125/99: R$ 90,00
4 rolamentos diversos pelo motor (Da marca SKF): com excessão o do rolamento do pião que estava duro, os demais troquei por precaução mesmo. Total R$ 64,00ta
Jogo de juntas valflex: R$ 28,00
Óleo (me esqueci a marca, mas foi um SF): R$ 13,00. Foi colocado mais uns 300 ml de outro que o mecânico tinha guardado.
MO: R$ 150,00

Total geral: R$ 345,00

Eu escolhi colocar um óleo mais barato e de especificação SF porque o mecânico me orientou a trocar o óleo depois de 500 km para eliminar alguma eventual impureza. Depois deste periodo volto para o SL.
Outra coisa que ele me orientou foi pelo fato de ter sido trocada a biela, eu devo pegar leve com a moto, até que o conjunto novo amacie, senão ha o perigo da moto começar a fumaçar (então nada de viagem). Completou criticando os rolamentos, pois estando o motor sem nem um sinal de desgaste ou mau uso, não era lógico que estes rolamentos estivessem gastos.

Espero que não haja mais nenhum contratempo com minha moto, pois nesta semana também descrobrí que vou ser papai e agora tenho que começar a economizar muito cheers

Aqui vão as fotos do dissecamento do pequeno propulsor lifan:






avatar
Samio
Admin
Admin

Número de Mensagens : 824
Idade : 30
Localização : Paragominas - PA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 03/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Dan Floripa em Sab Maio 26, 2012 2:22 pm

Legal! Samio!!

Tem um rolamento no motor da minha Speed que está chiando, bem provável que seja o do virabrequim. Se tudo der certo, semana que vem abro e faço o motor dela (trocar todos os rolamentos motor/rodas,bomba de óleo e outras coisinhas a +).

Abraço!

Dan.
avatar
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4114
Idade : 37
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  jeff em Sab Maio 26, 2012 3:44 pm

Eba!!

Família aumentando, não tem notícia melhor que essa!!!!

Parabéns, Samio!! Muitas felicidades com o filhão ou filhinha!

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
avatar
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 56
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho no cabeçote: será que é só válvula (RESOLVIDO)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum