FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Kansas nova.Algumas dúvidas...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall em Sex Abr 13, 2012 7:47 pm

Olá pessoal,sou novo no forúm,comprei uma Kansas mês passado,mas tem um detalhe,eu estou tirando a habilitação agora,e ainda não saí com ela,(pois aguardo a carteira),então ela está meio parada...
O que devo fazer para conserva-la até que eu possa digir ela? Estou com essa dúvida,pois ouvir falar que não é bom deixar a moto parada por muito tempo,pois pode haver perda de desempenho ou algo do tipo...

Com dúvidas eu decidir apenas liga-la em ponto morto e dando umas aceleradas para que o motor não fique parado...
Hoje percebi um estranho barulho no motor,tipo um estralo bem de leve (tec-tec) em intervalo de rotações,(eu acho que deve ser porque não passou pelo processo de amaciamento),é normal?
Sou leigo em assunto de motos,por isso tantas dúvidas...

Desde já agradeço e boa noite!

joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff em Sab Abr 14, 2012 3:21 am

Olá, João

Quando ligar sua moto no cavalete, faça isso sempre com a moto no cavalete central. A bomba de óleo fica do lado direito do motor, então se o motor funcionar com a moto inclinada poderá faltar óleo na parte alta do motor.

Outra coisa, nunca mantenha a moto funcionando por muito tempo nessa condição, não é bom para o motor. Fundamental: já verificou com quanto óleo sua moto foi entregue? Não deixe de verificar e complementar exatamente de acordo com as instruções do manual do proprietário.

Para evitar que a bateria descarregue por deixar a moto muito tempo parada, coloque um tapete de borracha debaixo do cavalete central. Isso minimiza a fuga de corrente da bateria. A propósito, a melhor maneira de deixar sua moto guardada é sobre o cavalete central, evita problemas com a boia do carburador.

Aproveite o tempo para ler detalhadamente o manual do proprietário, e qualquer dúvida, pode perguntar.

Um abraço, e felicidades com sua nova moto,

Jeff


_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 55
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall em Sab Abr 14, 2012 4:48 pm

Muito obrigado Jeff,sua resposta foi muito esclarecedora.

Eu coloquei um pouco de óleo Mobil neja hoje,tive dúvidas no nível de oleo,e coloquei muuuito (quase 1L),depois li o manual e vi que o meu erro foi em ter colocado e feito a medida com ela no descanso,assim ela ficou inclinada e o nivel do realmente vai lá em baixo.então tirei um pouco até que o nível ficasse dentro do normal...

Quanto ao barulho,que ocorre entre intervalos de rotaçoes (TAC-TAC),e frequente quando engatada,ainda me deixa encomodado,é normal? Ou assim que sair com ela devo ir ao mecânico?


joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff em Sab Abr 14, 2012 4:55 pm

João,

O motor da kansas é um pouco barulhento por conta de trabalhar com varetas. Quando a moto sai de fábrica, as válvulas (que são acionadas pelas varetas) trabalham com bastante folga, o que deixa o motor mais barulhento do que o normal.

Mas isso é bom para o amaciamento do motor e é corrigido na primeira revisão, quando trocam o óleo e fazem esse ajuste, além de regularem a corrente.

Trabalhando os primeiros 1000 km com folga, as sedes das válvulas se deformam e endurecem por encruamento. Se as válvulas viessem bem ajustadas de fábrica, seria necessário fazer várias regulagens ao longo dos primeiros 5-6 mil km.

Mas se tiver alguma cisma de que possa ser algo mais grave, discuta o caso com a concessionária. Uma das obrigações que eles têm é a de explicar detalhadamente o funcionamento da moto para os clientes, deixando-os satisfeitos e tranquilos.

Não é um favor que eles fazem, é pleno direito seu.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 55
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall em Sab Abr 14, 2012 5:05 pm

Ok,muito obrigado pela ajuda!
Outra dúvida que você mensionou e eu até me lembrei é sobre o amaciamento...
Tem gente que fala que eu tenho que correr um pouco com a moto nos primeiros quilômetros,já o manual diz que é para mim evitar rotações altas (acima de 6.000 RPM),o que realmente vale?



joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff em Sab Abr 14, 2012 5:17 pm

A melhor regra é evitar esforçar demasiadamente o motor nos primeiros milhares de km.
Mas se for necessário dar uma esticada para se livrar de uma situação perigosa no trânsito, tipo um caminhão muito próximo, isso não vai danificar o motor.

O que não pode é exigir o máximo da moto por uma distância prolongada.

Procure não ultrapassar as rotações recomendadas, evitando manter uma rotação constante do motor para não criar "vícios" de rotação (desgaste concentrado por ressonância do motor). Uma esticada de vez em quando é bom, só não pode ser excessiva.

Ou seja, é só não abusar da moto nos primeiros 5 - 6 mil km.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 55
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall em Sab Abr 14, 2012 5:38 pm

Ok,seguirei suas dicas.
Posteriormente postarei minhas expêriencias com a minha Kansas,eu espero não ter muitos problemas com ela... Smile
Muito obrigado pela ajuda!

joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall em Sab Abr 14, 2012 5:42 pm

O óleo,eu posso encher mais então?

Eu não sei quantos ML estão lá dentro,eu estou olhando pelo medidor e pelo marcardor,então se eu colocar a mais não tem problema?

joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  Dan Floripa em Sab Abr 14, 2012 5:48 pm

joaoall escreveu:O óleo,eu posso encher mais então?

Eu não sei quantos ML estão lá dentro,eu estou olhando pelo medidor e pelo marcardor,então se eu colocar a mais não tem problema?

Meça o nível com a moto no cavalete central usando a vareta de medição.

Abraço!

Dan.

Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4109
Idade : 36
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff em Sab Abr 14, 2012 5:52 pm

Colocar óleo a mais pode dar muito problema!

É bem fácil conferir o nível de óleo:

Faça exatamente o que está descrito no manual do proprietário e confira pela vareta ou pelo visor lateral do motor.

O processo de medição pelo visor não está descrito no manual, mas basicamente:

Com o motor frio, dê uma ligada por menos de 1 minuto e desligue o motor. Observe o visor e veja o nível começar a subir até parar em algum ponto do visor.

O nível tem que estar entre as marcas L (Low - baixo) e H (High - alto) gravadas na carcaça do lado do visor.

Se estiver acima de H, retire o suficiente para que o nível fique entre as duas marcas.

O nível somente ficará constante durante alguns minutos, depois o visor se encherá completamente de óleo, isso é normal.

Não descuide disso, a vida do seu motor depende de manter o nível de um bom óleo sempre correto.

Qualquer dúvida, leia minha assinatura.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 55
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall em Dom Abr 15, 2012 7:24 pm

Ok,muito obrigado pelas ajudas,aprendi mto até agora...

Quanto ao barulho,eu pedi para um colega ouvir,e ele achou um pouco estranho,e pediu para que eu pedisse para o mecânico da loja dar uma olhada...

Obrigado e boa noite á todos!

joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 24
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  Rafael Pinheiro em Ter Abr 24, 2012 9:35 am

Comprou Zero na cc pelo que vejo.
Me parece que para não perder a garantia uma das coisas é que você não pode deixar de fazer as revisões na cc dentro das quilometragens. E a primeira revisão tem que ser com 1000km ou 6 meses depois da compra, ou seja, o que chegar primeiro.

Rafael Pinheiro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 54
Idade : 40
Localização : Porto Alegre, R.S
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:03 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum