FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Troca de marcha com barulho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Troca de marcha com barulho

Mensagem  ericclauber em Qui Ago 16, 2012 7:41 am

Bom dia amigos!

Sou novo aqui e nao entendo muito de mecânica, desde ja agradeço ajuda!

Possuo um Kansas 150 com cerca de 2300 Km 2011/2012.

Quando saio para rodar esta tudo OK, mas quando rodo alguns minutos que o motor esquenta, nas passagens de marcha 1 > 2 > 3, ocorre um barulho na engrenagem da marcha com se estivesse gasta ou frouxa e nao se encaixasse direito. Levei na assistencia tecnica da dafra aproveitando a troca de oleo dos 2000Km, e o mecanico informou que é normal e eu tenho que soltar a embreagem rapido. Mas caso eu faça isso a moto da um solavanco, e assim nao poderei tem uma pilotagem SUAVE??? Mas mesmo assim o barulho continua.

NÃO ENTENDO DE MECANICA, MAS JA TIVE CARRO E SABEMOS QUE ESSE BARULHO É ANORMAL, POIS PARA UMA PILOTAGEM/DIREÇÃO SUAVE NAO SE SOLTA EMBREAGEM OU ACELERA BRUSCAMENTE!

Mas por hora deixei passar, porque ainda vou fazer a revisao dos 3000!

Aguardo ajuda para cobrar da concerssionaria! Grato!!!

Eric Clauber

ericclauber
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Moto : Kansas 150cc

Re: Troca de marcha com barulho

Mensagem  andré em Qui Ago 16, 2012 8:33 am

pode ser a quantidade de óleo que esta baixa dificultando as trocas de marchas
segundo o manual a quantidade é 1l porém proprietários constataram que essa quantidade é insuficiente
nosso amigo Jeff sempre alertou para esse fato
da uma olhada nesse link http://dafra.forumais.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra?highlight=quantidade+de+oleo

andré
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 67
Moto : Speed 150cc

Mensagem  ericclauber em Qui Ago 16, 2012 9:19 am

andré escreveu:pode ser a quantidade de óleo que esta baixa dificultando as trocas de marchas
segundo o manual a quantidade é 1l porém proprietários constataram que essa quantidade é insuficiente
nosso amigo Jeff sempre alertou para esse fato
da uma olhada nesse link http://dafra.forumais.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra?highlight=quantidade+de+oleo

Andre muito bom esse link!

Outra situação que nao mensionei mas acho que deve ser o mesmo caso, so oleo entao!

Quando parava a moto reparei que o motor estava fazendo um barulho estranho, como se fosse ar ou super-aquecimento, mas prestando bem atenção, é como se fosse roçando(falta de lubrificação) mesmo so que bem de leve. E Com essa questao dos 200ml a mais, creio que possa ser isso, e esta quase imperseptível devido a talvez seja o começo e a moto seja semi-nova.

ericclauber
Novato
Novato

Mensagem  jeff em Qui Ago 16, 2012 3:26 pm

Olá, respondi sua postagem lá no outro tópico.

Ao contrário do que os "mecânicos" da dafra dizem, não é normal a moto fazer ruídos estranhos como esses. Tudo aponta para falta de óleo e óleo de má qualidade. Essas duas coisas são extremamente importantes para a longa vida útil do motor.

Passe a usar a quantidade certa de óleo (aquela que vai manter o nível entre as marcas de nível máximo e mínimo, preferencialmente mais próximo ao nível máximo) e use um bom óleo de categoria SG, como o motul 3000, ou óleos de categoria SL, como o yamalube ou o lubrax. Isso não vai contra as especificações do fabricante, porque eles dizem que o óleo deve ser categoria SG ou superior.

Fuja desses óleos com muita propaganda. Se fossem bons, não precisavam disso.

Você sentirá o motor e câmbio funcionando muito mais suavemente, sem ruídos anormais.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  Gilberto Crespo em Qui Ago 16, 2012 6:27 pm

Concordo plenamente com o Jeff.

Assim que eu completei o nivel de óleo da minha Kansas (coloquei algo em torno de 300ml a mais) o câmbio ficou mais macio e praticamente não ouço mais os estalos na hora de passar as marchas.
Porém, o passar de marchas das motos é diferente dos carros (eu já li isso em algum lugar aqui...). Nos carros, você pode ficar com o pé na embreagem e passar as marchas devagar, na moto é diferente. Você tem que apertar a embreagem e passar a marcha rapidamente. O estalo que vc está ouvindo pode ser ocasionado por estar passando as marchas lento demais.
De início, complete o óleo e veja no que vai dar e posta as suas impressões aqui.
Abraços.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689

Mensagem  jeff em Qui Ago 16, 2012 7:49 pm

Muito bem lembrado, Gilberto!

Além de não poder passar as marchas como nos carros, o motor das motos de baixa cilindrada pede a troca de marchas com rotações mais elevadas.

Lembro que quando peguei a Jezebel, desacostumado que estava por ficar 28 anos sem pilotar, só dirigindo, era muito comum ouvir trancos na transmissão durante a mudança de marchas, cheguei a pensar que pudesse ser algum problema de fabricação.

Mas depois que voltei a pilotar como antes, trocando as marchas com giro alto, nunca mais ouvi isso.

Os motoristas trazem o hábito de acelerar pouco e já trocar marcha para tornar o carro econômico. Na moto isso não funciona por dois motivos:

A rotação do motor de uma moto como as nossas chega a quase 10 mil rpm, enquanto a de um carro chega aos 6 mil. Como o motor funciona melhor (tem mais torque) em regimes mais altos que o carro, fazer a mudança antes da hora vai exigir mais esforço do motor para aumentar a velocidade da moto, o que paradoxalmente aumenta o consumo.

O segundo motivo é que forçar o câmbio fazendo as trocas antes da hora acaba com a vida útil das engrenagens, e aí o conserto sai bem mais caro.

A moto já é econômica, então o negócio é esquecer essa preocupação com a economia mantendo o regime do motor baixo. Motos são mais felizes com o giro lá em cima.

Você até pode ver uma harley desfilando e fazendo popópó bem devagarinho, aí o cara nem troca de marcha, acelera e vai embora. Mas aquele é um motor 1600 cc de 2 cilindros de baixa rotação, cada um deles tem torque pra caramba.

O nosso motorzinho é só um 150 cc, então tem que saber extrair o máximo dele o tempo todo.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  ericclauber em Sex Ago 17, 2012 8:12 am

Opa amigos!

Realmente não tenho experiencia em pilotagem e é minha primeira moto a 1 mes. Estou pilotando mas ainda estou esperando a nova habilitação(fiz o exame) vir pelos correios!!! rsrsrs. E ainda estou me acostumando com essa troca rápida e a aceleração.

MAS SO QUERO UMA PILOTAGEM SUAVE!!!

Hoje cedo fui completar com 200Ml de oleo para fazer os teste. E o rapaz colocou mas falou que não é correto porque o fabricante faz todo um estudo(engenharia) que tem no manual e bla bla bla. E eu inexperiente realmente fiquei com pé atrás. E o 'bom' é que ele so veio falar isso depois que colocou o óleo e eu paguei!!!

E na vinda para o trabalho, APARENTEMENTE diminiu os barulhos na troca de marcha mas não parou(REPETINDO: ESSE BARULHO SO FAZ QUANDO RODO ALGUM TEMPO, DEPOIS DO MOTOR E OLEO ESTAREM QUENTES). Talvez seja inexperiencia minha mesmo!

ericclauber
Novato
Novato

Mensagem  jeff em Sex Ago 17, 2012 9:03 am

Eric,

Realmente, isso é fato. Não se deve colocar mais óleo que o recomendado pelo fabricante porque ele fez estudos de engenharia e chegou à conclusão do que é correto.

No entanto....

O manual do proprietário de speeds e kansas passa duas informações:

1) Numa página ele diz que a quantidade é 0,9 litro e na outra 1,0 litro. Então vamos adotar 1 litro.

2) No procedimento de medição do nível, ele diz que se o óleo estiver baixo, deverá ser complementado até atingir a faixa intermediária da vareta medidora.

Uma informação contradiz a outra, porque é impossível atingir esse nível com essa quantidade. Um litro não chega até o mínimo da vareta de acordo com o procedimento indicado.

Portanto, uma das duas informações está incorreta. Por raciocínio lógico e experiência prática, a informação errada é a da quantidade de óleo.

Se funcionar com pouco óleo, seu motor se acabará em poucos mil km. E você não poderá reivindicar nada junto à dafra, porque a responsabilidade de verificar o nível e complementar o óleo é do proprietário*.

Assim, a preocupação dos proprietários não deveria ser com a quantidade de óleo na troca, mas sim com o nível de óleo todos os dias, porque ele pode baixar de um dia para o outro se a moto tiver um vazamento ou se fizer uma viagem longa.

Ninguém precisa se basear no que é dito aqui. Basta seguir rigorosamente o manual do proprietário e usar o bom senso.

A coisa é simples assim.

Um abraço,

Jeff
* Com isso, eles se eximem do fato concreto de terem colocado óleo insuficiente nas motos em todas as revisões. E o proprietário paga o preço de não ter lido o manual do proprietário e de ter confiado que uma empresa seria incapaz de trair a confiança de seus clientes dessa maneira.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  ericclauber em Sex Ago 17, 2012 10:14 am

Blz Jeff, obrigado pela atenção!

Novidades posto aqui.

ericclauber
Novato
Novato

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 17, 2012 11:30 am

Existe uma regulagem na alavanca do cambio, que pode ficar mais curta ou mais longa em relação à pedaleira. Sei disso pq o mecânico fez essa regulagem (colocou mais distante, calço 43 Razz ) quando eu tirei a moto da concessionária. Pode ser que vc deva fazer essa regulagem tb. Abraços.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:35 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: