FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Consumo da SiverGirl.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Consumo da SiverGirl.

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 2:14 pm

Amigos Kanseiros e Dafreiros.

Sei que o ítem "Consumo" já foi por demais debatido aqui.
Mas venho mostrar o quanto a minha "silvergirl" está consumindo e gostaria que vcs fizessem uma análise.

Na ultima vez que abasteci, mandei encher o tanque e deu 10 litros. Dessa forma, eu teria um autonomia de 300 km, levando em conta da moto fazer 30km por litro.
Zerado o odômetro no abastecimento, começei a andar. Hoje ele marcou 255km e fui abastecer de novo (enchendo o tanque).
Para a minha surpreza, deu 6 litros somente.

Então, se eu não estou errando na matemática, dividindo 255 por 6 obtenho 42,5.

Já viram alguma Kansas fazer 42,5 por litro ou fiz a conta errado?

Abraços a todos.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Moto : Kansas 150cc

Re: Consumo da SiverGirl.

Mensagem  Cássio Fernandes em Sex Ago 24, 2012 3:27 pm

A Carol faz bem próximo disso em rodovias, mas, é erro do hodômetro, como ela sempre mostra uma velocidade acima da real, então a gente tem essa impressão.

Abraços

Toda e qualquer informação divulgada com minha assinatura é de minha inteira responsabilidade e demonstram minha opinião pessoal como proprietário de uma motocicleta Dafra Kansas 150cc, nenhuma lei está sendo desrespeitada, conforme a Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 220, transcrito a seguir.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Se possível, se inscreva no meu canal.
www.youtube.com/cassiofernandes0627

Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914

http://cassiofernandes.blogspot.com

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 3:28 pm

Cássio Fernandes escreveu:A Carol faz bem próximo disso em rodovias, mas, é erro do hodômetro, como ela sempre mostra uma velocidade acima da real, então a gente tem essa impressão.

Abraços

O que seria esse erro e o que ocasionaria?

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Cássio Fernandes em Sex Ago 24, 2012 3:34 pm

Na prática não ocasiona nada, com um erro por exemplo de 15% , quando sua moto chegasse exatamente em 300 km no hodômetro, sua moto só teria rodado 255 km, algumas kansas tem um erro maior, outras, mais novas, menor, a Carol tem erro de exatos 10 km/h sempre acima do real. O ideal é pegar um gps e comparar. Lembrando que o erro no velocimetro é algo tolerável até 15% eu acho, tanto para mais, quanto para menos. Algumas kansas tem erro que pode chegar a 25%, o que iria ocasionar é a revisão chegar mais cedo, troca de óleo antes da hora e por ai vai. Pra ficar claro, é como se sua moto andasse no tempo 15% a mais que o restante do mundo.

Abraços

Toda e qualquer informação divulgada com minha assinatura é de minha inteira responsabilidade e demonstram minha opinião pessoal como proprietário de uma motocicleta Dafra Kansas 150cc, nenhuma lei está sendo desrespeitada, conforme a Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 220, transcrito a seguir.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Cássio Fernandes
Guru
Guru

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 5:10 pm

Cássio Fernandes escreveu:Na prática não ocasiona nada, com um erro por exemplo de 15% , quando sua moto chegasse exatamente em 300 km no hodômetro, sua moto só teria rodado 255 km, algumas kansas tem um erro maior, outras, mais novas, menor, a Carol tem erro de exatos 10 km/h sempre acima do real. O ideal é pegar um gps e comparar. Lembrando que o erro no velocimetro é algo tolerável até 15% eu acho, tanto para mais, quanto para menos. Algumas kansas tem erro que pode chegar a 25%, o que iria ocasionar é a revisão chegar mais cedo, troca de óleo antes da hora e por ai vai. Pra ficar claro, é como se sua moto andasse no tempo 15% a mais que o restante do mundo.

Abraços

E como se dá essa medição pelo GPS?

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  jeff em Sex Ago 24, 2012 5:15 pm

Medição por GPS pega os sinais enviados por 3 satélites em órbita e calcula seu deslocamento em relação a eles num determinado intervalo de tempo. É super exato. Precisa ter um sensor/leitor GPS ou celular com essa capacidade.

Quanto ao consumo, minha já fez quilometragem por litro parecida, consumo em estrada com bom fluxo de trânsito. Vento a favor ajuda muito.

O erro aferido do velocímetro dafrômetro da minha na velocidade de cruzeiro é de 110 indicados / 82 km/h reais = incríveis 34%, por isso que comprei um velocímetro digital.

No entanto, aferido pelo mesmo digital, o erro do odômetro é menor, 111 km medidos resultaram iguais a 100 km reais, um erro de apenas 11%.

Aí você pergunta:

Como os erros podem ser diferentes entre o odômetro e o velocímetro, se o instrumento é o mesmo?

Isso acontece por que a indicação do velocímetro é uma embreagem magnética, o ímã gira e o campo magnético arrasta o ponteiro contra a força da mola. Como a força varia muito em função da distância entre o ímã e o objeto arrastado, o escorregamento relativo entre um e outro pode ser maior ou menor.

Isso poderia ser controlado por um bom processo de controle de qualidade na China, que calibrasse os instrumentos em função da força magnética dos ímãs (essa é uma variável de controle muito difícil) usando arruelas de calço para garantir a força de atração apesar da variação da intensidade do campo magnético.

Mas, e o erro do odômetro?

O odômetro simplesmente conta o número de voltas do cabo do velocímetro, então sua medição tende a ser mais precisa. O erro só depende basicamente da relação estar correta para o diâmetro do pneu.

Se o seu velocímetro apresentar erro superior a 15%, a dafra faz a troca em garantia, isso é determinado por um boletim técnico enviado a todas as concessionárias.

Em compensação, já vi kansas com erro de apenas 5% no velocímetro. Sobre a precisão, eu considero que seria ideal que o erro ficasse limitado a no máximo 10% tanto para velocímetro quanto para odômetro.

Mas voltando à vaca fria.... (nada a ver com a SilverGirl, só com o assunto):

Se o erro do seu odômetro for igual ao da minha, 11% (e é provável que seja igual para todas as kansas, porque as caixas de engrenagens nos cubos das rodas dianteiras devem ser iguais), o consumo de sua moto será atualmente de 38,6 km/l, um valor muito bom para motos com essa tecnologia de motor varetado.

Um abraço,

Jeff
PS: Um fator que pode enganar muito é a exatidão com que você considera o tanque cheio. Se um dia o nível ficou 1 centímetro acima do gargalo e no outro ficou 1 centímetro abaixo, isso pode representar mais de um litro de diferença, o que abaixaria sua quilometragem por litro real.

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  Cássio Fernandes em Sex Ago 24, 2012 5:36 pm

Esclarecendo e ensinando mestre jeff.
Cool Cool

Abraços

Cássio Fernandes
Guru
Guru

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 6:27 pm

jeff escreveu:Medição por GPS pega os sinais enviados por 3 satélites em órbita e calcula seu deslocamento em relação a eles num determinado intervalo de tempo. É super exato. Precisa ter um sensor/leitor GPS ou celular com essa capacidade.

Quanto ao consumo, minha já fez quilometragem por litro parecida, consumo em estrada com bom fluxo de trânsito. Vento a favor ajuda muito.

O erro aferido do velocímetro dafrômetro da minha na velocidade de cruzeiro é de 110 indicados / 82 km/h reais = incríveis 34%, por isso que comprei um velocímetro digital.

No entanto, aferido pelo mesmo digital, o erro do odômetro é menor, 111 km medidos resultaram iguais a 100 km reais, um erro de apenas 11%.

Aí você pergunta:

Como os erros podem ser diferentes entre o odômetro e o velocímetro, se o instrumento é o mesmo?

Isso acontece por que a indicação do velocímetro é uma embreagem magnética, o ímã gira e o campo magnético arrasta o ponteiro contra a força da mola. Como a força varia muito em função da distância entre o ímã e o objeto arrastado, o escorregamento relativo entre um e outro pode ser maior ou menor.

Isso poderia ser controlado por um bom processo de controle de qualidade na China, que calibrasse os instrumentos em função da força magnética dos ímãs (essa é uma variável de controle muito difícil) usando arruelas de calço para garantir a força de atração apesar da variação da intensidade do campo magnético.

Mas, e o erro do odômetro?

O odômetro simplesmente conta o número de voltas do cabo do velocímetro, então sua medição tende a ser mais precisa. O erro só depende basicamente da relação estar correta para o diâmetro do pneu.

Se o seu velocímetro apresentar erro superior a 15%, a dafra faz a troca em garantia, isso é determinado por um boletim técnico enviado a todas as concessionárias.

Em compensação, já vi kansas com erro de apenas 5% no velocímetro. Sobre a precisão, eu considero que seria ideal que o erro ficasse limitado a no máximo 10% tanto para velocímetro quanto para odômetro.

Mas voltando à vaca fria.... (nada a ver com a SilverGirl, só com o assunto):

Se o erro do seu odômetro for igual ao da minha, 11% (e é provável que seja igual para todas as kansas, porque as caixas de engrenagens nos cubos das rodas dianteiras devem ser iguais), o consumo de sua moto será atualmente de 38,6 km/l, um valor muito bom para motos com essa tecnologia de motor varetado.

Um abraço,

Jeff
PS: Um fator que pode enganar muito é a exatidão com que você considera o tanque cheio. Se um dia o nível ficou 1 centímetro acima do gargalo e no outro ficou 1 centímetro abaixo, isso pode representar mais de um litro de diferença, o que abaixaria sua quilometragem por litro real.

Cara... não é a toa que vc é "Jedi" aqui no Fórum.
Destes uma aula fenomenal! Não sabia que estes instrumentos podem errar...
Bom... se o consumo estiver, como vc disse, 38,6 km/l, está muito bom ainda.

Fiquei intrigado com o velocímetro digital que vc falou... pode postar alguma foto e dizer como foi a instalação? Abraços e obrigado mais uma vez.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  jeff em Sex Ago 24, 2012 6:53 pm

Nada de mais, você encontra em bicletarias ou pela internet.

O meu é parecido com esse aí, mas da marca echowell modelo zone-7w:

A instalação é fácil, você fixa a base no cano do guidão, fixa o ímã na roda e o sensor magnético/emissor de rádio na canela da bengala, bem perto do ímã, tudo usando as abraçadeiras que vêm junto.

O que dá mais trabalho é medir uma volta completa do pneu dianteiro, porque ele vem pré-calibrado para rodas de bicicletas e não para motos.

Aí é só girar a roda e posicionar a válvula do pneu na posição mais baixa, fazer uma marca no chão, sentar na moto para dar uma volta completa e medir a distância. Esqueci de dizer que você tem que fazer isso sentado na moto para compensar a deformação natural do pneu, que precisa estar calibrado.

Depois que introduziu esse valor no aparelhinho, cada vez que o ímã passar na frente do sensor, ele emitirá um pulso de rádio para o painelzinho digital, que contará e calculará a velocidade, distância percorrida total e parcial, tempo decorrido, velocidade média e velocidade máxima, além de servir de relógio.

Achava que não ia poder tomar chuva, mas está firme e forte há um ano. Paguei 80 reais numa bicicletaria em Santo André, mas vi na internet similar pela metade do preço considerando o frete. Só não sei se tem a mesma resistência.

Achei a foto de um igual ao meu mostrando a leitura de horas e velocidade. Essa fica o tempo todo, todas as outras aparecem na linha das horas cada vez que você aperta o botão.

Tem 6 x 4 x 1,5 cm e é removível soltando a travinha da base, essa fica presa no guidão.

Um abraço,

Jeff

Última edição por jeff em Sex Ago 24, 2012 7:00 pm, editado 1 vez(es)

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 6:57 pm

Cara...

Eu já tava vendo na internet (Mercado Livre) algumas opções desse velocímetro para bicicleta.
Vou vem um então pra mim...

Abraços.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 7:05 pm

jeff escreveu:Nada de mais, você encontra em bicletarias ou pela internet.

O meu é parecido com esse aí, mas da marca echowell modelo zone-7w:

A instalação é fácil, você fixa a base no cano do guidão, fixa o ímã na roda e o sensor magnético/emissor de rádio na canela da bengala, bem perto do ímã, tudo usando as abraçadeiras que vêm junto.

O que dá mais trabalho é medir uma volta completa do pneu dianteiro, porque ele vem pré-calibrado para rodas de bicicletas e não para motos.

Aí é só girar a roda e posicionar a válvula do pneu na posição mais baixa, fazer uma marca no chão, sentar na moto para dar uma volta completa e medir a distância. Esqueci de dizer que você tem que fazer isso sentado na moto para compensar a deformação natural do pneu, que precisa estar calibrado.

Depois que introduziu esse valor no aparelhinho, cada vez que o ímã passar na frente do sensor, ele emitirá um pulso de rádio para o painelzinho digital, que contará e calculará a velocidade, distância percorrida total e parcial, tempo decorrido, velocidade média e velocidade máxima, além de servir de relógio.

Achava que não ia poder tomar chuva, mas está firme e forte há um ano. Paguei 80 reais numa bicicletaria em Santo André, mas vi na internet similar pela metade do preço considerando o frete. Só não sei se tem a mesma resistência.

Achei a foto de um igual ao meu mostrando a leitura de horas e velocidade. Essa fica o tempo todo, todas as outras aparecem na linha das horas cada vez que você aperta o botão.

Tem 6 x 4 x 1,5 cm e é removível soltando a travinha da base, essa fica presa no guidão.

Um abraço,

Jeff

Agora que reparei. A roda da sua moto deve ser raiada para poder fixar o ímã... há como fixar na roda da Kansas?

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  Cash! em Sex Ago 24, 2012 7:11 pm

Agora eu entendo porque que o status do Jeff é Jedi...
kkk

Cash!
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 520

Mensagem  jeff em Sex Ago 24, 2012 7:47 pm

Não entendi...

Jezebel é uma kansas, a roda dela é de liga leve de 5 raios (a antiga).

Nenhum problema de fixação.

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Ago 24, 2012 10:09 pm

jeff escreveu:Não entendi...

Jezebel é uma kansas, a roda dela é de liga leve de 5 raios (a antiga).

Nenhum problema de fixação.

Um abraço,

Jeff

Pra mim vc tinha uma moto de rodas raiadas, desculpe.
A minha pergunta se fez porque eu vi nos anúncios cujo ímã é preso no raio da roda da bicicleta.
Como vc fez para prender?

Abraços.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  jeff em Sex Ago 24, 2012 10:44 pm

Passei uma abraçadeira enforca-gato pelo furo do ímã e apertei bastante.

Achei uma foto que mostra o sensor na bengala e o ímã no raio da roda:

A foto da Jezebel inteira está no tópico http://dafra.forumais.com/t4416-modelo-de-pisca-pisca

Um abraço,

Jeff

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Gilberto Crespo em Sab Ago 25, 2012 8:06 am

jeff escreveu:Passei uma abraçadeira enforca-gato pelo furo do ímã e apertei bastante.

Achei uma foto que mostra o sensor na bengala e o ímã no raio da roda:

A foto da Jezebel inteira está no tópico http://dafra.forumais.com/t4416-modelo-de-pisca-pisca

Um abraço,

Jeff

Valeu amigo, agora entendi tudo.

Estive vendo alguns modelos desses velocímetros e todos marcam até 99 km, o seu tb marca somente isso?
Abraços e um bom fim de semana.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  L340 em Sab Ago 25, 2012 2:19 pm

Eu comprei um baratão, com fio mesmo e fixei mais ou menos igual ao do Jeff, mas tentei deixar o sensor o mais encondido possível.
O meu marca acima de 99, mas como só tem duas casas ele ignora o 1 e mostra só a diferença.
Também não registra a máxima acima de 99,7
Para o que eu uso não vejo problema, pq minha preocupação é passar nos radares de 90 pra baixo em velocidade compatível, normlamente eu passava a 90 no painel e tinha gente querendo me matar. Nos radares de 110 eu nunca serei multado mesmo.
Se vc puder, é legal pegar um igual ao do Jeff, pq ficar passando o fio por aqui e por alí é um saco, fora que mais dia menos dia o fio quebra.
Ah, eu notei que o odometro da minha gira mais lento que o digital em baixa velocidade e mais rápido em "alta". affraid

Minha Primeira Moto

Minha moto não está suja, é uma película natural de proteção para a pintura que inclusive não gasta água.

L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:25 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: