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Partida Riva 150

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Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qua Dez 26, 2012 1:17 pm

Fala pessoal!

Minha dúvida parece meio primária, mas não sei o que está acontecendo com minha RIVA!
Estou com apenas 70km rodados, e toda primeira partida do dia está sendo um parto!
Preciso abaixar o afogador e dar umas aceleradas pra conseguir ligar a moto. Se eu paro de acelerar ela morre, se eu ir levantando o afogador ela morre tb!
Demoro cerca de uns 15 mins pra conseguir fazer ela funcionar sem morrer!
Tô pensando em levar pra Concessionária para eles dar uma olhada, mas acho q vocês podem me dar uma luz!

Eu abasteço em um posto de confiança, pois sempre coloco gasolina do meu carro lá, então creio que o problema não está nisso!

Alguém pode me ajudar por favor??

brunokm
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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Qua Dez 26, 2012 2:29 pm

Olá, Bruno

A marcha lenta de sua moto pode estar muito baixa, ou então o giclê de marcha lenta entupiu.

Um motivo para isso acontecer com motos muito novas é que o tanque vem da montadora revestido com um óleo protetor para evitar oxidação, e ele só é eliminado depois de uns 2 ou 3 enchimentos.

Você chegou a encher completamente o tanque, ou colocou só um pouco?

Quanto mais gasolina, mais diluído fica esse óleo e menos chance de ele provocar problemas.

De qualquer modo, moto na garantia, leve na concessionária que eles têm obrigação de resolver.

Um abraço,

Jeff

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qua Dez 26, 2012 2:49 pm

Valeu Jeff!

Seguinte, pra falar a verdade eu nunca cheguei a encher o tanque!
Só coloquei uma vez R$ 5,00 e depois R$ 15,00.

Você recomenda que eu encha o tanque?
Esses últimos dias tem feito um calor absurdo em SP, creio que não seria preciso acionar o afogador, ou sim?

Se eu regular a marcha lenta, preciso deixar o RPM no 1, no máximo 1,5 certo? No 2 por exemplo vai ficar muito acelerado né?

brunokm
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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Qua Dez 26, 2012 3:03 pm

Então é isso.

O ideal seria retirar essa gasolina contaminada e encher o tanque com gasolina nova. Depois você até pode recolocar 1 ou 2 litros de cada vez dessa gasolina suja a cada enchida do tanque, para que a gororoba fique bem diluída e não cause problemas.

Uso do afogador:

Vou te dizer que estou tão acostumado a usar o afogador todos os dias com qualquer temperatura que faço o procedimento no automático.

Tiro o afogador imediatamente depois de o motor pegar, o que é instantâneo.

Hoje mesmo está fazendo 40 graus por aqui e usei a técnica de sempre. Isso economiza bateria e motor de partida, eu acho que vale a pena usar sempre. Afinal, está lá é para ser usado...

Quanto à rotação de marcha lenta, verifique o valor recomendado no manual do proprietário. Tem motos como a apache que não podem rodar com marcha lenta abaixo de 1500 rpm, muita gente não sabe disso.

(a apache tem descompressor de partida, uma marcha lenta abaixo do recomendado causa o acionamento indevido desse mecanismo, o que causa problemas de durabilidade).

A riva acho que não tem descompressor... mas não sei qual é a rotação recomendada.

Mas 2 mil rpm certamente é alto demais para qualquer moto.

Um abraço,

Jeff




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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qua Dez 26, 2012 3:18 pm

Entendi!
Vou dar uma enchida no tanque hoje, e dar uma aumentada na marcha lenta para ver se melhora em algo!

O problema é que eu utilizo sempre o afogador, dou umas aceleradas para esquentar um pouco e mesmo assim ela morre...
Se eu tiro o afogador pior ainda... rs!!

Vou tentar dar uma limpada no tanque, enchendo de gasolina e depois volto para falar o resultado!!

Valeu!!
Abs

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qua Dez 26, 2012 8:03 pm

Hey, Jeff seguinte:

Eu fiz o procedimento que você passou (encher o tanque e aumentar/regular um pouco a marcha lenta) e "resolveu"... consegui ligar a moto um pouco mais rápido que antes (cerca de uns 10 mins), mas também depois que pegou, o RPM ficou em 4000.. hehe!

Tem outra coisa que acontece na moto que esqueci de mencionar; nas primeiras aceleradas com o afogador puxado o escapamento faz um barulho estranho, tipo, como se tivesse umas pedrinhas dentro do escapamento se batendo!

Quando tirei o afogador, nas primeiras andadas, a moto estava fraca, com sinais de que ia morrer, eu acelerava mas não respondia...

Tô preocupado, será que é somente a minha que está dando problemas? To começando a me arrepender de ter comprado... =/

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Qua Dez 26, 2012 8:39 pm

Bruno,

Não acho que seja algo realmente grave.

Primeira moto a gente fica cismado, depois vai pegando as manhas.

Você disse que fez o procedimento e encheu o tanque, mas eu falei para tirar fora a gasolina contaminada e encher o tanque....

Vai levar algum tempo para essa gosma sair do carburador, isso não é instantâneo.

E sobre a rotação, se você deixou com 4000 rpm, é sinal de que você tem a mão pesada para esse tipo de regulagem...

Acho melhor levar na concessionária e deixar que eles resolvam o problema antes que você acabe perdendo a garantia da moto por algum exagero nos ajustes.

Sobre o ruído no escapamento, se tiver algum pingo de solda solto dentro do escapamento, eles têm que remover ou substituir a peça.

Mas o mais provável é que esse barulho desapareça com algum parafuso reapertado.

Um abraço,

Jeff

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qua Dez 26, 2012 9:01 pm

Fala Jeff,

Então, o tanque já estava quase vazio, só tinha um ponto de combustível!
Como eu faço pra tirar fora a gasolina contaminada?

A regulagem ficou a 4000 RPM depois de ajustado a marcha lenta, mas somente depois da moto estar pegando 100%...

Acho que vou levar a moto no sábado para que eles dêem uma verificada!

Qqr novidade vou avisando!

Valeu
Abs

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Qua Dez 26, 2012 9:05 pm

Esqueci que a riva não tem torneirinha, aí fica mais complicado de tirar a gasolina.

Mas agora não adianta mais mesmo, toda a sujeira foi para o carburador.

Se ela não sair sozinha, eles vão ter que abrir e limpar o carbura.

A recomendação para a primeira enchida do tanque é encher totalmente e de preferência com uma ótima gasolina, aditivada.

A gasolina aditivada tem maior poder de dissolução da gosma.

Um abraço,

Jeff

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qui Dez 27, 2012 6:27 am

Entendi!!

É, agora eu enchi o tanque com Gasolina Aditivada, vamos ver no que vai dar hoje à noite quando eu tentar dar partida!
De todo jeito vou levar a moto no sábado para eles dar uma olhada (está na garantia mesmo)!

Valeu Jeff...!!!!

Qualquer novidade eu vou avisando!

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qui Dez 27, 2012 6:24 pm

Falae rapaziada!

Hoje como num passe de mágica a moto pegou rapidão!
Acho q a Gasolina aditivada nova tirou toda aquela gasosa suja...!!
Não deu nem o barulho de pedrinhas... parece outra moto...

Soh uma coisa, o vendedor me disse que toda vez que eu terminasse de usar a moto, tinha que mudar a chavinha FUEL pra OFF...
Vocês fazem isso tb??

Valeu, principalmente Jeff!

Abs

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Qui Dez 27, 2012 6:40 pm

Bom.... é o certo, né?

Mas sabe como é...

Fechando o registro todas as vezes você impede que a gasolina vaze no caso de a boia do carburador travar aberta por algum detrito entre a válvula e a sua sede.

Mas isso tem dois inconvenientes para o uso diário:

Você pode esquecer de abrir o registro, e aí a moto vai ratear/apagar no meio do trânsito, é uma situação que sempre pode trazer algum risco;

E também. você vai acabar desgastando a vedação do registro pelo uso frequente.

Eu sempre fechava o registro, hábito antigo desde minha primeira moto. Mas a "alta qualidade" da vedação da torneirinha da kansas, que me fez deixar a moto vazando dentro da concessionária (com apenas 8 mil km) fez com que eu desistisse.

Instalei um filtro entre o registro e o carburador, assim nenhum detrito vai encantar a boia do carburador, e nunca mais mexi no registro. Pouquíssimas vezes precisei usar a reserva.

E aí vai uma dica:

Nunca espere a gasolina chegar na reserva para reabastecer, isso não é necessário.

Reabasteça sempre quando chegar a meio tanque, no mínimo um terço de tanque. O motor funciona melhor com gasolina fresca e você evita mandar contaminantes para o carburador (hoje sua moto é nova, mas depois de algumas dezenas de milhares de km sempre acumula sujeira no fundo do tanque).

Um abraço,

Jeff

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  fernando.net em Sex Dez 28, 2012 6:20 pm

Bom, só li este tópico hoje, vou fazer uns comentários sobre ele.
1° - a marcha lenta da Riva é de 1500 rpm, mas eu costumo deixar em torno dos 1650 + ou -, assim a moto não fica difícil de ligar, e não fica acelerada demais.
2° - a Riva tem torneirinha de gasolina sim, nesse caso era só soltar a mangueirinha que vai para o carburador e deixar sair o combustível.
Ia comentar outra coisa mas agora esqueci, se lembrar posto aqui.

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Sex Dez 28, 2012 8:57 pm

Fala, Fernando

É, me enganei quanto à torneirinha da riva.

Será que eu confundi com o corta-corrente, que ela não tem?

Mas na minha cabeça, era algo ligado ao combustível....

Sei lá, acho que estou ficando cada vez mais gagá.

Um abraço,

Jeff


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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Seg Dez 31, 2012 12:20 pm

Salve rapaziada!!!

Caramba, ki raiva!!!
Até sábado estava tudo bem com a moto, fiquei domingo sem ligar, e hoje ao tentar dar partida voltou a mesma palhaçada do começo do Tópico!
E hoje, pelo que percebi está pior ainda... dentro do tanque está fazendo um barulho mto estranho, como se a gasolina estivesse borbulhando!
Creio que dessa vez vou ter que mandar esvaziar o tanque e colocar gasolina nova né??

Mais alguma sugestão??

Valeu!
Abs

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Seg Dez 31, 2012 12:44 pm

Hhahaha

Já verificou se não sumiu um gato na vizinhança?

Seguinte;

Se algo está borbulhando no interior do tanque, deve ter vapor de gasolina preso na mangueira que vai para o carburador.

Dá uma conferida se ela não está fazendo uma curva, o ideal é que ela vá para o carburador sem voltas desnecessárias e sem alças que possam aprisionar bolhas.

Esse tipo de problema os mecânicos de concessionária não costumam identificar porque precisa ter um pouco de vivência.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff

PS: Pode ser também que o respiro do tanque esteja entupido com cera de polir, e esse barulho seja do ar entrando por um orifício muito estreito. Verifica isso também.


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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Seg Dez 31, 2012 4:39 pm

Fala Jeff!

Cara, olhei isso que você falou e está certinho.
Porém encontrei uma borracha solta que fiquei meio "encanado"!
Vocês conhecem? Sabem se tem alguma coisa a ver com isso??

Valeu!


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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Seg Dez 31, 2012 4:43 pm

A imagem não foi na outra mensagem. mals!


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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Seg Dez 31, 2012 5:16 pm

Ih, desencana...

A foto cortou justamente a origem da mangueira, mas parece ser o carburador, correto?

Essa mangueira é assim mesmo, termina em lugar nenhum. Ela só serve para jogar a gasolina fora do carburador se a boia travar por algum detrito.

Em caso de travamento da boia a gasolina tem que ir para fora do motor, senão na hora que você ligasse o motor ele daria um tranco por calço hidráulico capaz de entortar a biela.

Essa gosma do tanque dá muita dor de cabeça, se não me engano o manual do proprietário recomenda encher o tanque já no primeiro abastecimento para evitar esse tipo de problema.

Pelo jeito, você vai ter que levar na concessionária para eles resolverem.

Aí é muito provável que aconteça o seguinte:

Na hora que você for tentar demonstrar o que está acontecendo, a moto vai funcionar perfeitamente e você vai ficar com cara de tacho na frente de todo mundo.

Aí você vai voltar para casa e vai dar problema de novo.


Cara, vai se acostumando que moto é assim mesmo, elas adoram sacanear os donos, tipo o motor apagar na hora que você quiser impressionar alguma garota. Razz

Brincadeiras à parte, ou você espera a gosma ser eliminada naturalmente, gastando toda a gasolina do tanque, ou pede para eles abrirem o carburador.

Tenta antecipar a revisão dos 1000 km para ficar livre desse problema.

Um abraço,

Jeff

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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Qui Jan 03, 2013 6:37 am

Salve rapaziada, bom dia!
Feliz Ano novo atrasado a todos!

Eh Jeff, eh bem por ai msm... Vou levar a moto sábado pra eles dar uma olhada, e pra não ter este constrangimento q vc mencionou vou deixar a moto lá...rs
O problema é, como irei levar a moto? Ela até funciona com o afogador puxado, dah umas pipocadas mas acho que chega!
Tem algum problema levá-la assim??

Abraço

brunokm
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Re: Partida Riva 150

Mensagem  jeff em Qui Jan 03, 2013 6:51 am

Bruno,

Você é a pessoa em melhor condição de avaliar as condições de sua moto.

Se a moto está rateando, existe o risco que ela apague no meio do trânsito e você seja atropelado.

Verifique com sua concessionária, eles terão condição de indicar uma solução.

Recomendo não lavar a moto antes de enviar para lá. Se realmente for fazê-lo, leia antes as precauções no manual do proprietário.

Um abraço,

Jeff



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Re: Partida Riva 150

Mensagem  brunokm em Ter Jan 08, 2013 11:34 am

Falae rapaziada!

Seguinte, levei minha moto pra ver o problema no sábado...
Pra fazer ela funcionar e conseguir chegar até lá tive que dar uma aumentada na marcha lenta e deixei esquentando um bom tempo...
Chegando lá, os mecânicos olharam, fuçaram e ajustaram/regularam o carburador e a marcha lenta e a moto ficou zero bala...

Valeu pela ajuda!!

Abraço

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Data de inscrição : 26/12/2012

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Re: Partida Riva 150

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