FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

RAJADAS DE VENTO X VELOCIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

RAJADAS DE VENTO X VELOCIDADE

Mensagem  Gilberto Crespo em Ter Jan 29, 2013 4:26 pm

Amigos Dafreiros e Kanseiros.

Por 2 vezes, passando pela Linha Vermelha (via expressa no RJ), mais precisamente em cima de 2 pontes próximas à entrada para Duque de Caxias na pista sentido baixada, eu recebi algumas rajadas de vendo laterais que fizeram a minha moto meio que sambar de lado.
Fiquei com receio de cair e diminuí a velocidade e senti que a moto sambava mais ainda.
Será que se eu aumentasse a velocidade eu não sentiria a turbulência?

Abraços.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Moto : Kansas 150cc

Re: RAJADAS DE VENTO X VELOCIDADE

Mensagem  alex.ilha em Ter Jan 29, 2013 8:36 pm

Olá! Também sou do RJ e sei o q significam essas "rajadas" de vento. Passo pela linha amarela e vermelha todos os dias, e quase sempre sofro este tipo de problema. Bem, mas o melhor procedimento a ser feito é manter a calma e reduzir a velocidade, nunca aumentá-la.

A velocidade deverá ser reduzida, adequando-se a marcha do motor para diminuir a probabilidade de desestabilização da moto. Pelo menos comigo sempre melhorou a situação nestes momentos. Dependendo da força e velocidade do vento, é melhor parar e esperar passar tal ventania.

Ventos muito fortes, ao atingir sua moto em movimento, podem deslocá-la ocasionando a perda de estabilidade e o descontrole, que podem ser causa de colisões com outros veículos.

Gilberto Crespo escreveu:Amigos Dafreiros e Kanseiros.

Por 2 vezes, passando pela Linha Vermelha (via expressa no RJ), mais precisamente em cima de 2 pontes próximas à entrada para Duque de Caxias na pista sentido baixada, eu recebi algumas rajadas de vendo laterais que fizeram a minha moto meio que sambar de lado.
Fiquei com receio de cair e diminuí a velocidade e senti que a moto sambava mais ainda.
Será que se eu aumentasse a velocidade eu não sentiria a turbulência?

Abraços.

alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Moto : Apache 150cc

Mensagem  Gilberto Crespo em Qua Jan 30, 2013 8:31 am

Foi o que fiz... diminui a velocidade e ainda liguei o pisca-alerta.... tem motorista que passa que nem maluco...
Se eu tivesse uma bolha, com certeza seria pior, não?

Um amigo me disse para manter 80km/h... mas eu acho que diminuindo a velocidade é mais prudente.

Abraços.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  alex.ilha em Qua Jan 30, 2013 8:44 am

Gilberto Crespo escreveu:Foi o que fiz... diminui a velocidade e ainda liguei o pisca-alerta.... tem motorista que passa que nem maluco...
Se eu tivesse uma bolha, com certeza seria pior, não?

Um amigo me disse para manter 80km/h... mas eu acho que diminuindo a velocidade é mais prudente.

Abraços.

Pois é, o mais prudente é a redução da velocidade. Quanto ao uso da bolha não sei ao certo, mas na minha opinião ela não influirá no efeito que o vento terá. Ao contrário, acho até o uso do pára-brisa uma boa, tanto no visual, quanto na proteção contra cascalhos, poeira e chuvas.

Abraços!

alex.ilha
Forista
Forista

Mensagem  Familia em Qua Jan 30, 2013 9:04 am

Reduzir a velocidade e bem prudente, mais esta redução deve ser feita de modo que não atrapalhe o fluxo normal do transito, pisca alerta ligado não e muito recomendado para estes casos, pois pode gerar confusão em motoristas/pilotos que venham logo atras.

Quando se deparar com rajadas de vento que não lhe de segurança, proceda da seguinte forma:

1º - Tranquilidade
2º - Firmeza nos braços e pernas, firme os braços e maos, não precisa tensionar apenas mantenha a firmeza, as pernas devem ser mantidas proximo ao tanque.
3º - Siga para a faixa da esquerda DIREITA, quando esta existir.
4º - Reduza uma marcha e mantenha giro alto, fazendo isso a moto encontra estabilidade.
5º - Evite seguir proximo a outros veiculos que gerem vacuo, pois estes podem ate quebrar o vento por voce, mais no momento que voce sai do vacuo entra num turbilhão, causando redução brusca de velocidade, podendo causar serios acidentes.
6º - Na duvida e parar e esperar.

Última edição por Familia em Qua Jan 30, 2013 9:49 pm, editado 1 vez(es)

Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 659
Moto : Super 50cc

Mensagem  alex.ilha em Qua Jan 30, 2013 9:14 am

Familia escreveu:Reduzir a velocidade e bem prudente, mais esta redução deve ser feita de modo que não atrapalhe o fluxo normal do transito, pisca alerta ligado não e muito recomendado para estes casos, pois pode gerar confusão em motoristas/pilotos que venham logo atras.

Quando se deparar com rajadas de vento que não lhe de segurança, proceda da seguinte forma:

1º - Tranquilidade
2º - Firmeza nos braços e pernas, firme os braços e maos, não precisa tensionar apenas mantenha a firmeza, as pernas devem ser mantidas proximo ao tanque.
3º - Siga para a faixa da esquerda, quando esta existir.
4º - Reduza uma marcha e mantenha giro alto, fazendo isso a moto encontra estabilidade.
5º - Evite seguir proximo a outros veiculos que gerem vacuo, pois estes podem ate quebrar o vento por voce, mais no momento que voce sai do vacuo entra num turbilhão, causando redução brusca de velocidade, podendo causar serios acidentes.

Só uma correção. Acredito que vc queria dizer em vez de "3º - Siga para a faixa da esquerda, quando esta existir." o correto seria 3º - Siga para a faixa da DIREITA, quando esta existir. Isto pq a direita é faixa de baixa velocidade e a esquerda é de alta.

Certo?

alex.ilha
Forista
Forista

Mensagem  Gilberto Crespo em Qua Jan 30, 2013 9:38 am

alex.ilha@gmail.com escreveu:
Familia escreveu:Reduzir a velocidade e bem prudente, mais esta redução deve ser feita de modo que não atrapalhe o fluxo normal do transito, pisca alerta ligado não e muito recomendado para estes casos, pois pode gerar confusão em motoristas/pilotos que venham logo atras.

1º - Tranquilidade
3º - Siga para a faixa da esquerda, quando esta existir.

Só uma correção. Acredito que vc queria dizer em vez de "3º - Siga para a faixa da esquerda, quando esta existir." o correto seria 3º - Siga para a faixa da DIREITA, quando esta existir. Isto pq a direita é faixa de baixa velocidade e a esquerda é de alta.

Certo?

Pois é... faixa da direita... até pq nessa via em questão a faixa da direita é indicada para motociclistas pela sinalização local.
Eu liguei o pisca alerta pq diminui muito a velocidade (para 60 km/h) em relação à máxima permitida na via que é 90 km/h. Mas concordo que o uso do pisca-alerta pode confundir quem vem atrás.

Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Mensagem  alex.ilha em Qua Jan 30, 2013 11:39 am

Pois é... faixa da direita... até pq nessa via em questão a faixa da direita é indicada para motociclistas pela sinalização local.
Eu liguei o pisca alerta pq diminui muito a velocidade (para 60 km/h) em relação à máxima permitida na via que é 90 km/h. Mas concordo que o uso do pisca-alerta pode confundir quem vem atrás.[/quote]

Mas ainda acho q vc fez muito bem em ligar o alerta. Isso faz com q os outros veículos já fiquem atentos que há algum tipo de problema, e por isso devem desviar e ter cuidado.

alex.ilha
Forista
Forista

Mensagem  Familia em Qua Jan 30, 2013 9:48 pm

alex.ilha@gmail.com escreveu:

1º - Tranquilidade
3º - Siga para a faixa da esquerda DIREITA, quando esta existir.

Certo?

Isso mesmo esta correto, DIREITA. Obrigado por observar, vou corrigir.

Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 659
Moto : Super 50cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:36 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: