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Quebra no motor

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Quebra no motor

Mensagem  Fabricius em Sex Jul 12, 2013 5:18 pm

Hoje indo ao trabalho com minha Kansas 150, uma das válvulas quebrou e perfurou o pistão caindo dentro da caixa do motor.

Resultado provisório: ver se cabeçote da retifica ( se não der alguém sabe de algum que serve? ou valor de um novo?)
                            se der retifica , trocar válvulas (alguém sabe se serve de alguma outra moto e qual?)
                            trocar pistão que furou no meio ( alguém sane de algum que sirva?)

Agora falta abrir ainda a parte da caixa pra ver o restante , virabrequim , biela ....etc.

Será que compensa abrir a camisa e fazer modificações já que pode ter ferrado tudo , que modificações?

agradeço desde já


Fabrício

obs: moto com apenas 20mil KM

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Re: Quebra no motor

Mensagem  Dan Floripa em Sex Jul 12, 2013 7:26 pm

Fabricius escreveu:Hoje indo ao trabalho com minha Kansas 150, uma das válvulas quebrou e perfurou o pistão caindo dentro da caixa do motor.

Resultado provisório: ver se cabeçote da retifica ( se não der alguém sabe de algum que serve? ou valor de um novo?)
                            se der retifica , trocar válvulas (alguém sabe se serve de alguma outra moto e qual?)
                            trocar pistão que furou no meio ( alguém sane de algum que sirva?)

Agora falta abrir ainda a parte da caixa pra ver o restante , virabrequim , biela ....etc.

Será que compensa abrir a camisa e fazer modificações já que pode ter ferrado tudo , que modificações?

agradeço desde já


Fabrício

obs: moto com apenas 20mil KM


Que chato Fabricius!

Tem que ver se danificou muito o cabeçote, se não danificou basta trocar as válvulas e as guias de válvulas. O cabeçote da CG 125 se não me engano serve só muda o diâmetro da rosca do coletor (Honda rosca 6mm cabeça do parafuso 8mm, Dafra rosca 8mm cabeça parafuso 10mm). O virabrequim acho que não sofreu dano, mas o câmbio sim (com base no que você relata).

Bom lá vão as peças compatíveis que você possa vir a usar:

Biela CBX AERO;
Pistão tem que ver se danificou a camisa para ver a medida, mas o da CBX aero deve de servir (no caso ele seria o 0,50 da Kansas);
Câmbio da CG (exceto o eixo primário, que nas Kansas/Speeds são um pouco maiores).

Um abraço!

Dan.

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Re: Quebra no motor

Mensagem  jeff em Sab Jul 13, 2013 10:28 am

Dan,

Baseado no quê exatamente você diz que o câmbio está danificado? Não identifiquei no relato do Fabricius.

Fabricius, só por curiosidade, quanto óleo você estava usando no seu motor?

Pode acontecer de uma válvula se quebrar por defeito de fabricação, mas a chance aumenta se o motor trabalhar superaquecido, o que é típico na condição de falta de óleo crônica que a dafra diz que é o correto.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

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Quebra no motor

Mensagem  Fabricius em Sab Jul 13, 2013 11:44 am

obrigado desde já, o mecânico só abriu a parte de cima do motor não abriu ainda onde fica o virabrequim e as marchas, tenho pedido para colocar 1,2l de óleo.

quebrou apenas uma válvula, parece que a de admissão porque quando ela parou saiu fumaça pelo carburador e filtro de ar e nada pelo escapamento.

ele me mostrou que a parte que fica as válvulas danificou bastante, e vai ver se da retifica, o pistão furou no meio e a camisa danificou um pouco, segunda vai abrir o restante para ver o que aconteceu na outra parte.

se me lembro quando parou o pedal de marcha não estava movendo se não me lembro

estava com 20860 troquei o oleo com 20000 e iria trocar com 21000

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Re: Quebra no motor

Mensagem  jeff em Sab Jul 13, 2013 1:51 pm

Pois é, Fabricius

A dafra fala que o certo é 1 litro e que o máximo de óleo para se colocar nesse motor é 1,2 litro.

Mas a verdade é que se você fizer o procedimento de medição de acordo com o manual antigo, 1,2 litro chega apenas ao mínimo da vareta, e essa marca indica a hora de colocar mais óleo.

A dafra pisou na bola feio, foi avisada, teve todas as chances do mundo de se redimir, foi burra (no sentido de empacar e ser teimosa), foi burra, e optou por insistir nessa quimera.

O resultado não podia ser outro, você é apenas mais um dos tantos que contam a mesma história.

Provavelmente por orientação da dafra, a concessionária daqui de Floripa começou a colocar 1,2 litro nas revisões, mas a informação que consta no manual continua sendo 1 litro.

Ou seja, fizeram as coisas às escuras, sem dar conhecimento aos clientes, que continuarão absorvendo o prejuízo ou sendo expostos a risco de vida, como ocorreu contigo.

Os problemas vão continuar acontecendo enquanto não for colocado de 1,3 a 1,4 litro de óleo em cada troca.

Agora tente convencer aquele pessoal empacado de lá.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff

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Re: Quebra no motor

Mensagem  Dan Floripa em Sab Jul 13, 2013 2:00 pm

jeff escreveu:Dan,

Baseado no quê exatamente você diz que o câmbio está danificado? Não identifiquei no relato do Fabricius.

Fabricius, só por curiosidade, quanto óleo você estava usando no seu motor?

Pode acontecer de uma válvula se quebrar por defeito de fabricação, mas a chance aumenta se o motor trabalhar superaquecido, o que é típico na condição de falta de óleo crônica que a dafra diz que é o correto.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff

Baseado nos detritos do pistão e da válvula que devem ter caído diretamente em cima do câmbio.

Um abraço!

Dan.

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Re: Quebra no motor

Mensagem  jeff em Sab Jul 13, 2013 2:02 pm

Ah, tá....

Estava visualizando o câmbio um pouco mais para trás.

Um abraço,

Jeff

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Re: Quebra no motor

Mensagem  Dan Floripa em Sab Jul 13, 2013 3:09 pm

jeff escreveu:Ah, tá....

Estava visualizando o câmbio um pouco mais para trás.

Um abraço,

Jeff

Mas o câmbio fica um pouco mais atrás, mas como estão em movimento, os detritos são lançados em todas as direções!

Um abraço!

Dan.

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Re: Quebra no motor

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