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Bujão de Drenagem

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Bujão de Drenagem

Mensagem  Psychotron em Sab Jul 20, 2013 12:43 pm

Alguém já tentou abrir o bujão de drenagem para trocar o óleo?

Fui trocar, mas aquela droga não abre nem a porrada. Daí começou a quebrar o parafuso, parei.

Tentei com uma chave de boca 24.

Será que se abre com chave de roda?

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Bailarino em Sab Jul 20, 2013 2:36 pm

tem q ver se a rosca nao é invertida

na intruder125 era assim, fui soltar e apertei ainda mais , estourei a rosca

tive q trocar toda a peça, kkkkkk

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  robra em Sab Jul 20, 2013 5:06 pm

Já deu uma lida no manual do proprietário ??



Abraço.

robra
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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Psychotron em Sab Jul 20, 2013 5:51 pm

robra escreveu:Já deu uma lida no manual do proprietário ??



Abraço.

Sim. Só informa que tem que abrir o bujão, agora como aquela porcaria consegue ser aberta, isso não informa.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Sab Jul 20, 2013 7:26 pm

Bailarino escreveu:tem q ver se a rosca nao é invertida

na intruder125 era assim, fui soltar e apertei ainda mais ,  estourei a rosca

tive q trocar toda a peça, kkkkkk
Que bizarro, na Intruder da Marlene é normal, será que mudaram por conta de tanto problema.
E ainda bem que é uma peça a parte.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Sab Jul 20, 2013 7:28 pm

Psychotron escreveu:
robra escreveu:Já deu uma lida no manual do proprietário ??



Abraço.

Sim. Só informa que tem que abrir o bujão, agora como aquela porcaria consegue ser aberta, isso não informa.
A Riva tem o parafuso direto no motor ou é uma peça separada como na Suzuki e descendentes?

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Bailarino em Dom Jul 21, 2013 7:31 am

L340 escreveu:
Bailarino escreveu:tem q ver se a rosca nao é invertida

na intruder125 era assim, fui soltar e apertei ainda mais ,  estourei a rosca

tive q trocar toda a peça, kkkkkk
Que bizarro, na Intruder da Marlene é normal, será que mudaram por conta de tanto problema.
E ainda bem que é uma peça a parte.

com certeza ja espanaram o original e trocaram

paralelo é normal e ate melhor pq o parafuso é bem maior

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  jeff em Seg Jul 22, 2013 8:48 am

O bujão de drenagem a gente chama aquele que fica na parte de baixo do motor, é pequeno e só serve para escoar o óleo. Na kansas é aberto com chave 17mm.

O tampão grande que usa chave 24mm na kansas é o filtro de tela, que também permite escoar o óleo.

Uma vez esse tampão estava muito difícil de abrir, o motivo é que o mexânico que fez o serviço da última vez tinha montado o filtro invertido. A tela deve se encaixar dentro da mola, e o estúpido montou ao contrário, teve que fazer uma força anormal para apertar e consequentemente, também para retirar.

Nunca tinha ouvido falar em rosca invertida para esse tipo de bujão, normalmente se usa rosca invertida (rosca esquerda) apenas para eixos, onde o sentido de giro pode facilitar o afrouxamento espontâneo da porca, ou no espelho direito das yamaha, por filosofia de projeto, a fim de evitar sua quebra ou ferimentos a um pedestre em caso de atropelamento.

Um abraço,

Jeff

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Ter Jul 23, 2013 10:42 am

Bailarino escreveu:
L340 escreveu:
Bailarino escreveu:tem q ver se a rosca nao é invertida

na intruder125 era assim, fui soltar e apertei ainda mais ,  estourei a rosca

tive q trocar toda a peça, kkkkkk
Que bizarro, na Intruder da Marlene é normal, será que mudaram por conta de tanto problema.
E ainda bem que é uma peça a parte.

com certeza ja espanaram o original e trocaram

paralelo é normal e ate melhor pq o parafuso é bem maior
Pior que não é paralelo. Acho mais provável ter mudado isso "dentro de casa" mesmo.
Tanto que na Hyosung também é normal, dá até pra usar de uma na outra, sendo o bujão da Mirage uma opção para quem queira um bujão magnético.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Convidad em Ter Jul 23, 2013 11:17 am

Opa,

Já vi em alguns carros e caminhões que o bujão para drenagem de óleo tem um pequeno imã "colado" nele. Isso mesmo, colado. A cada troca de óleo é interessante verificar as condições dessa fixação para que não aconteça desse abençoado imã se soltar e ir parar onde não deve (que é o que certamente irá acontecer caso ele se solte).


Abraço,

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Ter Jul 23, 2013 12:19 pm

Edifrans escreveu:Opa,

Já vi em alguns carros e caminhões que o bujão para drenagem de óleo tem um pequeno imã "colado" nele. Isso mesmo, colado. A cada troca de óleo é interessante verificar as condições dessa fixação para que não aconteça desse abençoado imã se soltar e ir parar onde não deve (que é o que certamente irá acontecer caso ele se solte).


Abraço,
Eu sempre verifico, mas pra ir para o resto do motor tem que passar por um filtro de tela. semelhante a "peneira"dos velhos motores VW.


Uma das primeiras coisas que precisei trocar na Mirage foi tampa e bujão, pois o parafuso foi apertado pelo Hulk (aaaaahhhh felo da buuuuuuta, ele já tava me sacaneando desde aquele tempo...).
A primeira troca de óleo dela foi feita tirando a tampa inteira, pq o parafuso não saia por nada.
A Intruder 250 eu sei que tem essa tela, já na 125 eu nunca conferi.
Talvez não tenha e por isso o bujão seja simples.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Ter Jul 23, 2013 12:20 pm

jeff escreveu:O bujão de drenagem a gente chama aquele que fica na parte de baixo do motor, é pequeno e só serve para escoar o óleo. Na kansas é aberto com chave 17mm.

O tampão grande que usa chave 24mm na kansas é o filtro de tela, que também permite escoar o óleo.

Uma vez esse tampão estava muito difícil de abrir, o motivo é que o mexânico que fez o serviço da última vez tinha montado o filtro invertido. A tela deve se encaixar dentro da mola, e o estúpido montou ao contrário, teve que fazer uma força anormal para apertar e consequentemente, também para retirar.

Nunca tinha ouvido falar em rosca invertida para esse tipo de bujão, normalmente se usa rosca invertida (rosca esquerda) apenas para eixos, onde o sentido de giro pode facilitar o afrouxamento espontâneo da porca, ou no espelho direito das yamaha, por filosofia de projeto, a fim de evitar sua quebra ou ferimentos a um pedestre em caso de atropelamento.

Um abraço,

Jeff
Não tinha me atentado a medida da chave, ele está falando realmente da tampa do filtro.
Na kansas pelo que me lembro é normal também, aliás, até onde eu sei, nem mesmo a rosca do pinhão da Suzuki e filhas são invertidas, não vejo pq existir na Riva que apesar de não compartilhar o mesmo motor das Suzukis, também é HaoJue.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  victor.hugosed em Ter Jul 23, 2013 10:48 pm

Atencao galera, nao deixem de ver meu topico sobre pecas originais para motos dafra. Aq mesmo no forum.
Abraços.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Familia em Qui Jul 25, 2013 8:52 pm

Na Riva a rosca tem sentido normal, o melhor e usar chave L sextavada.

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bujão

Mensagem  jorge luiz ferreira em Sex Jul 26, 2013 11:28 pm

ai gente a riva é um bujão de tela e usa acho eu que uma boca 24 mm. não é aquele parafuso de rosca 12 que tem na motos que tem no mercado..
interessante que tinha que soltar facilmente..

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  jeff em Sab Jul 27, 2013 8:57 am

Provavelmente foi montado invertido.

O correto é TELA DENTRO DA MOLA + TAMPÃO, o cara deve ter montado a tela fora da mola, fica superdifícil de remover.

Ou o cara instalou o tampão torto, e está espanando a rosca.

Se for isso, a encrenca será grande.

Um abraço,

Jeff

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Ter Jul 30, 2013 4:40 pm

jeff escreveu:Provavelmente foi montado invertido.

O correto é TELA DENTRO DA MOLA + TAMPÃO, o cara deve ter montado a tela fora da mola, fica superdifícil de remover.

Ou o cara instalou o tampão torto, e está espanando a rosca.

Se for isso, a encrenca será grande.

Um abraço,

Jeff
Talvez estrague só a rosca do parafuso e não da carcaça.
Imagino o trampo para refazer a rosca dali...

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  robra em Qua Set 11, 2013 6:22 pm

Troquei o óleo hoje, como informei na mensagem http://dafra.forumais.com/t4543-troca-de-oleo-riva#87821, e foi normal, com a chave de boca ou canhão nº 24. Para efetuar a troca mais fácil, tive que tirar a carenagem que fica no motor.

Abraço.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Sex Set 13, 2013 8:49 pm

vc drena o óleo pelo filtro?

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Guino em Qua Out 09, 2013 12:47 pm

L340 escreveu:vc drena o óleo pelo filtro?
Não drene o oleo pelo filtro (telinha, que parece um pussar), pois ele poderar impedir a saida de residuos que saem com o desgaste natural do motor, o ideal é retirar a tela, a mola e deixar o oleo escorrer livremente.

Detalhe é que para abertura do bujão do oleo e necessario uma chave de 24 MM.


Última edição por Guino em Qui Out 10, 2013 10:19 am, editado 1 vez(es)

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Convidad em Qua Out 09, 2013 8:54 pm

Opa,

WTF.....

Agora ki num tendi mar nada....


Abraço

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Dan Floripa em Qui Out 10, 2013 7:54 am

Edifrans escreveu:Opa,

WTF.....

Agora ki num tendi mar nada....


Abraço
(2x)

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dreno do óleo

Mensagem  jorge luiz ferreira em Qui Out 10, 2013 7:54 pm

Guino escreveu:
L340 escreveu:vc drena o óleo pelo filtro?
Não drene o oleo pelo filtro (telinha, que parece um pussar), pois ele poderar impedir a saida de residuos que saem com o desgaste natural do motor, o ideal é retirar a tela, a mola e deixar o oleo escorrer livremente.

Detalhe é que para abertura do bujão do oleo e necessario uma chave de 24 MM.
Vc retirando o bujão que ta embaixo do motor o filtro com tela praticamente sai ou cai.. só tem por la a retirada do óleo!.

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  Convidad em Sex Out 11, 2013 8:08 am

Opa,

jorge luiz ferreira escreveu:
Guino escreveu:
L340 escreveu:vc drena o óleo pelo filtro?
Não drene o oleo pelo filtro (telinha, que parece um pussar), pois ele poderar impedir a saida de residuos que saem com o desgaste natural do motor, o ideal é retirar a tela, a mola e deixar o oleo escorrer livremente.

Detalhe é que para abertura do bujão do oleo e necessario uma chave de 24 MM.
Vc retirando o bujão que ta embaixo do motor o filtro com tela praticamente sai ou cai.. só tem por la a retirada do óleo!.

ISSO, ISSO, ISSO, ISSO


Abraço,

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Re: Bujão de Drenagem

Mensagem  L340 em Sex Out 11, 2013 8:39 pm

Edifrans escreveu:Opa,

jorge luiz ferreira escreveu:
Guino escreveu:
L340 escreveu:vc drena o óleo pelo filtro?
Não drene o oleo pelo filtro (telinha, que parece um pussar), pois ele poderar impedir a saida de residuos que saem com o desgaste natural do motor, o ideal é retirar a tela, a mola e deixar o oleo escorrer livremente.

Detalhe é que para abertura do bujão do oleo e necessario uma chave de 24 MM.
Vc retirando o bujão que ta embaixo do motor o filtro com tela praticamente sai ou cai.. só tem por la a retirada do óleo!.
ISSO, ISSO, ISSO, ISSO


Abraço,
Quer dizer que a Riva não tem bujão pra drenagem como as demais? Só tem saída pelo filtro?

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Re: Bujão de Drenagem

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