FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Óleo não sobe até o cabeçote.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Óleo não sobe até o cabeçote.

Mensagem  diegosampaio em Ter Maio 27, 2014 9:15 am

Bom galera, estou enfrentando este problema, a uns dias eu troquei o eixo principal e secundário da minha speed, o motor foi vedado, mas houve vazamento de oeleo e tive que abrir o motor para trocar as juntas, mas quando foi fechado o motor percebi que ela não tinha força, foi verificado que o oleo não estava subindo, verificamos os canas e não estão entupidos, só pode ser a bomba de óleo, pois ela esta um pouco desgastada, esta bem áspera, acho wque pode ser isto, ela esta sem força/pressão suficiente para jogar óleo até em cima, me ajudem se pode realmente ser isto. valeu
diegosampaio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15
Moto : Speed 150cc

Re: Óleo não sobe até o cabeçote.

Mensagem  jeff em Sex Maio 30, 2014 8:49 pm

É muita coincidência a bomba ficar desgastada justamente depois que abriram e vedaram de novo o motor.

O mais provável é que algum infeliz tenha tentado resolver o vazamento com junta líquida ou silicone e tenha causado uma obstrução do canal que vai até a tampa do cabeçote.

Se você abrir aquele parafusinho na parte de trás da tampa com o motor funcionando em marcha lenta, terá que espirrar óleo.

Se não espirrar, ou o canal está obstruído ou a bomba não gera pressão e isso pode ocorrer por desgaste ou problema de montagem, tipo a corrente ter pulado fora das engrenagens.

Se o óleo espirrar, mas ao abrir a tampa do cabeçote ele estiver seco, então a obstrução está no duto da tampa do cabeçote.

Uma bomba de óleo custava 55 reais em SP - concessionária de Mogi das Cruzes, e custa 170 aqui em Floripa.

Boa sorte,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  diegosampaio em Dom Jun 01, 2014 3:00 pm

jeff escreveu:É muita coincidência a bomba ficar desgastada justamente depois que abriram e vedaram de novo o motor.

O mais provável é que algum infeliz tenha tentado resolver o vazamento com junta líquida ou silicone e tenha causado uma obstrução do canal que vai até a tampa do cabeçote.

Se você abrir aquele parafusinho na parte de trás da tampa com o motor funcionando em marcha lenta, terá que espirrar óleo.

Se não espirrar, ou o canal está obstruído ou a bomba não gera pressão e isso pode ocorrer por desgaste ou problema de montagem, tipo a corrente ter pulado fora das engrenagens.

Se o óleo espirrar, mas ao abrir a tampa do cabeçote ele estiver seco, então a obstrução está no duto da tampa do cabeçote.

Uma bomba de óleo custava 55 reais em SP - concessionária de Mogi das Cruzes, e custa 170 aqui em Floripa.

Boa sorte,

Jeff

Obrigado por responder.
O mecânico conseguiu encontrar o problema, ele estava em um lugar improvável, o que causou todo este transtorno foi simplesmente o filtro do óleo(aquela telhinha que fica onde abrimos para trocar o óleo do motor) estava totalmente sujo, impossibilitando de o óleo subir, troquei e pimba, o óleo jorrou bem alto, mas como havia apresentado estes problemas, tive que trocar uma engrenagem que o balancinho entra em contato por ela estar desgastada, mas ficou um barulho grande, que foi resolvido invertendo as varetas e com alguns ajustes no eixo do balancinho, mas agora o carburador está vazando óleo pela mangueira de suspiro de baixo, gostaria de resolver este problema, não sei se será necessário trocar o carburador, mas talvez sim.
diegosampaio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15
Moto : Speed 150cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: