FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Agradecimento ao pessoal do forum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Agradecimento ao pessoal do forum

Mensagem  zidanex3 em Sab Nov 08, 2014 7:53 am

Bom dia,

Gostaria de agradecer a todos do fórum que tiraram minha duvida referente a troca de óleo da Speed, e ao usuário Jeff que deixou a dica de realizar a troca pelo filtro de óleo. Gostaria de deixar aqui também um relato, ao efetuar a troca de óleo fui até a concessionaria da Dafra atras daquele anel de borracha de vedação da tampa do filtro, o achei posteriormente em uma loja de motos do bairro. Mas na concessionaria ao procurar o anel o mecânico acabou ouvindo e perguntando do que se tratava conversando ele tentou me esclarecer que a Speed usava apenas 1l de óleo , pelo visto ainda repassam esta informação defasada. Dai surgiu uma duvida com relação ao que ele disse toda que realizo a medição do nível de óleo é com a moto no cavalete central com o óleo frio e checando para ver se está acima da marca h no visor e pegando metade das ranhuras na vareta e geralmente ao nível normal sempre da. O procedimento está certo?

zidanex3
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Moto : Speed 150cc

Re: Agradecimento ao pessoal do forum

Mensagem  Dan Floripa em Seg Nov 10, 2014 9:16 am

Faça o procedimento descrito no manual, que consiste em ligar o motor da moto, deixa-lo funcionando por 2-3 minutos, desligá-lo e depois verificar o nível de óleo.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4109
Moto : Speed 150cc

Mensagem  jeff em Seg Dez 15, 2014 9:33 pm

Ah, meu pai....

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  L340 em Qui Jan 15, 2015 11:07 am

zidanex3 escreveu:Bom dia,

Gostaria de agradecer a todos do fórum que tiraram minha duvida referente a troca de óleo da Speed, e ao usuário Jeff que deixou a dica de realizar a troca pelo filtro de óleo. Gostaria de deixar aqui também um relato, ao efetuar a troca de óleo fui até a concessionaria da Dafra atras daquele anel de borracha de vedação da tampa do filtro, o achei posteriormente em uma loja de motos do bairro. Mas na concessionaria ao procurar o anel o mecânico acabou ouvindo e perguntando do que se tratava conversando ele tentou me esclarecer que a Speed usava apenas 1l de óleo , pelo visto ainda repassam esta informação defasada.   Dai surgiu uma duvida com relação ao que ele disse toda que realizo a medição do nível de óleo é com a moto no cavalete central com o óleo frio e checando para ver se está acima da marca h no visor e pegando metade das ranhuras na vareta e geralmente ao nível normal sempre da. O procedimento está certo?
Cara, já vi diversos manuais de diversas motos e o processo de medição para esses motores pequenos é normalmente o descrito na primeira versão do manual e o dito pelo Dan.
Vai na fé que dá certo, a minha Kansas já passou dos 40 mil, sempre completei até o topo da vareta e só vazou óleo por problema de junta.

Minha Primeira Moto

Minha moto não está suja, é uma película natural de proteção para a pintura que inclusive não gasta água.
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Mensagem  jeff em Sex Jan 16, 2015 9:34 am

Fundamental ligar o motor por uns dois minutos e desligar, senão a indicação será erroneamente alta.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

cambio

Mensagem  jorge luiz ferreira em Sex Jan 16, 2015 5:34 pm

Sempre coloquei 1.4 de óleo na minha moto depois que quebrou o cambio da minha speed.
Mas pra minha surpresa em 2014 troquei duas vezes o cambio inteiro da minha speed.
Mas come roem tudo. principalmente o rolamento de agulha.
Da ultima vez em novembro mesmo eu colocando o câmbio da titan estragou de novo.
Troquei todos os rolamentos pois estavam chiando e quase quebrando. até do vira eu tive que trocar.
Na montagem analizando notei que a engrenagem do pedal de partida estava engripando. e ela roda junto com o câmbio ..
Cara acho que matei a charada: por isso que estava estragando o cambio e estourando os rolamentos de agulha e do rolamento do eixo do pinhão.
Antes a moto até amarrava na quinta marcha. Hoje ela anda solta e querendo até um pinhão 17 sendo que eu ando com o pinhão 16.
Minha speed nunca aceitou o pinhão 15. Com o pinhão 15 o motor queria explodir em quinta.
Ta ai mais uma experiência espero ter explicado para que todos entendam.
jorge luiz ferreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 255
Moto : Next 250

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: