FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  Marcelo Soares Calçada em Sab Ago 23, 2008 10:52 pm

Furou ? Cortou ? É hora de consertar

O pneu, único elemento de contato entre o veículo e o solo, sofre constantes agressões ao passar por cima de tudo que há no chão: piso bom ou ruim, pedras, detritos, sujeira e qualquer outra coisa que estiver pelo caminho. Nessas situações ocorrem danos que podem ir de um leve corte superficial até uma avaria que chegue a inutilizar o pneu, porque muitas vezes são aplicados consertos incorretos, que ao invés de recuperarem os pneus acabam por condená-los ao sucateamento precoce.

Furos de prego em pneus sem câmara devem ser consertados de dentro para fora: é preciso desmontar o pneu, verificar a extensão do dano e se há outras avarias, principalmente no liner, a camada interna que retém o ar e a pressão de calibragem. Consertos do tipo “macarrão”colocados de fora para dentro e sem desmontar o pneu são provisórios, para ser usados numa emergência, mas nunca em caráter definitivo. Fabricantes sérios desse tipo de reparo incluem nas embalagens uma instrução de aplicação, onde está descrito que se trata de um conserto provisório. O conserto correto para esses pneus é um plug, que requer ferramentas e técnica apropriada para ser aplicado.

Quando o dano é maior a região afetada no pneu perde resistência porque as lonas internas foram rompidas. Para recuperar essa resistência aplica-se um manchão. Aqui também é preciso conhecer as diferenças para saber se foi usado o reparo correto.

As lonas da estrutura do pneu comum são colocadas de lado a lado, formando uma diagonal em relação ao centro da banda de rodagem. O manchão possui internamente lonas que estão na mesma posição, e lhe confere um formato semelhante a um “X”. No centro, existe uma inscrição na qual está escrito “diagonal”, identificando o tipo de pneu em que pode ser aplicado. Há também duas setas e a inscrição “talão”. Assim, o manchão só pode ser aplicado com o lado das setas voltado para o talão para que acompanhe a direção das lonas da carcaça.

+++++++++++

Fonte: Paulibor


+++++++++++++++

Sobre os "macarrões", o principal fabricante nacional é a Vipal ( www.vipal.com.br )
Na linha de produtos o remendo definitivo se chama : REPARO MC



"Reparos para pneus sem câmaras, seu disco e haste cumprem a dupla função de vedação e preenchimento do dano."

o PROVISÓRIO, se chama Vipalseal




Destina-se ao reparo temporário e de emergência de pneus sem câmaras (tubeless).

++++++++++++++++

Claro que em 99% das borracharias só utilizam o provisório que acaba ficando sendo definitivo, até porque o próprio borracheiro sequer informa isso.

Vou atrás de maiores informações sobre o REPARO MC, para postar aqui.

..

---------------------------------------------------------
PERGUNTAS FREQUENTES

- Meu pneu é novo, só ando na cidade, devo me preocupar?
R: Não deve ser uma preocupação acentuada, se furar, procure um borracheiro que nem precisará tirar a roda para fazer o reparo se for simples, e pronto.

- Meu pneu furou e não sei onde tem um borracheiro, o que fazer?
R: A estrutura do pneu suporta trajetos curtos em baixa velocidade, retire qualquer peso do bauleto, se coloque com o peso para frente, ande no acostamento ou no cantinho, e vá se informando até chegar a um posto de gasolina, calibre o pneu e tente achar um borracheiro. Não se desespere.

- Vou viajar tenho que levar alguma coisa?
R. Depende, muitos vem e vão, e sequer tem um pneu furado por kilômetros, mas prevenção sempre é algo que deve ser tomado, se estiver no meio do deserto do atacama de moto.

- O preventivo de gosma verde dentro do pneu é bom?
R. Funciona para alguns casos, se o furo for na banda de rodagem, furos na lateral, ele não veda, entao estaria digamos com menor chance, mas não coberto 100%. Contra: pneus se desgastam muito rapidamente e terá que colocar sempre que trocar.

- Carregar estes sprays de tampar buracos é uma boa?
R. Sim e alguns casos, usado como manda as instruções, A RISCA, podem te livrar em uma emergencia, mas no final, terá que levar a um borracheiro da mesma forma, e se for um rasgo, de nada adianta. Contra: custa caro e só serve 1x.

- Carregar uma bomba portatil é uma boa?
R. Sim, pode pelo menos ir enchendo o pneu e não se preocupar com danos na estrutura de rodar com o pneu murcho, até encontrar um borracheiro. é entre todas as soluções a mais viável e barata, não vejo contra indicações, o espaço que ocupa no baú não é grande, e o valor gira em torno de 30,00.(bombas de bicicleta não servem!, só para autos que você pressiona com o pé)

- Carregar um kit de macarrão/definitivo não é exagero?, Não saberia usar.
R. Só faça isso se é muito encanado/azarado, ou se for fazer viagens longas sozinho, pois precisa de uma série de equipamentos para o reparo do pneu sozinho, sendo essa uma opção para os viajantes de looonga distancia.

- O pneu esta com um rasgo enorme o que fazer? perdi o pneu?
R. Encontre borracheiros que fazem remendos a quente (vulcanização), onde o remendo é bem forte e estrutural, valendo a pena utilizar se o pneu ainda está novinho. Remendos a frio da VIPAL, funcionam se bem aplicados, por este motivo, você pode andar com estes remendos com você (remendo a frio e definitivo (aquele azul)), e dar pra o borracheiro aplicar.

- O borracheiro usou o "estupador" e agora o furo fica vazando no macarrão.
R.Não xingue a coitada da mãe dele, é um erro comum, pois pensam que a borracha de pneu de moto e scooter é forte como a de veículos, e que a aplicação do macarrão direto não será possível, apenas fique atento e diga para aplicar o macarrão sem o estuprador. Se ainda assim ficar vazando, terá que fazer um remendo interno conforme a resposta anterior.


Última edição por Marcelo Soares Calçada em Dom Jun 28, 2009 9:10 am, editado 1 vez(es)

_________________
Mergulhador, pescador e proprietário de uma Laser 150 prata!

Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens: 1087
Idade: 47
Localização: Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto: Laser 150cc
Data de inscrição: 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  marcelo_rsb em Sab Ago 23, 2008 11:45 pm

Apenas completo que uma bomba de bicicleta boa, consegue sem problemas encher o pneu de uma moto ou carro, apenas terá o problema de precisar de muitas bombadas a mais que para encher o pneu da bicicleta devido ao maior volume, porém a pressão ela conseguirá atingir com facilidade e se você não confiar nela e meter ar até a hora que ela não der mais conta, com quase certeza o pneu vai explodir!

Física é física, uns ignoram outros gostam(tem doido pra tudo, EU gosto!), pneu da minha bicicleta de estrada fica bom com 90psi, de alguns amigos com 120psi o de um carro ou moto na faixa dos 25-35psi, pra mim parece mais que óbvio que definitivamente minha simples bomba portátil é capaz de até explodir um pneu de carro/moto!

Tirando essa minha ressalva, gostei muito do texto, de parabéns ai xará!
Se tiver animado, arruma pra gente um texto mostrando como exatamente seria um remendo para pneu tubless?
Flws, abraço a todos!

marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 515
Idade: 25
Localização: Uberlândia-MG
Moto: Kansas 250cc
Data de inscrição: 09/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  jeff em Dom Ago 24, 2008 12:18 pm

Olá, Marcelos!

Muito boa a matéria sobre o conserto de pneus. Dando pitaco e respondendo ao Marcelo (2), esses procedimentos são para o conserto do pneu sem câmara ou, como se diz no Brasil, tubeless.

Até algum tempo atrás, havia grande resistência ao uso de pneus sem câmara para motos (eu continuo resistindo). O motivo é a possibilidade de uma perda de pressão repentina por deformação/trincamento do aro. Pegar um buraco dos bons não é difícil. No pneu com câmara, se o aro se deformar, a cãmara deverá manter o pneu pressurizado, permitindo uma parada controlada da moto.

Já no pneu sem câmara, caso ocorra uma perda repentina da pressão do pneu por deformação ou trincamento do aro (liga leve), o controle sobre a moto será muito mais difícil. Bem diferente do aro de uma bicicleta: a pequena espessura do pneu e a menor velocidade possibilitam um controle melhor nessa situação.

Minha opinião (eu sei, ninguém perguntou, mas vocês me conhecem) é que o pneu tubeless é um artigo para o primeiro mundo. E o Brasil... bem, o Brasil ainda não chegou lá. Prefiro ficar com a velha e boa câmara.

A propósito, alguém sabe onde tem roda raiada para a Speed? farao (eu também sempre quis usar esse faraó!)

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 62.000 km sem problemas de motor graças ao uso da quantidade correta de óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10905
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Muito boa.

Mensagem  Rogerio em Seg Jul 20, 2009 4:43 pm

Meu caro Marcelo!!! farao vc é o cara parabens pela esplanação,são tópicos assim que me mantem na frente deste comput.

Rogerio
Novato
Novato

Número de Mensagens: 26
Idade: 42
Localização: São Paulo
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 03/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Jeff.

Mensagem  Rogerio em Seg Jul 20, 2009 4:45 pm

Pode usar quantos faraos vc quiser, rsrs .
Sou novato heim relação a moto e tenho aprendido muito com vcs.
Parabens.

Rogerio
Novato
Novato

Número de Mensagens: 26
Idade: 42
Localização: São Paulo
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 03/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Paliativo para furos

Mensagem  rafarjvp em Qui Maio 20, 2010 12:49 am

Caros amigos oque vocês me dizem daquele spray que serve para encher o pneu de forma provisória afim de tampar o furo de dentro para fora, funciona de fato, eu tenho mas nunca usei?

rafarjvp
Novato
Novato

Número de Mensagens: 8
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 20/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  jeff em Qui Maio 20, 2010 11:47 am

Rafa,

O spray funciona para furos pequenos, o inconveniente é que depois a câmara não dá conserto por vulcanização. O mesmo vale para a vacina de pneu.

De qualquer modo, eu acho que vale a pena sacrificar a câmara quando o pneu fura a 15 km do acesso à estrada para Pirambinhonha do Oeste, próximo posto de gasolina a 85 km.

Ou você roda direto no trânsito urbano das grandes cidades. Tente achar um borracheiro nas marginais aqui em SP. Aliás, tente achar um borracheiro em qualquer lugar no centro de SP...

A propósito, já devo ter falado, mas falo de novo: depois que o pneu atinge a meia vida, ele fica muito mais vulnerável a furos.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 62.000 km sem problemas de motor graças ao uso da quantidade correta de óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10905
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  ALVARITO em Qui Maio 20, 2010 1:08 pm

Será que a tecnologia T-Wheel da Michelin, um pneu que nao precisa de ar (na verdade é uma roda especial com uma camada de banda de rodagem) chega para as motocicletas também?

ALVARITO
Novato
Novato

Número de Mensagens: 41
Idade: 41
Localização: Belém
Moto: Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição: 09/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  jeff em Qui Maio 20, 2010 5:00 pm

Acho pouco provável, pelo menos nesse projeto atual, porque as motos usam pneus de perfil arredondado, o que é necessário para fazer curvas.

Já os carros não se inclinam sobre a lateral do pneu a cada curva, somente deformam o perfil do pneu naquelas curvas próximas ao limite da aderência. Creio que essa tecnologia da Michelin somente será viável para veículos urbanos de baixa velocidade, como ônibus, caminhões e táxis, veículos a energia solar (estão chegando), etc.

Tudo de bom,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 62.000 km sem problemas de motor graças ao uso da quantidade correta de óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10905
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  xello 81 em Qui Ago 19, 2010 4:14 pm

a michelin tem aquele pneu de 2 compostos... que sao macios nas partes laterais da banda de rodagem... visando melhorar a dirigibilidade nas curvas... Wink

study

_________________
xello speed 150 (Junetty 81) honda fan 150esi (Jullyeti 81) - Presidente Prudente Rugby Clube


Moto Taxi COHAB:heart: study

xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 874
Idade: 28
Localização: presidente prudente-sp
Moto: Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição: 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  cristianobj470 em Qui Ago 19, 2010 7:10 pm

pessoal uma pergunta o aro da speed suporta um pneu radial ou so com camera

cristianobj470
Forista
Forista

Número de Mensagens: 306
Idade: 26
Localização: Porto Alegre/RS
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 16/02/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  Dan Floripa em Qui Ago 19, 2010 10:08 pm

cristianobj470 escreveu:pessoal uma pergunta o aro da speed suporta um pneu radial ou so com camera


Sim, aro que não suporta pneu radial é aro raiado pois vaza (o ar vaza pela cabeça do raio), o da speed é de liga, é só por ventil.

Abraço!!

Dan.

Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens: 4016
Idade: 33
Localização: Florianópolis
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 27/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  oalexandre em Qui Ago 19, 2010 11:06 pm

O que foi feito dos Marcelos aí de cima? Há tempos não aparecem aqui no fórum, e sempre deixavam ótimas contribuições... Crying or Very sad

_________________


Seu "passeio" de ônibus é um oferecimento DAFRA MOTOS.

oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens: 876
Idade: 31
Localização: divinópolis-mg
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  Spazo_CWB em Sab Set 04, 2010 9:58 pm

Dan Floripa escreveu:
cristianobj470 escreveu:pessoal uma pergunta o aro da speed suporta um pneu radial ou so com camera


Sim, aro que não suporta pneu radial é aro raiado pois vaza (o ar vaza pela cabeça do raio), o da speed é de liga, é só por ventil.

Abraço!!

Dan.

Aló galera!
Falando em pneus, lembrei que há alguns anos, quando morava em Limeira interior de SP
trabalhava em vendas e andava muito por estradinhas vecinais, tinha um VW e eu usava
pneus radiais/sem câmara, e volta e meia os pneus esvaziavam um dia fui à borracharia
e o cara me diz "camarada, Vc que anda nessa buraqueira toda, coloca câmara nos
pneus da frente" Por quê? ae ele falou: O pneu sem câmara é colado na roda,
se a roda entortar por pouquinho que seja, escapa o ar esvazia e vc fica na mão.
Se vc tem uma câmara a o pneu pode descolar que o ar não vai vazar.
O que acham seria legal colocar câmara no pneu "radial" ?????ae a gente tem dupla proteçao
como desodorante Rexona!!!

_________________
Spazo_CWB

Spazo_CWB
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens: 71
Localização: Curitiba
Moto: Speed 150cc
Data de inscrição: 30/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUDO SOBRE REMENDO DE PNEUS

Mensagem  jeff em Dom Set 05, 2010 5:33 pm

Os pneus originais de nossas motos são todos com câmara.

Que eu saiba, o uso de pneu sem câmara não confere nenhuma vantagem, mas só essa desvantagem de esvaziar mais fácil.

Quanto à facilidade de reparação do pneu sem câmara, ainda acho mais vantajosa a vacina de pneu.

Um abraço,

Jeff

_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 62.000 km sem problemas de motor graças ao uso da quantidade correta de óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens: 10905
Idade: 53
Localização: Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto: Kansas 150cc
Data de inscrição: 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum