FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Pedal de freio baixo em relação a pedaleira?... Pode ser?...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  Fuzzy Logic em Dom Out 12, 2008 11:20 pm

Olá a todos!

Estava navegando pelos relatos sobre a Kansas 150cc e observei um "Teste e Avaliação" publicado dia 13/06/2008 que me deixou curioso nesta questão... Realmente o pedal de freio da Kansas é muito abaixo em relação a pedaleira?

Conforme a pessoa que realizou o teste informou, segue abaixo:
Seu principal defeito está no freio traseiro. O pedal está posicionado muito baixo em relação ao suporte. Fica difícil acioná-lo por conta da posição do assento. Em descidas é preciso deslocar todo o corpo para utilizar esse freio.
Para ler a matéria na íntegra, clique no link abaixo:
http://www.zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/testes-e-avaliacoes/default.aspx?mat=5205

Pela foto da matéria citada acima (a que tem o pé do cara em close montado na moto), dá para se notar que realmente existe uma distância significative a qual deve sim interferir na utilização do freio traseiro, principalmente em ladeiras.

Gostaria de opinião dos proprietórios da Kansas com relação a isto, e saber se com uma simples regulagem na altura do pedal o problema se resolve. Sou novo com motos, mas vi neste fórum, na parte das Speeds 150cc, que há um parafuso na base do pedal de freio pelo qual é possível regular a altura do pedal, a Kansas tem este tal parafuso e este é inerente as motos em geral ou só a alguns modelos?

Outra questão, quando se regular a altura do pedal em relação a pedaleira através da regulagem deste tal parafuso, há alteração na ação do freio? Necessita regular o freio também no parafuso traseiro (aquele próximo da roda, no eixo)?

Abraços!

Última edição por Fuzzy Logic em Seg Out 13, 2008 11:28 am, editado 1 vez(es)

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Re: Pedal de freio baixo em relação a pedaleira?... Pode ser?...

Mensagem  will_santana em Seg Out 13, 2008 11:08 am

tem 1 tutorial no forum da speed q ensina a regular o pedal e o freio direitinho

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  jeff em Seg Out 13, 2008 12:56 pm

Fuzzy,

Na Speed o procedimento é bastante simples, e está explicado, como disse o will.

Quanto à necessidade de regulagem, sim, a mudança de posição alterará a posição da frenagem, será necessário ajustar a porca da haste do freio.

Além disso, muito importante: você deverá ajustar o ponto de acionamento do interruptor do freio traseiro para que a luz se acenda logo após pisar no pedal, mesmo antes de o freio propriamente dito começar a atuar.

São regulagens simples do tipo afrouxar a contraporca, girar a porca de ajuste para o ponto desejado e reapertar a contraporca. Uma olhada com atenção permitirá entender o funcionamento, é mais simples do que explicar por tutorial.

Só é preciso tomar cuidado para não torcer o interruptor durante o aperto.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  Fuzzy Logic em Seg Out 13, 2008 1:22 pm

jeff escreveu:Fuzzy,

Na Speed o procedimento é bastante simples, e está explicado, como disse o will.

Quanto à necessidade de regulagem, sim, a mudança de posição alterará a posição da frenagem, será necessário ajustar a porca da haste do freio.

Além disso, muito importante: você deverá ajustar o ponto de acionamento do interruptor do freio traseiro para que a luz se acenda logo após pisar no pedal, mesmo antes de o freio propriamente dito começar a atuar.

São regulagens simples do tipo afrouxar a contraporca, girar a porca de ajuste para o ponto desejado e reapertar a contraporca. Uma olhada com atenção permitirá entender o funcionamento, é mais simples do que explicar por tutorial.

Só é preciso tomar cuidado para não torcer o interruptor durante o aperto.

Um abraço,

Jeff
Valeu Jeff!

Só completando, meu intuito principal aqui era de avaliar se ocorre mesmo tal problema com o pedal de freio da Kansas, pois se a regulagem é realmente algo inerente a todas as motos, então deve haver um limite de regulagem. A questão é se o cara que fez a matéria do link mencionado no início do tópico, será que ele não tem ciência da existência desta regulagem ou será que mesmo regulando o pedal todo para cima o mesmo continua ficando mais baixo que a altura da pedaleira devido a limites de regulagem?

Tá sacanado o ponto de vista? Então tava na espectativa de respostas de usuários de Kansas, não que a informação vinda de demais usuários não sejam importantes, lógico que são, mas como o problema referido é no freio da Kansas... fica a questão.

Abraços!

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  jeff em Seg Out 13, 2008 1:27 pm

Fuzzy,

Tem tantos interesses em jogo nesse mercado, que esses "lapsos" de informação da mídia podem ser um monte de coisas... até mesmo simpatia e afeição por outra marca, vai saber...

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  wandao.a em Seg Out 13, 2008 1:29 pm

Sou proprietário de uma kansas, e realmente, o pedal fica baixo, mas como já foi dito no forum é possível fazer uma regulagem, inclusive fiz ontem. Retirei a contraporca que fica embaixo do pedal do freio e deixei só o parafuso, e coloquei a contraporta embaixo, depois de rosquear o parafuso (Espero que não tenha ficado confuso). Wink

Minha moto tem quatro tempos, chuva, sol, sereno e muito vento
Ensine pelo exemplo. Não diga o que deve ser feito. Faça. Mostre. DEPOIS fale. Instrua. A palavra convence. O exemplo arrasta.
Visite: http://wilddogs40.wix.com/wd40
https://www.dropbox.com/s/mxwyv2jz4yqs9dd/pe%C3%A7as%20genericas%20250.xls?dl=0

wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1071
Moto : Kansas 250cc

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Mensagem  Fuzzy Logic em Seg Out 13, 2008 1:41 pm

wandao.a escreveu:Sou proprietário de uma kansas, e realmente, o pedal fica baixo, mas como já foi dito no forum é possível fazer uma regulagem, inclusive fiz ontem. Retirei a contraporca que fica embaixo do pedal do freio e deixei só o parafuso, e coloquei a contraporta embaixo, depois de rosquear o parafuso (Espero que não tenha ficado confuso). Wink
E deu resultado esperado?... Ou mesmo assim continuou baixo para você?

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  Fuzzy Logic em Seg Out 13, 2008 1:50 pm

jeff escreveu:Fuzzy,

Tem tantos interesses em jogo nesse mercado, que esses "lapsos" de informação da mídia podem ser um monte de coisas... até mesmo simpatia e afeição por outra marca, vai saber...
É que estou lendo tudo que encontro sobre a Kansas, pois já estou determinado a pegar uma até o final do ano... Apesar da Hunter 100cc ser show de bola, principalmente pelo preço pago (R$3.100,00), ela cumpre muito bem seu papel ao meu ver... Mas infelizmente ela é pequena para mim, tipo, se viro muito o guidão ele pega no meu joelho (minhas pernas são a limitação do guidão hehehe), acho o guidão dela muito baixo e fico meio que jogado pra cima dele... Fora a perna que fica meio dobrada para trás, acho que minha perna é muito comprida para a posição da pedaleira, fico muito mais confortável (em relação as pernas) na YBR da auto-escola. Então, a pesar da moto ser boa, estou achando ela pequena para mim, fora que tenho 1,75m com 103Kg, e como fiz 7 anos de natação (dos 8 as 15 anos) tenho o físico largo, então fia até meio desproporcional hehehehehe.

Abraços!

Fuzzy Logic
Guru
Guru

Mensagem  Draco[LOCO] em Seg Out 13, 2008 9:41 pm

Fuzzy Logic escreveu:É que estou lendo tudo que encontro sobre a Kansas, pois já estou determinado a pegar uma até o final do ano... Apesar da Hunter 100cc ser show de bola, principalmente pelo preço pago (R$3.100,00), ela cumpre muito bem seu papel ao meu ver... Mas infelizmente ela é pequena para mim, tipo, se viro muito o guidão ele pega no meu joelho (minhas pernas são a limitação do guidão hehehe), acho o guidão dela muito baixo e fico meio que jogado pra cima dele... Fora a perna que fica meio dobrada para trás, acho que minha perna é muito comprida para a posição da pedaleira, fico muito mais confortável (em relação as pernas) na YBR da auto-escola. Então, a pesar da moto ser boa, estou achando ela pequena para mim, fora que tenho 1,75m com 103Kg, e como fiz 7 anos de natação (dos 8 as 15 anos) tenho o físico largo, então fia até meio desproporcional hehehehehe.

Abraços!
Putz, também to lendo muito da Kansas (o fórum aqui ajuda muito) e só to esperando minha habilitação pra poder comprá-la...
Infelizmente a Hunter 100 também "não me cabe", pois tenho 1,90m e 90Kg. Fica parecendo um "velotrol"... No
Uma pena, pois o preço é metade de uma Kansas (apesar de serem motos distintas)...

[]'s
Draco.

Draco[LOCO]
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8

Mensagem  will_santana em Seg Out 13, 2008 9:57 pm

1,90 numa 100cc vai parece q estah d bicicleta
vao perguntar ateh do pedal

acho q msm a kansas e outras 150 vao parecer pequenas pois nao sao tao compridas ou largas

eu tenho 1,71 e 85kg (sim, to 1 bola) e a moto fica completamente proporcional e nao eh pesada
acho q vc nao vai ter muito prob, fuzy. talvez passar pelos espelhos dos carros pq nadador d londa data tem ombro q parece mais 1 armario!
heheheheh

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  Paulinho Alma em Seg Nov 03, 2008 3:45 pm

Pessoal, o pedal de freio da Kansas é realmente problemático; é muito baixo em relação a posição confortável de pilotagem. Se vc regula de uma forma que fique melhor (e dá), quando se pilota com garupa a roda prende. Cuidado, pois vivi essa experiência. O ideal é que fosse posicionado como nas motocicletas maiores - mais em pé. O pedal do câmbio também deveria ter uma posição mais em pé, mas para este, há prolongadores (só não sei se já existem para a Kansas). Volto a alertar: muito cuidado ao regular o freio traseiro, pois com mais peso na garupa ele sofre modificação na regulagem. Talvez dê certo mudar o braço do freio (na campana), ou seja, adiantando um pouco. Se tentarem e der bom resultado, postem por favor. Abraços.

Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333

Mensagem  jeff em Seg Nov 03, 2008 4:11 pm

Não seria possível adaptar algo para aumentar a altura do pedal, tipo aquelas capas de borracha que são instaladas nos pedais de automóveis?

jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Paulinho Alma em Seg Nov 03, 2008 6:37 pm

Pensei nisso e também em um prolongador como o tal que existe para o cambio; não tive tempo ainda para experimentar as idéias. Deve melhorar sim. Abraços.

Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:04 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: